domingo, 19 de maio de 2019

5 Dos Piores Mestres ( Para Ficar Longe e não Cometer os Mesmos Erros)


Mestre, narradores entre outros são parte essencial para um jogo de RPG, bons mestres fazem com que tudo ocorra bem e mais importante de modo divertido, só que nem tudo são flores e alguns deles usam do seu cargo para brincar com seus jogadores, aqui vão 5 exemplos dos piores destes e como lidar com eles.




1. O Mestre do TPK ( Total Party Kill / Matar todos do Grupo)

As vezes também conhecido como o Mestre adversário é o tipo de pessoa que acha que o RPG é apenas sobre combates super difíceis que os jogadores nunca poderiam normalmente vencer, e por algum motivo os jogadores continuam voltando para estes tipos de Mestre, pois eles são a "única opção".

O real problema com tudo isso é que todos os outros aspectos do jogo acabam se voltando para o combate e a liberdade dos jogadores acaba por ir para o ralo, o que não é nenhum um pouco o caso, ainda pior é que eles em alguns casos são responsáveis pelos jogadores combistas que  assombram tantos outros mestres, é um ciclo sem fim.

2. O Meta Gamer

 Meta Gaming é um problema tanto para jogadores tanto para os Mestres, o problema é que os mestres tem um pouco mais de capacidade de mudar o mundo do que os jogadores e quando este nível de poder é aplicado apenas para tornar a vida dos jogadores mais difíceis por nenhuma razão é onde o problema começa.

Claro que o trabalho do narrador é produzir "confrontos" para os jogadores mas fazer todos os "confrontos" mega desafios e feitos para que ninguém nunca consiga passar sem muito trabalho é muito ruim.

Eu sou a favor de que depois de algum tempo de jogo, os jogadores precisam se sentir poderosos e por isso precisam encontrar "confrontos" que possam resolver facilmente, isso faz a moral do grupo ser maior, e talvez atacar. 



3. Não Sabe as Regras ( Questão de Ordem )

As regras em um RPG são um tópico para uma discussão totalmente diferente, o tipo de narrador que estou me referindo é aquele que não tem e não quer ter conhecimento o suficiente do sistema ou não é capaz de improvisar com "precisão" uma regra muito complicada ou obscura, nada errado em pensar durante algum tempo, mas se este pensamento é muito demorado ou tentar procurar algo em tantos livros diferentes é algo que quebra a sintonia com o jogo e tudo cai por falta de falta de decisão.

4. O Perdido ( Despreparado )

Ser um Narrador ou Mestre é uma responsabilidade que vai além da mesa de RPG, como um jogador pensar no jogo fora da mesa não é algo necessário seria bom, mas não necessário, para o mestre é algo totalmente necessário.  Então um mestre que não se prepara para a sessão é totalmente inaceitável. 

Ainda neste contexto aqueles narradores que pensam que tudo pode ser arranjado com o desempenho mental de improvisar tudo, estes também tem que lembrar que tudo que não se usa pode ser reciclado para outro momento.



 5. Narciso

Ter o controle sobre o mundo é um poder tentador para qualquer ser humano, e este pode ser algo que faz alguns dos narradores esquecerem que os principais atores dentro do jogo são os jogadores não o mundo ou os personagens do mestre, estes estão presentes apenas para auxiliar os jogadores na jornada, até a história do mundo só pode ser mostrada se ela tiver algum alinhamento com os players.


Nenhum comentário:

Postar um comentário