domingo, 14 de julho de 2019

Otimização vs Criatividade - Dilema de Jogadores e Mestres


Criar uma personagem de RPG é algo que jogadores tem que fazer as vezes e mestres tem que lidar isso basicamente toda sessão, um trabalho árduo toda vez que os jogadores querem conversar com um novo NPC ou quando temos que fazer um vilão e quando temos que fazer isso muitas vezes temos que "decidir" entre otimizar ou ser criativos, ou realmente temos?



Primeiro vamos entender um pouco mais tais conceitos, uma personagem otimizada é aquele que para um modo mais direto aquele que tem algum tipo de combo na ficha, devido a criação de personagem em RPGs serem a base de pontos comprados limitando bastante o nível de poder inicial de qualquer personagem criado pelos jogadores. E por isso muitas das vezes alguma coisa pode sair errado no meio.

O personagem criativo é aquele que nasce em cima de um conceito dentro da mente do jogador, fora da ideia de fazer uma ficha cheia de números, estes personagens são aqueles que tem uma identidade antes de ter uma ficha, geralmente voltado para a interpretação e lidar com o mundo criado.

Este conflito se faz presente durante a criação do personagem, muitos mestres ao ver um personagem otimizado tende a pensar que o jogador fez apenas uma ficha e não uma personalidade por de trás daqueles números, e o contrario também acontece quando o mestre faz algum NPC apelão para o grupo, geralmente é um saco de pontos de vida com magias e habilidades.

Esse circulo de problemas de criação de personagem não precisa ser uma verdade total.

Para os jogadores não tem nada de errado de ter um conceito totalmente fora da mecânica determinada do mundo e do sistema que concordou em jogar ou que foi convidado a jogar, o que precisa ficar atento é esculpir tal conceito para o sistema e narrativa propostos.

Até o momento parece algo que todos os mestres já viram e possivelmente já tiveram muita dor de cabeça com tal situação, o que os jogadores tem que fazer agora é o que a maioria deixa de lado que aprender o minimo sobre o sistema e encaixar a sua ideia dentro do mundo, fazer com que a personagem tenha um papel dentro do mundo ao mesmo tempo que ganhar alguns bônus mais mecânicos dentro do jogo.

Este tipo de exercício traz muitas vantagens para o jogador, mestre e a mesa como um todo, melhora o nível da mesa como um todo, na parte interpretava e de combate.

Esta junção de criatividade e otimização não são difíceis  de serem feitas, para os jogadores mais preguiçosos pode ser um grande problema, que pode ser fácilmente solucionada se o jogador conversar com o mestre antes do jogo ou quando todos estiverem criando as fichas falar com o mestre e com o seu grupo sobre seu personagem, neste momento é importante ser aberto para dicas e mudanças em sua ideia criativa para a personagem.

É muito importante estar aberto a novas ideias dos demais jogadores e do mestre, temos que lembrar que RPG é um "evento" social ( Na maior parte das vezes ), a sua personagem terá que conviver com os outros e também interagir com o mundo desenhado pelo narrador, então matenha sempre uma mente aberta para todas as ideias.





Parceiro do Blog de RPG e Vendas



Gostaria de Criar seu Mundo? Veja meus vídeos sobre Criação de Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário