quarta-feira, 27 de novembro de 2019

5 Ideias Lovecraftianas para seu RPG


RPG é um jogo de criatividade para todos os lados, os Narradores precisam fazer um mundo interessante e intrigante para seus jogadores, ou seja ativar a curiosidade dos seus jogadores e nada melhor para isso do que um pouco de Lovecraft em seu mundo. Não precisa estar narrando um Call of Cthulhu ou algum jogo para usar tais ideias, estas são coisas gerais que pode implementar em seus jogo para fazer tudo mais provocante e desafiante.




O Desconhecido

Esta é a maior ferramenta de toda a obra de Lovecraft o desconhecido, isto pode ser usado de algumas maneiras para o seu RPG, mas primeiro temos que entender melhor este conceito para o colocar em jogo, o desconhecido é um conceito de mente, é o medo de não saber, de não conhecer, não conseguir usar a inteligência para raciocinar uma ação ou uma criatura, este é um medo que se aplica a todos os humanos, mesmo que nunca tenha se deparado com tal situação é o mais natural dos medos que temos.





A primeira instância que podemos usar esta ideia é com nossos monstros, e este também se divide em duas opções.

Podemos trocar habilidades, fraquezas e mentalidade de monstros já conhecidos para que tudo fique mais dinâmico, isso faz com que jogadores experientes tenham uma mentalidade fresca sempre que encontram um inimigo, mesmo que já tenha lutado com este anteriormente e para jogadores novatos faz com que eles se acostumem que monstros e criaturas podem ser dinâmicas e não devem tomar por certo. Isso além de dar o medo do desconhecido nos jogadores também mostra um mundo vivo e cheio de energia.

O Segundo é de fazer monstros e inimigos do zero, deixar a sua imaginação fluir para criar uma criatura totalmente inovadora para a sua campanha. Ver as regras que os monstros são feitos no mundo para ter uma base e "roubar" habilidades e magias que gostar. Estes monstros podem variar entre os mais básicos até grandes vilões, assim as suas criaturas não podem ser "analisadas" de forma comum.



A segunda é um pouco mais delicada, pois entramos em uma situação que pode frustrar os jogadores ao mesmo tempo que se bem utilizada faz qualquer jogo se tornar muito mais dramático. Este é  o ato de reter informação sobre o mundo e seus perigos. Agora quando digo reter informação não é negar totalmente informação de seus jogadores, pois se eles fazem o esforço para conseguir alguma informação esta pode ser dada ainda que de forma parcial ou incorreta.

Se estão pesquisando sobre um castelo antigo que pode ser o alvo de uma maldição, tem que pensar quanta informação sobre o assunto estará disponível, pois especialmente em uma fantasia que os grande meios de comunicação não existem informação é algo precioso, e no nosso mundo de fácil informação ainda pode ter informação falsa com a mesma facilidade que a verdadeira.

Olá, se está gostando do Post de uma força para a página e dê um like no Face, obrigado.

https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark





Tempo Antes do Tempo

Na Obra de Lovecraft a Lore está escondida por de trás de uma barreira que a humanidade não tem nenhum controle, um montante de tempo que nenhum ser humano se lembra, e as informações sobre este tempo são extremamente raras, pois a escrita deste tempo é algo tão antigo que poucos sambe algo do assunto e para piorar é que linguistas também tem grande dificuldade em entender tal linguá pois não faz parte da evolução natural da fala dos humanos é trazida pelos seres cósmicos que residem escondidos em nosso planeta.

Este período entra em contato direto com o tópico anterior do medo do desconhecido, pois se temos um tempo antigo com pouquíssima informação podemos facilmente imaginar que existem Dungeons que não foram tocadas por milhares de anos, lugares de arquitetura, tecnologia e artefatos que são totalmente estranhos e bizarros para qualquer um de seus jogadores e também seus relatos do assunto não serão suficientes para dar qualquer pista do assunto até mesmo para os maiores estudiosos.

Estes tipos de Dungeons podem ser muito bem utilizados como Mega Dungeons, afinal não é difícil de pensar que tais lugares são usados por criaturas que podem sobreviver por longos períodos de tempo e por isso terem construções que são cavadas nos lugares mais impensáveis da terra até mesmo sendo capazes de escapar o mundo material para outros planos que ainda não foram descobertos ou são secretos até mesmo para as criaturas mais poderosas do universo, como os Deuses. Este é um grande modo de usar criaturas dos livros que as vezes ficam um pouco por fora de aventuras normais e dar uma nova vida para tais.

Se quiser saber mais sobre Mega Dungeon Veja este Post que fiz sobre o assunto



Mega Dungeon - Uma Grande Ideia para seu Jogo


Insanidade a Consequência do Confronto

Na maioria dos jogos de RPG o confronto com criaturas faz parte do dia a dia de um grupo, lutar, derrotar e matar monstros e outras coisas, algumas das vezes algumas das raças que estão presentes em uma sociedade comum. Este tipo de comportamento é tão comum que nem mesmo pensamos nas suas consequências. Quero explorar esta Ideia em dois níveis.

O primeiro e o mais simples é quando o grupo enfrentar monstros mais poderosos ou bizarros a mente deles fiquem afetadas de alguma forma, ainda que quando temos a ideia de alinhamento e que aquelas criaturas sejam "malignas" por natureza os "heróis" estão tirando uma vida. No mesmo contexto, viajar, experienciar dimensões diferentes e bizarras, embates com seres que nunca viram antes na vida deles e pontos de vista totalmente diferentes do que estão acostumados em suas vidas normais pode deixar um impacto permanente na mente das personagens, tanto esta ideia quanto a próximo podem ser levadas ao extremo que as personagens realmente fiquem insanas de alguma forma e perdem algo dentro do sistema ou pode ser algo mais interpretativo que não influencie a força de combate que eles sejam.




A segunda Ideia é que confronto com "pessoas" ( ainda que em um mundo de fantasia, existem muitas raças que podem se tornar o alvo dos aventureiros e tirar uma vida de uma dessas raças pode ser visto como fazer o mesmo com um humano em nosso mundo, as consequências para a mente que faz isso em nosso mundo são muito grandes, até as pessoas que são treinadas para isso tem grandes problemas psicológicos com tais atos  e isso os afeta para o resto da vida deles. 

Estes são problemas reais que são levados a outros nível da obra de Lovecraft, pois a insanidade ao encontrar com as criaturas cósmicas que habitam aquele mundo são aterrorizantes para qualquer ser humano que entre em contato com tais criaturas, deve ter cuidado com tais temas em sua mesa, ainda assim é um grande gancho para interpretação e outros problemas dentro do seu mundo, pode imaginar casas de insanos de seres que entraram em contato com monstros, rumores insanos de sobreviventes entre outros encontros sociais para seu grupo.



Deuses Bizarros

A ideia de deuses na maioria dos mundos de Fantasia não é algo incomum , muitos sistemas já trazem muitas divindades incorporadas outros usam mitologias de nosso mundo como base, de qualquer forma estes seres existem nas realidades da imaginação de RPGs no geral.

A interação entre Deuses e as raças mortais também são muito variáveis, muitas das vezes temos a ideia de dois aspectos divinos, um bom e outro mal e seus servos geralmente servem como uma reflexão deles. A ideia proposta é que os Deuses sejam um pouco mais bizarros para os seres humanos ou vejam os mortais como apenas formigas em seu caminho que tem pouco para nenhum propósito ou uso para eles.

Os seres Cósmicos, os Viajantes das Estrelas ou os Antigos são alguns dos nomes dados às divindades no mundo de Lovecraft e estes nomes são extremamente diferentes do que temos em nosso mundo e até mesmo nos mundos de fantasia comum. Apenas pela Nomenclatura podemos ver uma distancia e certo ponto de estranheza deste tipo de divindade do que estamos acostumados. Isso não quer dizer que eles não possam entrar em contato com os humanos ou os fazer seus servos ( como clérigos, paladinos e warlocks), mas significa que a relação de poder e "mandamentos" são totalmente diferentes do que estamos acostumados e um tanto bizarro às vezes.

O contato deles com as raças mortais também pode ser feito de modo diferente, fazer com que entre em contato apenas em sonhos estranhos, em visões que acontecem nos piores momentos deixando a personagem incapacitada por alguns momentos ainda mais estranho sendo apenas uma presença que de alguma forma consegue se comunicar com as pessoas.

Também nada impede que tais seres Cósmicos existam juntamente com os Deuses comuns da fantasia que têm, mas não se esqueça que tais forças em algum momento podem entrar em confronto o que pode ser um grande ponto de tensão central para o seu mundo, afinal mesmo tendo poderes parecidos ou maiores do que os Deuses não são exatamente da mesma raça e obedecem a regras diferentes do que estamos acostumados e tudo que é diferente causa confronto.



Um Mundo sem Esperança

Este é uma ideia presente em toda a obra de Lovecraft que algumas pessoas não percebem, talvez seja ofuscada pelos outros grandes temas ou por ser um tanto mais aberto para a interpretação. De qualquer forma quando falamos da criação de Lovecraft a raça humana tem pouca para nenhuma chance de sobreviver a seja lá qual for o plano das criaturas cósmicas se é que tem algum plano, o que é certeza é que apenas um olhar para tais criaturas causa a mente de uma pessoa ficar em pedaços, uma experiência que poucos se recuperam, tentar combater tais criaturas algo nunca representado, o que temos são leves embates entre as criaturas menores o que pode ser considerado as crianças dos deuses e mesmo assim são extremamente poderosos.

Junto com este tema vem a ideia que a religião comum de nosso mundo estaria errada, para colocar este aspecto dentro do seu mundo de RPG seria muito mais uma ideia de que os Deuses são apenas "criaturas" enquanto os seres Cósmicos são os verdadeiros reis e rainhas de tudo que existe. E sem estes seres para nos proteger o mundo fica muito mais Dark do que estamos acostumados. 

Todos estes temas que serem usados com cuidado, pois nem todas as mesas são perfeitas para temas tão sombrios, não existe nada de errado em ter uma campanha mais leve em um mundo de fantasia onde tudo acaba bem, principalmente quando envolvem os temas religiosos em nossos jogos assim como temas mais depressivos .



Todos os Posts do Blog Sob Monstros

Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.



Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG


Gostaria de ajudar o Blogg e seu criador?

Olá a todos, Assim como escrevo para o Blogg também sou escritor de obrar originais, e este é o meu primeiro livro. Por enquanto está disponível apenas em PDF por apenas 7,50 ao fazer a compra eu te envio o livro pelo Email de Cadastro por isso é importante fazer o Cadastro. 
https://legacystore.minestore.com.br/produtos


Obrigado e boa leitura







Nenhum comentário:

Postar um comentário