Ainda que Star Wars seja de um estilo completamente diferente do que alguns estão acostumados em um RPG, nada nos impede de dar uma olhada na Saga para nos inspirar, seja pela sua trama, tecnologia ou no caso desse post veremos algumas criaturas e similares para colocarmos em nossos jogos de RPG, então aqui estão 5 Ideias de Monstros de Star Wars para seu RPG:
Rancor
Antes de falar sobre esse monstro tenho que dizer que na minha mente Rancors são mini versões de Tarrasques e quanto mais se fica familiar com as duas criaturas pode ver ainda mais coisas em comum e outras em completos opostos, de qualquer forma um Rancor é uma criatura poderosa e pode ser usada como uma "cria" de Tarrasque, ainda que sei não faz sentido nenhum na Lore de DeD, mas espero que tenha a ideia que o seu mundo é seu e pode fazer qualquer mudança, é um livro de regras não de leis.
Em Star Wars eles são nativos do planeta Dathomir e devido a sua grande força, grande resistência a dano e velocidade eram os maiores predadores no planeta, o que pode modificar em seu mundo para uma região afastada, e por causa de seus atributos alguns foram capturados.
A ideia original da captura é um pouco confusa, mas eles foram utilizados como montaria para a guerra, isso devido a sua pele ser praticamente imune a blasters ( armas a laser ), mesmo que armas mais pesadas podem penetrar a sua armadura natural. Uma coisa que também ajudou na sua proliferação pelos planetas foi que algumas naves os carregando foram abatidas e eles sobreviveram a queda.
O que os faz ainda mais interessantes pois se descobre que são altamente adaptáveis, podendo mudar seus atributos conforme o lugar que estão, os fazendo os predadores perfeitos e por causa dessa adaptabilidade é muito mais poderoso que o normal e por cima disso os faz espécies perfeitos para a feitiçaria dos Sith, que criou subgrupos de Rancor para servir a causa dos Sith.
Criando por exemplo os Rancor-Dragon, que parece com uma mini versão de Cthulhu, estranho como parece com tantas coisas na minha mente.
Isso mostra que tal ser pode ser modificado para muitas ocasiões por pessoas de poder médio para grande.
Não existem fatores que indiquem que eles tenham alguma ligação natural com a Força, mas para mim tem alguma coisa. Isso talvez pois a maioria dos Rancors são irracionais, mas existem relatos de alguns serem "semi inteligentes".
E se realmente quiser ir na ideia de destruição pode gostar do Tyrant Rancor, que seria o maior, mais poderoso de todos os Rancor naturais, e imagino que se modificado ficaria ainda mais poderoso.
Então temos uma criatura que é o predador natural perfeito, altamente adaptável e modificável por "magia" e mega tipos capazes de grande destruição, colocar alguns desses no seu mundo e em pouco tempo terá um problema de superpopulação dessas feras, uma invasão Rancor que podem ser dos mais variados tipos.
Sarlacc
Lovecraft pediu os tentáculos de volta, brincadeira, de qualquer forma essas criaturas são extremamente bizarras, com a habilidade de poder viajar pelo espaço para achar um planeta para habitar, quando o faz começa a sua vida como uma planta que pode se mexer com certa facilidade, mas ao ficar mais velho e poderoso os Sarlacc ficam parados, usando de seus tentáculos mega rápidos para capturar suas presas, usa também de odores para atrair criaturas herbívoras para sua boca.
Ainda que nos filmes possamos ver apenas o começo do ser, no Universo Expandido ( Legends ) e nos jogos temos uma ideia do melhor do que estamos tratando.
Esse é um desenho que representa a criatura como um inteiro, é uma planta gigantesca que faz suas raízes em qualquer lugar, no filme que apareceu primeiro vimos apenas o início do Sarlacc.
Esse ser pode chegar a tamanhos extremos e ainda que na maior parte do tempo imóvel, ainda assim temos exemplos de usuários da força conseguindo domar a criatura e as transformando em verdadeiras máquinas de matar.
Só que para chegar nesses tamanhos grotescos precisam de muito tempo, o tempo médio de vida de um desses é de 20 a 50 mil anos. O que é tempo suficiente para fazer algumas crias e também acabar com muitas coisas em um planeta.
E com essas as características de poder viver por muito tempo, viajar pelo espaço e alimentar-se com veracidade me lembram de duas coisas, a primeira são os monstros divinos de Lovecraft, os viajantes das estrelas e a segunda é Lavos, o inimigo principal de Chrono Trigger.
E esses dois tem objetivos quase em comum, consumir o máximo possível se desenvolver, reproduzir e encontrar outro planeta, pelo menos para Lavos, os objetivos e ideias das monstruosidades Lovecraftianas são um segredo para todos, afinal são criaturas superiores aos humanos e nós somos incapazes de compreender tais coisas.
E qualquer uma das duas ideias funciona muito bem para um jogo, esse seria um game que teria um tempo para ser terminado, pois se demorar muito o Sarlacc cresce ainda mais e fica ainda maior até o ponto de deixar o planeta inteiro sem vida, tudo isso para se reproduzir, o que o faz um vilão não maligno, ele está apenas seguindo a ordem natural, a diferença é que precisa consumir um planeta inteiro, isso é a minha interpretação, nada em Star Wars diz nada sobre consumir planetas.
Agora temos um vilão que pode chegar a tamanhos colossais, capazes de devorar muito, até mesmo um planeta e que dá ao seu jogo um dilema moral de matar uma criatura que está apenas seguindo a ordem natural da vida.
Se gosta de Chrono Trigger dê uma olhada no Post que fiz sobre o assunto:
Droids
Antes de pular essa Ideia por estar narrando um jogo medieval ou joga apenas medieval e Droids não cabem em seu jogo quero que tenha um pouco de paciência, pois na maioria dos sistemas e mundos temos acesso a algum tipo de mecânica ou criatura criada a partir de magia que é um servo direto de seus criadores e essa é a ideia que quero explorar neste tópico.
Droids, ou seja lá qual for o tipo de criatura que escolher, são criações que tem em mente apenas as ordens dadas pelo seus criadores, sendo impossíveis de serem conversadas ou usadas as razão de qualquer forma, no caso de Droids podem ser reprogramados, mas isso seria uma história completamente diferente e muito difícil de ser usada dentro de batalha.
Então imagine um exército, ou uma força armada de qualquer tamanho, que obedece ordens não importando qual for, não tem sentimentos e segundos pensamentos.
Claro que essa força também pode se tornar uma fraqueza, muitas das vezes tomando decisões que parecem matematicamente boas, mas quase nunca levando em consideração o pensamento de seus inimigos, que em muitas das vezes pensam também com a razão.
Temos também um número infinito de inimigos, a morte para tais criaturas não significa nada, podem ser reconstruídos ou simplesmente substituídos. São uma força descartável que faz o maior estrago e destruição e os perder tem poucas consequências.
Outra grande vantagem é que não precisa se preocupar com nível de poder de tais criaturas, já que sempre pode melhorar qualquer aspecto deles com a explicação que foram melhorados pelo seu criador, e na mesma ideia de upgrades também podemos ter uma grande variedade de criaturas dentro da mesma ideia, soldados básicos, soldados mais fortes, brutes, tanques entre outros, as possibilidades são limitadas apenas por sua imaginação.
Isso também nos permite criar criaturas que sejam "perfeitas" para combater os jogadores, pois por uma série de melhorias se tornam melhores em matar os jogadores, tudo isso sem usar nenhum metagame, ou quase nenhum.
Sith
Até agora tivemos "soldados" em uma guerra ou criaturas que podem aparecer para desafiar um grupo em combate, um Sith pode desafiar o seu grupo tanto em combate quanto fora dele, é um componente para uma campanha, um vilão final que desafia seus jogadores em todos os aspectos.
Antes vamos preparar o nosso Sith, a maioria dos sistemas sempre oferece classes mágicas, sendo divididas, por aprendizado ou natural, classes de combate e o meio termo, a diferença que um Sith, ou qualquer usuário da força que é chamado de Force Sensitive, tem grandes habilidades nas duas áreas, mas não se encontra no meio termo, eles são magos e combatentes ao mesmo tempo e são excelentes nos dois, então para fazer o seu Sith precisa juntar o melhor dos dois mundos e dar os melhores bônus que as classes ofereçam, a ideia de Gestalt em DnD, que é a junção mais poderosa possível de duas ou mais classes.
Com isso termos um vilão muito poderoso, o que precisa agora é um objetivo, e um método, os Sith mais famosos, por causa dos filmes são: Sidious ( O Imperador ), Vader, Maul e Dooku, os últimos três foram aprendizes de Sidious e por consequência seguiram as ideias de tal. O plano de Sidious foi um dos mais longos que já vi em minha vida, usou tanto de seus poderes quanto de sua inteligência para manobrar toda a república em se tornar um Império.
Pode usar essa ideia, nesse caso tem que lembrar que o Sith fica escondido em plena vista, todos o conhecem, tem uma boa reputação enquanto faz as suas tramas em uma "personalidade" diferente, a ideia é que acumula aliados ao montes e usa qualquer um para sua vantagem.
Temos também a história de Vader, que acaba por aceitar toda a ideologia de Sidiou de Império, só que seus motivos iniciais são por causa de sua amada e vontade de proteger a todos a sua volta, como ele diz antes de seu confronto com Obi-Wan: " I have brought peace, freedom, justice and security to my new empire." ou seja Eu Trouxe paz, liberdade, justiça e segurança para meu Novo Império.
A base toda que eles buscam por algo por causa de uma tragédia e ou ganho pessoal e as melhores histórias são quando misturamos as duas, é o clássico vilão que faz o discurso e os jogadores concordam em boa parte, a intenção deles pode ser boa, a diferença que seus métodos e meios são terríveis e a corrupção do lado negro os faz ficar mais gananciosos por poder, seja por medo de não conseguir cumprir seus objetivos ou a tragédia sempre ser algo represente e ser repetida no mundo que vive, os faz forçar as barreiras entre o bem e o mal se tornando o vilão que se vê como heroico.
A Estrela da Morte
Primeiro, sei que a Estrela da Morte é uma arma, que tem que ser comandada para fazer algo e sozinha fica apenas no espaço sem fazer nada, mas nada nos impede de pegar o conceito e usar em nossas aventuras.
Pois, o que temos em mãos é uma "arma" que tem a capacidade de destruir um planeta inteiro, e isso em apenas alguns momentos, e podemos imaginar que poderia ser usada para destruir pequenas partes se carregada em uma menor escala. A ideia de destruir um planeta em um mundo sci fi é uma coisa, agora imaginar a mesma situação que toda vida que conhecem está apenas em um planeta seria o fim da vida como todos conhecem.
Imagino uma situação parecida com Majora´s Mask, que alguma criatura está causando essa arma a ser ativada, ou a própria estrela da morte tem algum tipo de objetivo em destruir a terra, esse é o tipo de situação que informação é mais valiosa do que tudo, pois os jogadores estão presos no planeta vendo essa Lua vindo na direção deles ou carregando o seu Lazer ou rajada de magia gigante na direção de todos que conhecem e amam.
Descobrir o que é essa coisa, quais são seus planos e como parar são coisas que levam as mais variadas das situações em qualquer jogo.
O momento para fazer tal situação acontecer também pode ser algo um tanto complicado, não vejo tal aventura sendo a abertura para um grupo de nível um ou que está começando agora e também pode ser um tanto anti climático que colocado como uma missão final se acontecer do nada, o que pode ser ajustado se a sua campanha toda for sobre a destruição total do planeta, mas se os métodos sempre foram um segredo a descoberta possivelmente surpreenderá a todos.
Claro que também podemos fazer com que a coisa seja o inimigo em si, algum mega monstro que vem do espaço e agora ameaça a todos, novamente a informação sobre tal é a coisa mais importante e valiosa do que podem ter.
Star Wars é grande fonte de inspiração e por isso podemos fazer outros Posts no futuro sobre o tema, para não perder curta a nossa Página no Facebook : Ideias de Jogador
https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark

Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos
https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal
Todos os Posts do Blog Sob Monstros
Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.

Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG
https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal
Todos os Posts do Blog Sob Monstros
Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.

Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário