Uma ideia infeliz que alguns Mestres e Narradores tem é que qualquer coisa que não seja oficial não pode ser utilizada de nenhuma maneira, pois isso de alguma forma quebra as regras e por isso abre as portas para que os jogadores quebrem as regras também, esse ideia para mim não faz o menor sentido e quero esclarecer isso neste post.
Antes de tudo temos que lembrar que um dos maiores e mais antigos jogos de RPG, Dungeon and Dragons, teve seu inicio como um Sistema Próprio e como um Homebrew de certa forma, e para que chegasse ao estado de ser Lançado com seu nome mais famoso teve que passar por muitas houserules para alcançara o nível de "balanço" que os autores desejavam na época.
Começando pela Regra de Ouro
Importante também lembrar da regra de ouro, que qualquer regra, bônus, habilidade, magia, ritual, etc, pode ser mudado pelo narrador por qualquer motivo. Isso não somente para deixar o jogo mais equilibrado, mas também para que faça mais sentido dentro do jogo atual da mesa, por causa de um jogador que tem uma personagem que teria grandes benefícios para se algo fosse modificado de forma menor ou maior.
Alguns narradores podem ver tal regra como uma escapada de marketing rápida das editoras para dizer que seus jogos são livres, e depois de anos de RPG isso já virou algo comum nos livros, uma liberdade para os "noobs". Nunca deixando que seus jogadores ou eles mesmo fazem nenhum tipo de modificação no jogo. O que não pode ser menos verdade e também prejudicial ( em partes ), para a mesa e para o jogo, em um RPG o único limite é a imaginação dos indivíduos envolvidos e isso pode levar a lugares e coisas jamais pensadas por um time de desenvolvedores de jogos, e por isso que a regra de ouro existe, pois não existe limite para um RPG.
Lidando Com o Sistema
Quando se mexe muito com o sistema isso pode ter consequências muito estranhas e aqueles momentos que os mestres dizem que "quebram a campanha", mas isso não é culpa exclusiva daqueles que quebram as regras, uma personagem 100% conforme as regras no jogo correto e jogador que sabe o que faz ( independente se for veterano ou não ) pode quebrar o jogo, até mesmo algumas magias e habilidades de jogos realmente quebram o sistema de alguma forma ou de outra, e mesmo com outras edições e erratas continuam, um sistema de RPG muitas vezes não se preocupa tanto com balanço ou problemas que podem ser gerados por habilidades e sim na experiência que os jogadores e mestres podem retirar do seus jogos.
O mesmo pode se dizer dos sistemas próprios, muitas vezes a pessoa que o faz não está em busca de balanço e sim de uma experiência única, talvez para um mundo que criaram e que precisam de algo mais pessoal para fazer com que tudo funcione, existem até exemplos de jogos que foram criados por causa de Homebrews de outros sistemas e agora são vistos como coisas totalmente independente do sistema original, se colocando no mercado com uma identidade.
Exprimentações
Com essas ideias juntas temos que ter em mente que não é somente por ter o poder de fazer modificações e sistemas próprios signifca que qualquer coisa pode ser feita e este será um sistema funcional depois de feito ou depois de diversar modificações. Pois mesmo que balanço não deve estar em sua mente como prioridade, também não pode excluir ou deixar algum aspecto totalmente inferiror ( mesmo que sem a intenção de o fazer), para isso terá que continuar a modificar ou voltar alguns passsos até que tudo fique "normal" novamente.
Não tenha medo de conversar com seus jogadores sobre as opniões deles sobre como o sistema está vivendo e quais as modificações que eles gostariam de ver, não pense que eles apenas falarão sobre vantagens para as suas personagens, estes tipos de conversa podem ser muito valiosas pois muitas vezes eles tem uma visão diferente que você e coisas que nunca pensou antes.
Os Resultados
Pouco a pouco quando se está fazendo o seu sistema ou modificando um sistema que utiliza bastante começa a entender melhor as mecânicas de tal e com as modificações os resultados aparecem em pouco tempo. Ainda que sua mesa acabe ou o jogo termine ganhou muita experiência nesta ideia e para a próxima vez já tem algumas regras ou novas ideias para mais modificações.
Isso faz com que ganhe confiança no jogo e acaba estudando os sistemas e os entendendo melhor, pois no final do dia teve que desmontar e remontar um sistema para entender, então se estiver começando continue e se acha que está parado de um tempo e novas ideias surgiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário