O maior desafio que um Mestre Iniciante pode ter é preparar a sua primeira sessão, ter a confiança que tudo esteja pronto para que os jogadores sintam-se imersos dentro um mundo criado e que todos os detalhes devem ser trabalhados como uma joia, ou caso contrario tudo caíra por terra, para vocês narradores apresento este pequeno guia de como criar a sua primeira sessão de jogo.
Briefing
Este pode ser um termo empresarial, mas cabe como uma luva no mundo de RPG antes de qualquer coisa tem que avisar os seus jogadores sobre qual é a intenção do jogo, se vai ser um jogo rápido, um One Shot , mundo aberto etc. Assim todos vão para o jogo com as mesmas expectativas sobre a duração. Também é importante falar sobre qual a ambientação do jogo qual o tom do jogo, algo mais sombrio, uma fantasia, quais as raças disponíveis para o jogo. Isso faz com que todos venham com uma boa ideia do que esperar do seu jogo.
Não se desanime se algum dos jogadores não gostarem da ideia e preferir não jogar, é impossivel de se agradar a todos.
Começe Pequeno
Com os jogadores alinhados com as ideias do narrador é a hora de começar o seu trabalho como narrador e iniciar a projetar a sua aventura, este é o momento que pode se sentir perdido, então a minha ideia é sempre de começar pequeno para ir para outras areas do mundo.
Para começar o seu trabalho sujiro que faça a sua primeira vila, não uma cidade e sim uma vila, algo pequeno com poucos NPCs, se quiser um pouco de realismo dentro do seu mundo tem que pensar nos estabelcimentos básicos que uma cidade precisa para funcionar, um moinho, algumas fazendas para plantações e animais, uma taverna, uma igreja, talvez um pequeno mercado. A partir deste ponto crie alguns nomes para as pessoas e uma "personalidade" pode ser algo muito simples, como este aqui é covarde ou aquele é teimoso, com estes pequenos defeitos tudo se torna mais brilhante dentro do seu mundo e melhor a ser explorado.
Um Vilão
Este é um dos fatores essenciais na sua escolha de campanha, dependendo do tipo de campanha que queira colocar o vilão deve ser a cara da história, não o foco central e sim tudo que seu mundo tem a oferecer, se é um jogo de fantasy, politico, tramas etc. O seu vilão tem que ter poder sobre estes aspetos.
Algo muito importante é que este vilão é muito mais do que uma pessoa ruim e ser mal apenas por ser mal, tem que ter objetivos, uma personalidade algo maior do que apenas ser ruim. Decidindo estes fatores deve também ter uma personalidade, não tenha medo de copiar algum vilão que goste, mas não se esqueça de adaptar o suficiente para não ser muito obvio.
Conflito
Agora precisa fazer com que a sua pequena vila tenha problemas e de que alguma forma tenham ao a ver com os objetivos do vilão, essa população não precisa ser algo importante, apenas estar no caminho para algum outro ponto de poder ou precisa de escravos para o exercito, as possibilidades são incontáveis.
Este conflito não precisa ser direto e também não precisa ser o vilão principal pode ser um ajudante que tem como objetivo de conquistar tal vila.
Um modo indireto é que quando um poder tão grande aparece no mundo tudo a volta entra em um efeito dominó, as forças que um dia ocupavam uma região tem que se mudar e isso causa mudanças no poder de uma região inteira.
Quests " Secundárias "
Colocar um vilão na frente dos jogadores logo de inicio pode parecer que quer restringir a trama e isso faz com que a fantasia da imersão se quebre totalmente e o " faz de conta " se quebra e este é o sentimento mais difícil de se manter.
Este é o momento que temos missões " não " importantes, estás podem ser as mais simples de todas como buscar algum material para uma das lojas locais ou matar alguns monstros na fronteira e a partir daí que encontram algumas pistas sobre este novo mal que pertuba a terra, um simbolo deixado para trás ou um dos seus servos mortos, apenas uma semente para as próximas aventuras.
Monstros
Agora precisa de alguns inimigos, a maioria dos sistemas já vem com muitos para a sua aventura só que a escolha destes é como a escolha de um vilão tem que ter alguma sintonia para o seu jogo, como o vilão e o tipo de vila que fez, então escolher os monstros também é um trabalho delicado para o mestre.
Também tem que ter em mente a quantidade de jogadores e o quanto eles dominam o sistema para que todos não morram na primeira partida de combate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário