A atmosfera é de grande importância para muitos narradores e jogadores pois com tal a imersão no jogo é algo quase que natural, pois temos que lembrar que quando jogamos a coisa primordial é a nossa voz e imaginação, o que se bem aplicados podem ser o suficiente, mas para uma imersão extra temos estas 5 Ideias.
Música
Este é um dos conceitos mais básicos fora da narração para a atmosfera de um jogo de RPG, o grande segredo aqui é a preparação do Narrador para tal músicas, todo jogo é diferente e as vezes cada sessão tem um tom diferente, por isso fazer pesquisa de músicas é um grande passo para o seu jogo. Hoje em dia isto é um passo muito simples pois pode escolher as músicas em seu celular e as colocar quando quiser na ordem que precisar.
Ter em mente quais tipos de música você e seus jogadores gostam ou fazem o melhor ambiente é muito importante, isto também ajuda no processo de pensamento de todos, ouvir uma música mais rápida deixa tudo mais dinâmico enquanto algo mais lento um tom mais de conversa ou investigativo, ter uma boa seleção para todos os momentos é sempre bom para todos narradores.
Algo que parece que ajuda, mas pode ser algo que atrapalha são músicas com muitos vocais ou uma letra com refrão, menos música clássica com corais, pois temos que lembrar que a voz e entender o que todos falam a todo momento é a parte principal de um RPG então ter alguém "falando" junto com alguém é um risco, ao mesmo tempo que pode distrair os jogadores.
Trilhas sonoras de filmes e jogos são sempre uma boa pedida, afinal a maioria são apenas instrumentais, claro que tem que escolher o filme correto com o tom de seu jogo, colocar por exemplo a trilha do Senhor dos Anéis em seu Dark Fantasy ou Sci-Fi fica muito fora de tom.
Luzes / Iluminação
Música é muito bom, ainda assim influência o mesmo sentido que a voz faria, claramente que em um nível diferente. Já as luzes afeta outro sentido, este é muito mais eficaz quando aplicado a jogos mais "Dark" ou em alguma cena mais sombria, diminuir as luzes ou apagar elas parcialmente é algo que cria um clima muito diferente, para fazer este truque podemos usar monitores que produzem pouca luz ou novamente nossos celulares, ainda que as luzes são projetadas para serem fortes podemos colocar papel transparente ou papel plástico em cima da lanterna, assim também podemos escolher a cor da luz, roxo para algo mais místico, vermelho para medo ou vampiros, verde para monstros de pântano entre outros, a variedade cabe apenas a imaginação da mesa.
Voz / Narração
Mesmo que a Narração seja o principio básico de um RPG como aplicar a voz em tom e volume quando utilizados de maneira correta podem criar uma atmosfera muito diferente, isso pode ser aplicado não apenas quando narra as cenas e o que acontece, mas também ao escolher a voz e comportamento dos NPCs que controla, deixando as suas personagens no humor "correto" para todos faz com que os jogadores aos poucos absorvam melhor a atmosfera que quer colocar em seu jogo.
Este é um truque que na minha experiência não se pode esperar conseguir aplicar de uma vez com precisão desde a primeira vez, o que fiz foi deixar uma nota para mim dentro das minhas anotações para me lembrar disso, só que este esforço realmente pagou muito bem, com o tempo consegui o tom de voz e as vozes das personagens para serem um reflexo do mundo que narro.
Imagens / Arte
RPG é um jogo imaginativo que utiliza pesadamente a voz como elemento principal para o envolvimento de todos, só que existe uma grande vantagem em usar imagens e arte em seu jogo, já ouviu a expressão uma imagem fala por mil palavras? É um dito antigo que faz muito sentido na pratica, descrever todas as cores e posição dos objetos em um quarto ou todas as árvores em uma floresta pode ser uma narração longa, mas ao mostrar uma imagem tudo fica resolvido e assim tem a certeza que jogadores e narrador estão na mesma página sobre o que estão falando, isso faz com que ganhe tempo e que alinhe tudo dentro do jogo.
Eu acho isso muito eficaz principalmente quando se trata de monstros, pois sempre procuro por coisas bizarras e diferentes para serem usadas como criaturas e ter uma imagem para tal sempre ajuda meus jogadores a entenderem do que se trata tal monstro. Um ótimo site que sempre uso para procurar imagem é o Pin terest tem muitos artistas que colocam sua arte e como não está usando para fins comerciais pode usar sem problema nenhum.
Tempo / Cronometragem
Uma sessão de RPG tem que acontecer dentro de um período de tempo para cada mesa este é diferente, algumas fazem sessões de quatro horas algumas apenas duas, logo de começo este conceito é um pouco difícil de se fazer principalmente para mesas novas, mas quando aprender quanto tempo as sessões demoram este se torna algo muito importante.
Temos que pensar em filmes e séries que tem sequências, todos terminam em um momento importante, sempre deixado todos querendo ver mais do que está para acontecer, estes momentos são o ponto alto de alguma coisa, é importante nunca parar por exemplo um combate no meio, mas sim um pré combate ou quando alguém aparece que pode mudar tudo, mesmo que os jogadores não conheçam apenas a duvida de que esta pessoa pode mudar alguma coisa é o suficiente para deixar todos ansiosos para a próxima sessão.
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