Metagame é ação de usar conhecimento de fora do jogo para tomar decisões dentro do jogo, este comportamente em sí é muito ruim, mas existem algumas vezes que o faz e nem percebe.
1. Em Combate
Combate é grande parte da maioria dos jogos e muitas das vezes é o grande momento que todas as escolhas dos jogadores estão em jogo e por isso a vitória é algo extremamente importante é neste momento que temos que tomar as mais importantes decisões.
E quando este momento chega é quando tendemos a tomar decisões que são totalmente contra o comportamento normal dos personagens, isso acontece quando ouvimos a opnião dos outros jogadores sobre quais deverião ser as nossas ações, isso é um problema pois o único com controle de seu personagem é você, ouvir aos outros é um nível de metagame que realmente passa por tatícas de guerra e que deve ser controlado.
2.Negociação
Quando temos que lidar com a maioria dos NPCs o jogo se torna uma negociação intensa entre os jogadores e o Mestre, alguns mestres aceitam as palavras dos jogadores como se fosse a habilidade social dos personagens e isso ainda que melhora o nível de interpretação da mesa, outros Mestres exigem que os personagens rolem os dados e o resultado é o que vale, isso pode levar aos jogadores a procurarem outros argumentos e desculpas para ter outra chance de rolar os dados.
Isso pode ser evitado dizendo que apenas um teste pode ser feito ou fazendo que se os jogadores tiverem realmente boas ideais a dificuldade para os testes podem ser baixo até mesmo o teste ser apenas uma desculpa , pois jogadores gostam de rolar dados ( na maioria das vezes ).
3. Percepção
Este é similar de quando temos um teste contra uma negociação entre jogador e NPC, a diferença é que aqui é jogador contra o cenário a frente deles. Novamente quando fazem um teste de percepção ou para achar armadilhas, portas secretas ou qualquer outros segredo e o teste foi mal sucedido eles tentam de algum modo arranjar outro meio de aproximar-se do desafio ou simplesmente ignorar o teste e fazer qualquer outras coisa.
Isso é extremamente prejudicial para o jogo, pois quando um teste é feito o personagem realmente percebeu aquilo, realmente viu que não existiam nenhuma armadilha.
Isso pode ser evitado quando nos tornamos jogadores mais maduros e começamos a entrar mais na pele das personagens. Para os iniciantes deve ser uma lição de ir com a narrativa e para os mestres aplicar penalidades quando isso acontece.
4. Interagindo Com Outros Personagens
Este tópico pode ser uma armadilha até mesmo para os jogadores mais veteranos, quando temos que conversar com outros jogadores é muito difícil de não colocar um pouco da relação que temos com o jogador para as personagens. Isso realmente pode mudar jogos completos, em jogos de grupo isso faz parte da intenção geral do jogo pois seria impossível de se sobreviver sem os outros membros do grupo.
Quando temos turnos individuais é onde realmente temos vários problemas com tais interações. Pois quando temos que interagir com outros jogadores temos que esquecer de tudo fora da mesa até mesmo que isso seja vantajoso para todos, é realmente algo muito difícil.
5. Informações Secretas
Quando temos um jogo com turnos separados e cada um tem que fazer suas jogadas separadas, em algum momento um turno de um dos personagens será algo importante e conterá alguma informação secreta, sendo um segredo de alguém, uma localização, um item, etc.
E sempre que isso acontece, estes tipos de segredo geralmente são de interesse para mais de uma pessoa na mesa e por isso de um modo quase que inconsciente temos a "necessidade" de tentar chegar ao mesmo objetivo e por algum motivo e meio tentamos descobrir a mesma coisa.
O que temos que lembrar é que se está informação se realmente for importante para o seu personagem, ainda mais importante se você como jogador "mereceu" tal informação o mestre em breve o fará. Antes de querer um segredo de graça faça sempre por onde na sua interpretação e na história da sua personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário