terça-feira, 24 de dezembro de 2019

5 Ideias de Fallout New Vegas para seu RPG


Fallout é uma franquia que passou por algumas fases, seu princípio de RPG isométrico, para o mundo 3D e agora um MMO? Nem todos os jogos conseguiram agradar aos fãs e também falharam em conseguir novos seguidores, de qualquer forma New Vegas foi uma joia para todos, desenvolvido em boa parte pelos criadores originais, tendo grandes ideias e mostrou o verdadeiro potencial dos jogos, ainda que em seu lançamento estivesse cheio de bugs e outros problemas hoje em dia é considerado por muitos, me incluindo, o melhor de todos, por isso vamos a 5 Ideias de Fallout New Vegas para seu RPG:





Uma Guerra entre Facções

Geralmente quando falamos em guerras temos em mente dois lados lutando pelos territórios um dos outros, mas como disse geralmente, o que New Vegas nos traz não é uma ideia nova em si, só que muito bem feita.

Existem dois grande períodos históricos que penso como alegorias para o conflito que acontece no jogo, o primeiro é a Guerra dos Três Reinos, que é a história / lenda chinesa sobre a grande guerra que uniu todos os territórios para se tornar algo parecido com o que conhecemos hoje como o país. Me lembra pelo conflito não unilateral que temos em toda a guerra, várias facções grandes que se transformam em menores, se dividem, fazem alianças trocam de lugares, figuras lendárias tendo grande importância, é uma lenda muito grande e complexa para explicar totalmente em um Post, de qualquer forma a segunda é a descoberta das Américas.

E talvez o que fique mais próximo do que procuramos, na "descoberta" do nosso continente tivemos mais de três grandes forças disputando: terra, ouro e outros recursos naturais que eram e alguns continuam a ser de grande valor para todo o mundo.

E temos que pensar que foi essa terra que causou grandes conflitos entre tais nações e modificou para sempre o sistema de poder Europeu e deu ao mundo um novo lugar, chamado por muito tempo de O Novo Mundo, que nos tempos atuais é considerada uma das maiores potências mundiais, uma força que dominou a economia e militar por muitos anos. E esse é o potencial que estamos falando do New Vegas, tanto o jogo quanto o território.

Duas grandes facções entram em contato e em guerra e no meio deles está o uma terra com um comandante que tem grandes planos e pretende usar as duas forças para seu benefício, ainda existem pessoas tentando tomar controle de outras formas, é uma grande base para deixar um mundo mais vivo, e sair da rotina de ter duas facções em conflito, mais pontos de vistas para o seu mundo e maiores oportunidades para os jogadores de se aliarem com alguém que realmente gostem. E caso não gostem de nenhuma podem formar a sua própria facção. 



Ainda mais Facções

Sei que o tópico parece repetitivo, mas na verdade é um meio de enriquecer o seu mundo em uma nova escala. Primeiro vamos entender o que tenho em mente quando digo ainda mais facções. 

Esses são grupos de pessoas ou criaturas, um exemplo básico é que uma caverna cheia de goblins ou acampamento de orcs pode ser considerado um grupo, afinal em um mundo em guerra ou com um conflito central, aliados são um recurso, ainda que usados apenas como escudos ou para um ataque surpresa,  aliados são um recurso que se bem utilizado pode mudar totalmente o curso de uma guerra.

Tais facções não precisam ser neutras totalmente, elas podem ter algum tipo de comprometimento com alguma das partes do enredo, isso faz com que os jogadores, uma vez que escolham um lado, possam convencer o grupo para se tornar neutro, ir para o lado que defendem ou serem aniquilados da face da terra. Isso oferece uma das maiores ferramentas para narradores, o poder da escolha.

Quando os jogadores têm o poder de fazer escolhas grandes dentro de um jogo, e mais importante tais escolhas tendo uma influência real dentro do mundo é uma grande ferramenta de imersão e de complexidade ao seu jogo, com esse método os jogadores tem que realmente pensar antes de simplesmente acabar com todos os inimigos a frente deles e sim pensar se podem ser recursos para eles e o lado que defendem ou conseguirem montar um grupo próprio tirando o poder das outras facções. 

Um grande exemplo são os Great Khans, que no jogo estão em uma aliança com a Legion, mas o jogador tem a escolha de deixar como está, aliar eles com a NCR, eliminar a todos ou fazer com que eles achem o caminho deles e não interferirem no conflito, isso mostra como o jogo lhe dá uma grande liberdade de escolha e um senso de importância, sem toda a história de ser o escolhido antigo das lendas.

Ainda que o processo possa parecer um pouco repetitivo, temos que lembrar que como os jogadores aproximam cada um desses grupos e quais são as ideias deles sobre as facções também fazem grande diferença, se eles têm a oportunidade de transformar um bando de homens lagartos em aliados, mas os jogadores não confiam neles, podem preferir por eliminar a todos, mas se encontram um grupo de gnomos e querem os recursos que o grupo podem produzir fazer a aliança é uma missão em si, temos que lembrar que testes de carisma e outras coisas na maioria das vezes não são o suficiente para conseguir uma aliança de vida e morte, os jogadores tem que mostrar trabalho e ajudar o grupo em grande escala para conseguir persuadir a todos ou pelo menos o governante para se aliar.

Ainda que isso seja feito por trocar o governante de alguma forma, sendo por meios mais diretos ou descobrindo alguma trama antiga que vem a tona.



Extremamente Violento ou Totalmente Pacífico

Cada grupo cria um estilo de jogo, podendo ser agressivo ou voltado para conversar e soluções pacíficas e independentemente do sistema que usa ou do "estilo" que o jogo requer ter as opções para fazer todos os estilos possíveis é sempre muito bem vindo.

Para aqueles que não são familiares com o New Vegas em si, muitas das Quests são possíveis de serem resolvidas sem nenhuma violência, e um jogador experiente pode fazer um jogo inteiro sem matar ninguém, como provado pelo youtuber Jon do Canal Many a True Nerd na sua série de vídeos Fallout New Vegas No Kill Run, nessa ele completa o jogo sem derrotar nenhum inimigo, mostrando quanta variedade é oferecida.

Ao mesmo tempo ele fez uma chamada Fallout New Vegas Kill Everything, que é o completo oposto onde nenhum NPC sobrevive no mapa.

O que mostra que New Vegas pode ser jogado por pessoas extremamente diferentes e ainda terem boas experiências, e essa é uma lição que seria muito boa que todos os narradores, ainda que não esteja fazendo um mundo de Fallout ou algo parecido, ter em mente que a espada nem sempre é a resposta, mas quando for usada o combate tem que ser algo engajante para os jogadores, podendo ser brutal e com altos níveis de gore.

E o que New Vegas tem em e nossos jogos podem aprender com isso é que como uma missão ou situação é resolvida sempre terá alguma consequência, e devemos abusar desse conceito, ainda que algumas das vezes pareça injusto com os jogadores que uma ação pequena contra um grupo que ainda não teve grande aparição no mundo fosse a porta de entrada para algo muito maior, e por um deslize não conseguirem.

Isso mexe com a mente deles os deixando sempre atentos para as próximas missões, conflitos sociais e NPCs apresentados. O importante é tentar manter um balanço e sempre respeitar o ritmo da mesa e como se comportam, se não gosta do modo que geralmente resolvem os conflitos e está infeliz com isso a melhor coisa é conversa com eles e não ensinar uma lição dentro da mesa.



Certo e Errado: Um Ponto de Vista

Existem quatro grandes facções em New Vegas, essas sendo aquelas que colocam o jogo para frente e formam um governo sobre o território, essas sendo: Mr House, NCR ( New California Republic - Nova República da Califórnia ), Legion e Yes Man. Três delas  pontos de vista bem estabelecidos, que podem ser mudados levemente, e uma delas e a facção que o jogador "cria" do modo que quiser e cada uma delas tem seus lados positivos e negativos e todos são pontos de vista diferentes sobre a situação.

Existe um grande argumento para dizer que a Legion seria o real inimigo, mas quero passar por alguns pontos para dar a melhor ideia possível a todos.

No dia 21 de Dezembro lancei um Post com o tema da arte da guerra ( Link https://ideasdejogador.blogspot.com/2019/12/5-ideias-para-fazer-viloes-monstros-e.html) e nesse um dos pontos importantes é entender o mundo a sua volta para ter um jogo e uma guerra melhor.




Fallout se passa em um mundo pós apocalíptico, onde recursos para sobrevivência são escassos e a humanidade tem que lutar diariamente para sobrevivência, seja tentando fazer plantas e animais para consumo, lutando contra gangues, contra as monstruosidades geradas pela radiação ou a própria radiação e esse é um mundo geralmente desunido e violento, e todas as facções tem em mente unir a humanidade, a diferença são seus métodos.

Mr House faz por controle de governo e táticas indiretas usando amigos e inimigos como peões em seu jogo, a NCR o faz por anexação de territórios via comércio, guerra e proteção, a Legion pela força bruta e violência, e a sua facção faz do modo que quiser e se seguir o plano de Benny terá um sistema de liberdade sem governo.

O mais ambicioso tem que ser o Mr House que deseja que a humanidade deixe a Terra para colonizar outros planetas, enquanto as outros ficam na ideia de reconstruir o mundo, a grande diferença são seus métodos, todos tem suas falhas, House acha que todos são ignorantes e que ele é salvação de todos, a NCR é corrupta e mistura muitos pontos de vista em seus líderes, a Legion é preconceituosa e extremamente brutal com seus inimigos.

O importante é que temos uma escolha ao mesmo tempo que pontos de vista totalmente diferentes para tal , não somos apresentados com duas ou três grupos que são muito similares que escolhemos pela cor da bandeira ou as melhores tropas e sim fazemos a escolha por causa da ideologia, e seus jogadores levarem a sério o mundo e estado que seu mundo se encontra eles podem te surpreender ao escolher um grupo mais radical que faz o trabalho de forma mais eficaz.

Para criar tais grupos procure sempre por referências históricas, filmes, séries, livros ou siga a página para ter ideias, fazemos Posts de Ideias de RPG toda Quarta e Sábado, aos domingos temos vídeos do Vampiro V5 e as segundas Stat Blocks de D&D e às vezes outras coisas de Segunda.



Ação e Consequência Levados ao Extremo

A visão que nos temos de termos de guerra e pressão de estar nos frontes de batalha, mesmo como comandante protegido, são um tanto romantizadas, principalmente quando dois grupos totalmente diferentes estão em um grande conflito, nem sempre as pessoas tomam as decisões mais sensatas quando sobre pressão, quero que pense quando ficou realmente muito furioso sobre algo, tenho quase certeza que a sua mente não teve as ideias mais brilhantes no momento, agora pense que está nesse estado vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana, toda refeição pode ser a última e cada respiração pode ser fatal.

Essa é a tensão que a Mojave está, todos estão extremamente ansiosos e preocupados com com os próximos dias, pois a segunda batalha de Hoover Dam ( uma usina elétrica, muito importante para o pode de qualquer um ) está na vista de todos, a NCR junta suas tropas e tenta assegurar sua situação a Legion faz ataques contra pequenas cidades para retirar os recursos do inimigo e House tenta controlar tudo de seus monitores enquanto faz um exército de robôs.

A situação é extrema e quando começamos a interagir com os grupos todos tem uma grande ansiedade e por isso cometer erros contra tais têm grandes consequências, chegam ao ponto de enviar esquadrões de assassinato contra você, o que se não estiver preparado pode ser extremamente poderosos e quase que impossível, depende do seu nível, tanto no jogo quanto jogador.

A ideia é que se criou um mundo que está em guerra, ou que algum grande evento já aconteceu ou está prestes a acontecer, isso deve ser demonstrado nos grupos e nas pessoas, um reino em guerra e os aventureiros causam problemas para a nobreza, muitos narradores deixariam passar tal situação, pois os jogadores pensam que RPG é GTA, mas se esse não for o estilo do jogo, faça as piores consequências possíveis. Guardas prontos para matar e não capturar, assassinos sendo enviados, um total boicote e retirada deles da cidade.

Muitos jogadores tentam fazer esses tipos de insanidades e ainda acham ruim quando algo negativo acontece, se isso acontecer converse com ele, explique que RPG é um jogo que tenta imitar o comportamento humano ou das criaturas, e por isso algumas coisas são muito irresponsáveis, até mesmo para RPG.

Ao menos que seja esse tipo de jogo que queira e goste de fazer, com os jogadores andando por aí matando todos os NPCs sem nunca fazer nada.

Falllout New Vegas e os outros jogos tem ainda muito a nos oferecer, então se quiser ver mais sobre esse tópico e não perder outras ideias Curta a Página Ideias de Jogador no Facebook Link abaixo

https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark





Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos

https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal





Todos os Posts do Blog Sob Monstros

Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.




Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG







Nenhum comentário:

Postar um comentário