Pensamentos e Ideias Sobre e Para Mestres e Jogadores


Nem todos os aspectos de um jogo são com fichas e dados, muitos coisas são fora destes campos e mais em um nível pessoas, então aqui estão os pensamentos e ideias sob e para mestres e jogadores.




Este é um tema que pode causar confusão entre novos jogadores e discussão entre os veteranos, então a primeira coisa que quero esclarecer é que estás não são regras e nenhum mandamento para serem seguidos.



Parte importante de um jogo de RPG é a interpretação de uma Personagem, e para alguns jogadores isso pode ser um problema ou caem em estereótipos que todos já estão cansados, então pensei em algumas dicas para melhorar a sua experiência no RPG.



Toda mesa tem algum ou alguns jogadores que quebram a boa vibe de todos, e um dos maiores "problemas" é o Power Player o Apelão ou o Combista.



 RPG é um jogo que vai além da mesa e por isso ter um bom personagem não é o suficiente para realmente ser parte de uma mesa, este na sua base é um jogo social por isso interações com outros jogadores e mestre é algo realmente importante



Mestre, narradores entre outros são parte essencial para um jogo de RPG, bons mestres fazem com que tudo ocorra bem e mais importante de modo divertido, só que nem tudo são flores e alguns deles usam do seu cargo para brincar com seus jogadores, aqui vão 5 exemplos dos piores destes e como lidar com eles.



5 Pecados de Jogadores ( Que Podem estragar um Jogo)

Não são apenas os mestres que tem a seu pior demonstrado em meus posts, vamos ver agora 5 dos pecados que muitos jogadores cometem.




5 Péssimos Estereótipos para Personagens 


Fazer personagens faz parte da vida de um jogador, mestres e escritores dos mais variados tipos e nada estraga um bom personagem do que os estereótipos por isso aqui estão 5 dos piores a serem evitados. 



5 Ideias Para Fazer História para Personagens ( Jogadores e Narradores )

Criar a história para a personagem é um dos pontos mais importantes de todo o processo de RPG e por isso ter uma boa história para tal é uma obrigação, então aqui estão 5 ideias para criar histórias.



5 Lições Positivas Que Aprendemos Jogando RPG

RPG é um jogo totalmente social para pessoas muitas das vezes que estão um pouco a beira da mesma e jogando com seus amigos pode trazer o melhor em cada um de nós.




5 Usos de Metagame que Podem ser Evitados

Metagame é  ação de usar conhecimento de fora do jogo para tomar decisões dentro do jogo, este comportamento em si é muito ruim, mas existem algumas vezes que o faz e nem percebe.



Otimização vs Criatividade - Dilema de Jogadores e Mestres 

Criar uma personagem de RPG é algo que jogadores tem que fazer as vezes e mestres tem que lidar isso basicamente toda sessão, um trabalho árduo toda vez que os jogadores querem conversar com um novo NPC ou quando temos que fazer um vilão e quando temos que fazer isso muitas vezes temos que "decidir" entre otimizar ou ser criativos, ou realmente temos?



5 Tipos de NPCs que Existem em Todos RPGs


Nosso mundo de RPG é cercado por muitas pessoas sem rosto ou voz que são NPCs, alguns outros ganham uma face e uma personalidade e entre eles é de certo que veremos alguns destes no seu jogo, essa semana tirando uma folga dos monstros e indo para pessoas ( NPCs)





O maior desafio que um Mestre Iniciante pode ter é preparar a sua primeira sessão, ter a confiança que tudo esteja pronto para que os jogadores sintam-se imersos dentro um mundo criado e que todos os detalhes devem ser trabalhados como uma joia, ou caso contrario tudo caíra por terra, para vocês narradores apresento este pequeno guia de como criar a sua primeira sessão de jogo.



Interpretação Ideias Avançadas 


Interpretar uma personagem é muito mais do que apenas falar algumas palavras em uma voz diferente e ter alguma tendencia estranha, quando se está em um RPG todas as ações devem ser calculadas, desde de como se sentar até o combate tudo é a interpretação da personagem por isso tem que pensar muito antes de fazer qualquer coisa na mesa de jogo.



Uma ideia infeliz que alguns Mestres e Narradores tem é que qualquer coisa que não seja oficial não pode ser utilizada de nenhuma maneira, pois isso de alguma forma quebra as regras e por isso abre as portas para que os jogadores quebrem as regras também, esse ideia para mim não faz o menor sentido e quero esclarecer isso neste post.



Sobre e Para Jogadores e Mestres Iniciantes

Está é uma situação que todos já passamos, todos já fomos iniciantes no Hobby e com o tempo ganhamos XP e melhoramos de certos modos, mas existem algumas coisas que precisamos ficar atentos e abertos sobre estas pessoas.



5 Tipos de Jogadores Entendendo e Lidando com Estes 

Cada jogador é único, pois cada pessoa tem uma história de vida diferente e por isso gosta e não gosta de coisas diferentes logo o comportamento humano é uma das mais complexas equações sociais possíveis, mesmo assim existem categorias de jogadores que se apresentam nas mesas e as vezes alguns mestres não tem ideia de como lidar com tais, então aqui estão 5 destes.



5 ideias Para Criar e Manter a Atmosfera em seu RPG

A atmosfera é de grande importância para muitos narradores e jogadores pois com tal a imersão no jogo é algo quase que natural, pois temos que lembrar que quando jogamos a coisa primordial é a nossa voz e imaginação, o que se bem aplicados podem ser o suficiente, mas para uma imersão extra temos estas 5 Ideias.



5 Pensamentos Sob Módulos / Aventuras Prontas e Adaptações de Cenários Famosos 

Módulos são aventuras prontas que podem se compradas ou adquiridas na Internet ( Quando Gratuitas ) que tem em mente facilitar o trabalhado de um Narrador, trazendo uma trama, monstros, equipamento e muitas outras coisas com certo fácil acesso. Mesmo assim existe um pré conceito de muitos quando falamos sob estas coisas, então quero esclarecer algumas coisas e trazer algumas Ideias destes conceitos.



O Traidor uma ideia de Colaboração e Criação entre Narrador e Jogadores

Existe uma tendencia de achar que a criação do mundo e tudo o que acontece no mundo de um RPG tem que vir diretamente do Narrador do jogo, e isso também se dá na trama dos jogos, mas se RPG é um jogo Social e Colaborativo tudo pode ser negociado e ter uma brecha para que todos possam participar em todos os aspectos da criação.



5 Ideias e Inspirações para Ganchos em RPG

Gancho é uma grande ferramenta para  narradores, a arte de capturar a atenção e curiosidade dos jogadores ao mesmo tempo que incentivando eles a fazerem algo, a ideia do gancho não é forçar ninguém a nada e sim deixar a todos curiosos o suficientes para irem em busca de um objetivo.