domingo, 6 de outubro de 2019

5 Ideias de Modalidades de RPG



RPG é um Hobby muito mais amplo do que muitos podem pensar em vários aspectos, muitas mesas se prendem apenas a um tipo de  " Modalidade" de jogo pois apreenderam deste modo e pensam que existe apenas esta, o que não pode ser mais fora da realidade. Então aqui estão 5 Ideias de Modalidades de RPG.





Campanha

Antes de tudo começar pelo estilo mais comum de RPG, assim também podemos ter uma ideia de como as outras são diferentes desta e também como podem ser integradas com alguma facilidade.

A Campanha é uma longa história contada com a intenção de um objetivo maior, a destruição de uma grande força do mal, várias missões para terminar com alguma coisa que um grupo está contra. Mesmo que possa ter várias situações diferentes e tem a possibilidade de ter outros gêneros dentro, a campanha é o formato mais comum dentro de um Jogo de RPG.



One Shot 

Imagem : O Corvo de Edgar Allan Poe, que seria uma "aventura" rápida que termina no mesmo poema.

O One Shot é um jogo que ocorre dentro de apenas uma sessão, a duração de um jogo é algo que realmente cabe apenas a mesa, mas algo dentro de algumas poucas horas. O maior desafio para este tipo de jogo é fazer o maior esforço possível para que todos os seus jogadores entendam este conceito, pois dentro do One Shot temos pouco tempo para desenvolver muito as personagens e a Lore de tudo o que está acontecendo, isso não significa que não temos tempo para interpretação ou relações entre o mundo e o grupo, e sim que eles precisam ter em mente que a aventura está pronta na frente deles e que precisam terminar com tal dentro de uma única sessão, o narrador precisa também ganhar tempo em todos os quesito possíveis, começar com todos juntos ou os colocar em um lugar o mais rápido que puder, ter uma aventura que se apresente de forma clara e sem grandes problemas para começar.

 One Shots também podem ser usados para iniciar algum tipo de campanha para uma mesa, ou ser uma sessão de treino para mesas iniciantes que não entendam muito o que é um RPG, para estes casos seria muito bom simplificar todas as regras e pegar leve com todos.



Episódios / Arcos

Está modalidade de jogo é perfeito para mesas que conseguem se reunir pouco e ao mesmo tempo querem manter uma grande campanha para os seus jogos. Estes são um pouco parecidos com os One Shots a diferença é que uma sequência de pequenas histórias que se passam no mesmo mundo e as vezes podem ter alguma ligação, mas quase nunca ter duas histórias diretamente ligadas, isso deve ser a exeção e não a regra.

Se ainda estiver um pouco confuso sobre tal, basta pensar na maioria dos desenhos como Lida da Justiça, X Men, algumas séries como Supernatural, pois tais sempre tem algo maior acontecendo aos poucos ao mesmo tempo que cada episódio tem uma pequena história que acaba em pouco tempo e as vezes uma pequena história em duas ou três partes. Para quem quiser adotar este tipo de jogo tem que ter em mente que tanto Narrador quanto Jogadores que toda a sessão é preparada em torno de um conflito, como será resolvido ainda cabe aos jogadores, mas a linha de liberdade é um pouco menor.



Mercenários / Guilda

Este é um estilo que é bem incomum e vejo pouco se falar disso no Brasil, este é um estilo de jogo de tem a capacidade infinita de jogadores, assim também como muito mais de um narrador.

Exige muita organização inicial de uma pessoa ou de um grupo de Narradores para se iniciar pois precisam preparar algumas aventuras e as colocar em um tipo de "anuncio", então os jogadores que podem ter mais de um  personagem olham estes anúncios e montam a sua equipe com os outros jogadores e agendam a aventura que escolheram.

A partir deste ponto temos um grande mundo de Sandbox com vários jogadores envolvidos, o que pode criar uma grande história e até mesmo uma competição entre os jogadores pois eles competem por tesouros e itens de vários tipos.



Turnos Individuais 

Muitos grupos de RPG lidam com o jogo como um conjunto, narradores e jogadores fazem a história como um grupo e por isso a ideia mais básica de todas é que todos façam seus turnos juntos com pequenas partes que estão sozinhos para momentos especiais de história ou de grande perigo, ainda assim existe uma Modalidade inteira para turnos Individuais, ou seja cada jogador faz suas jogadas e seus objetivos dentro de um período de tempo. Estes turnos podem ter uma história em comum que se junta aos poucos, mas quando todos estão no mesmo barco podem ter ideias diferentes de como resolver ou até mesmo em conflito direto pelo prêmio.

Este tipo de jogo é muito mais comum em sistemas como Vampiro a Mascara ( ainda que muitos narradores prefiram o estilo de grupo), ou em jogos investigativos, ainda assim não existe nada que impeça que que use este tipo de jogo em qualquer outro sistema, este tipo de jogo pode trazer a interpretação de todos a um outro nível pois cada um é responsável pelo próprio personagem e não pode ficar quieto esperando por alguém falar pelo grupo, jogadores poderosos também param de ser tanto um problema pois não importa o combo, sozinho quase nada é imbatível. 

Ainda que estranho para alguns Narradores e jogadores precisa ter em mente que esta modalidade é para jogadores que gostam de contar uma história completa e ter controle sobre ações a sua volta e não depender de um grupo, sempre valendo uma tentativa.



Gostaria de ajudar o Blogg e seu criador?

Olá a todos, Assim como escrevo para o Blogg também sou escritor de obrar originais, e este é o meu primeiro livro. Por enquanto está disponível apenas em PDF por apenas 7,50 ao fazer a compra eu te envio o livro pelo Email de Cadastro por isso é importante fazer o Cadastro. 
https://legacystore.minestore.com.br/produtos


Obrigado e boa leitura







Gostaria de Criar seu Mundo? Veja meus vídeos sobre Criação de Mundo