quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

5 Tipos de Jogadores que Todos Odeiam, Mas...



Seres humanos são extremamente complexos e únicos, cada um com personalidades diferentes e vidas igualmente variadas, mas existe um fenômeno que acontece em todos os grupos sociais, que as pessoas têm comportamentos similares e por isso são colocadas em categorias gerais. Esses títulos existem para facilitar o entendimento de todos sobre alguma situação.

Agora, às vezes, algumas dessas pessoas não são realmente tão ruins ou tem um nome que as pessoas automaticamente ligam com tipos de personalidades ruins, só que nem em todos os tempos isso é verdade, e esse é nosso tópico para hoje.

5 tipos de jogadores que as pessoas odeiam, mas que podem ter muitas qualidades e conversados para serem “ajustados” para sua mesa:

Vídeo do Post se não quiser ler:




O Eterno Iniciante 

O mundo do RPG viu uma subida em popularidade nos últimos tempos, muitas pessoas gostam de apontar dedos e colocar culpados por isso, mas isso não é importante para o momento.

O que nos é importante agora é que temos muitos iniciantes dentro do mundo e misturado com tais temos também os eternos iniciantes ou é assim que muitos os vêem.

Esse grupo de pessoas possui supostamente as características a seguir: 

Nunca compreender o Sistema que joga totalmente, por isso, sempre tendo que fazer perguntas sobre todos os aspectos do jogo. 

Sempre que colocados em uma situação de escolha demora muito tempo para a fazer.

Falar em personagem e normalmente são a mesma coisa e sempre parecem que não entendem o que acontece à volta deles no jogo e por isso nunca realmente entram na personagem.


Esses jogadores podem passar meses, anos ou sua vida inteira nesse “estado noob”, sem nunca parecer evoluir ou conseguir entender o que é de fato um jogo de RPG, e ainda assim toda mesa e jogo que tem uma temática que goste ou aleatoriamente aparece para os jogos.

Sendo mais comuns ou mais fáceis de serem identificados quando cercados por jogadores mais experientes, que tentam ajudar esse de alguma forma, mas na maioria das vezes sem nenhum sucesso.

Na minha experiência é que tais pessoas não fazem por mal, ou por não gostarem do jogo, muitos dos casos não percebem tais desabilidades dentro do RPG e uma das melhores coisas é conversar com tal e o colocar em uma mesa ou grupo de realmente iniciantes assim conseguem se desenvolver melhor.

Outro método seria os colocar em mais situações de perigo sozinho dentro do jogo, isso com a mesa toda sabendo, assim ninguém  o ajudaria e não ficaria irritado com a demora da cena.

O mais importante em todos esse cenário é saber que tais pessoas não fazem isso por mal, preguiça ou desrespeito pelo jogo ou pela mesa e sim estão em uma situação de conforto e isso os impedem de se desenvolverem.

Se isso for um problema para a mesa tem que tomar alguma dessas atitudes ou algo que os ensine e guie para um caminho melhor, pois geralmente jogamos com amigos e queremos que tais participem dessa atividade e que seja um membro ativo dentro do RPG.


Combista

Esse grupo de pessoas na minha visão é a que mais sofre dentro de um jogo, digo isso vendo as diversas comunidades de RPG e dentro de outros lugares, esses jogadores realmente tem um grande problema se envolvendo com os outros membros dentro do mundo.

Temos aqui pessoas experientes e jogadores que pesquisam sobre o sistema e as melhores combinações possíveis dentro de uma classe ou jogo no geral. Nos dois casos temos pessoas interessadas no jogo uma coisa que pode ser de grande ajuda durante as sessões.

 Esse grupo de pessoas possui supostamente as características a seguir: 

O único interesse é o combate, jogos sem tal não são boas sessões.

Não tem nenhuma afinidade para interpretação e por isso se escondem dentro de suas fichas fortes para o que acontecer.

Procuram por rolar os dados a qualquer momento, para que a personagem faça tudo, assim não precisa se preocupar com nada, e quando a sua personagem não serve para o momento fica calado sem fazer nada.

São jogadores de jogos eletrônicos que querem passar pelo mesmo tipo de experiência, se baseando apenas em números e não prestar atenção no resto do mundo.

Infelizmente muitas dessas acusações podem ser verdade ou pelo menos dão a impressão de tal, quero deixar claro que sim existem pessoas que pensam do modo que descrevi e agem de modo totalmente alienado com o resto do grupo e números são o único objetivo desses jogadores.
Não existe uma pesquisa de campo com um número bom para fazer um demonstrativo de qual seria a porcentagem de tais ao contrário dos outros, e comentários e reclamações online sempre me parecem uma estatística falsa, pelo motivo que pessoas que gostam de reclamar e falar coisas idiotas sempre colocam para fora e aquelas que não tem problemas com isso geralmente ficam quietas.

Isso acontece na maioria das coisas da humanidade, quem não gosta grita aos quatro ventos, tentando converter todos ao seu ponto de vista enquanto quem não liga ou está contente não precisa espalhar a “palavra”.

De qualquer forma, existe um outros aspecto para essas pessoas, digo isso com grande certeza, por ser um desses, assim como a maioria das pessoas na mesa que jogo por anos.

Nos fazemos fichas extremamente otimizadas, quando em jogos de grupo, combinamos a equipe para melhor lutas e situações sociais, colocamos habilidades e pontos em lugares que sabemos que serão úteis ao mesmo tempo que complementado a ficha um dos outros.

E isso não quer dizer que não fazemos a parte da interpretação, planos, pensamentos e outros aspectos são ignorados ou não são importantes, pelo contrário é parte essencial de tudo, a diferença que quando o diálogo acaba e as espadas estão fora das bainhas todos são eficazes ao extremo e a balanço dos dados.

O que peço a todos é que antes de julgar alguém pela ficha que traz a mesa é ver o comportamento do jogador, pois mesmo que seja bom em RPG o preconceito que muitos carregam desse grupo faz que vejam qualquer um que tenha algum comportamento combista como um péssimo jogador por natureza e ainda que se demonstre bom, o julgamento já foi feito e não importa o que aconteça a imagem
permanece, pois as pessoas não enxergam os lados positivos desses jogadores.



Experimentador / Aleatório

Grupos online e salas de RPG nos dias de hoje ficam cheias a todos os momentos e crescendo a cada semana, e esses jogadores quando misturados em tantos são extremamente difíceis de serem identificados, mas quando colocados por muito tempo em um grupo fixo alguns problemas começam a aparecer.

Esse grupo de pessoas possui supostamente as características a seguir: 

Fazer as personagens mais estranhas que se pode imaginar.

Antes de continuar, fazer personagens interessantes e com boas personalidades é sempre muito bom, o que tais fazem são personagens que tem tantas falhas e coisas estranhas que deixam de serem funcionais para um jogo.

Tem a vontade de fazer uma nova ficha a cada algumas sessões, pois aquela novidade de novas habilidades e pontos queima rapidamente e tem a vontade de fazer algo novo com grande facilidade.

As suas ações dentro do jogo muitas das vezes parece totalmente aleatórias, isso tudo para causar não apenas caos e sim também para fazer alguma coisa acontecer, as consequências de suas ações aparentemente sem noção, são apenas para ver o que acontece.

Aparentemente sempre fazem o oposto ou diferente do que todos entram em acordo de fazer, seja dentro de jogo ou fora dele quando estão fazendo as fichas.

Tais jogadores fazem isso por motivos um tanto desconhecidos para a maioria das pessoas e deixam narradores em todos os lugares coçando as suas cabeças em todos os lugares do mundo.
O que temos que ver e absorver deles é a criatividade que eles apresentam em muitos aspectos dos jogo e ver esse lado positivo que levam com eles.

O problema que isso causa é a troca e a falta de coesão que trazem para todos os jogos, isso faz com que os outros jogadores e narradores tenham problemas em acreditar e aceitar muitas das coisas que dizem e fazem.

Principalmente quando falamos em confiança na personagem que fez e no jogador, que a qualquer momento pode mudar de personalidade e de objetivos e por isso estragar narrativas inteiras, nos dois pontos de vista.

Narradores poderiam aprender a se adaptar um pouco mais e conversar com esse tipo de jogador para ficar mais estável.

Para os jogadores que são desse modo, tentem jogar alguns one shots e montar algumas fichas, apenas por fazer, e se fazer um pouco mais decidido sobre suas ações e também sobre as personagens que montou.




Falso Mestre

Um tipo de jogador um tanto raro, só que algumas das características que podem ser confundidas e algumas das vezes paralelas com o combista.

Esses são aqueles que se fazem especialistas em alguma parte do jogo e fazem personagens para situações específicas que algumas das vezes nunca são o ponto focal do jogo em questão.

E tem muito orgulho de suas criações e na percepção deles a personagem é perfeita em muitas maneiras e na mente deles tem toda a certeza que estão criando a melhor coisa que todos no mundo do RPG já viram e tem que serem engrandecidos por isso.

Esse grupo de pessoas possuem supostamente as características a seguir:

Fazer personagens otimizadas para aspectos do jogo e ter certeza que isso será essencial a todos os momentos, ainda que nunca sejam usadas.

Ter certeza total de suas ações dentro do jogo, mesmo que isso será totalmente averso ao que o grupo quer ou a lógica diz.

Pensar tão bem seus planos e tramas que rolar os dados não são um ato necessário, pois a personagem tem uma extrema habilidade que não precisa fazer nada para isso acontecer.

Conhecer o sistema melhor do que todos e por isso sabe exatamente como manipular tal e por isso deve ser sempre ouvido e nunca pode estar errado, e quando está a desculpa é que está confundindo as versões.

Essas falhas infelizmente são mais normais em jogadores com alguma experiência e por isso quando se juntam ao um grupo são bem vindos, pelo seus suposto entendimentos do jogo, o que logo cai por terra e os problemas começam.

O que temos que ver é que eles geralmente têm grande capacidade de interpretação e de criar uma narrativa, ainda que algumas vezes com a mania de tentar roubar o poder narrativo de quem está lidando com o jogo, ainda assim uma grande imaginação.

O que esses e alguns dos combistas precisam entender é que RPG é muito mais do que ser muito bom com os números e descobrir as falhas no sistema, é um método de se contar histórias de forma colaborativa e que esses números são apenas uma base para que tudo aconteça, mas sem uma base nada fica de pé.


Paranoico 

Existe um ditado que diz que “é preciso apenas uma fruta estragada para corromper a caixa inteira”, e mesmo que nos casos vistos aqui na maior parte dos grupos são comportamentos que não se espalham, pois a reação da maioria das pessoas é de se afastar rapidamente sem pensar duas vezes.

O que na minha experiência não é verdade com esse caso, muitas das vezes esses conseguem fazer uma mesa inteira uma verdadeira bagunça de um jogo parado em todos os quesitos.

Esse grupo de pessoas possui supostamente as características a seguir:

Exagerar todos os aspectos do jogo, levando qualquer detalhe e NPC a um grande extremo, por achar que existe alguma relação com a trama.

Colocar a personagem que controla como o centro de todos os pontos da história, incluindo o passado das outras personagens.

Demorar extremamente para tomar qualquer ação, por nunca para de pensar em todas as consequências possíveis e tentar deduzir o que acontecera e as vezes travar no processo todo.

Tentar inserir a lógica insana que fez em sua mente no mundo e quando não dá os resultados esperados ficar totalmente enfurecido.

No geral tomar muito tempo em combate também alongando o turno dos outros.

Esses jogadores tem um grande ponto positivo que se perde na insana quantidade de tempo que perdem em jogo, e tal é que são pessoas extremamente engajadas e imersas no seu jogo e o fazem de forma rápida se estiver fazendo o seu serviço bem.
E esse aspecto do jogador também pode contaminar a todos os outros na mesa, então pode ter um grupo de jogadores muito imersos e ao mesmo tempo que fazem progresso muito devagar, o que é uma terrível combinação.

O grande problema é que quanto melhor o jogo que estão envolvidos mais parado o jogo se torna até o ponto que tudo fica horrível, pois o jogo se tornou um exercício de pensamento que não progride. 

Lidar com tais jogadores na maioria das vezes pode ser tão simples quanto pressionar eles a tomar uma decisão e às vezes explicando a falsa lógica que estão se baseando.

Com o tempo esses problemas param de acontecer deixando para trás apenas a imersão, não que pensar no jogo e nas consequências das ações seja algo ruim, pensar muito nisso é um problema.


Esses foram cinco de tipos de jogadores que parecem terríveis, mas tem grandes pontos positivos e tem salvação, para não perder nenhum vídeo de RPG e também do vampiro V5 inscreva-se no canal e ative o sino para sempre ficar por dentro de tudo, também curta a Página no facebook para ficar por dentro de outros materiais e novidades de Ideias De Jogador.





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