quinta-feira, 18 de janeiro de 2024


 




Intro


O Colt é uma das armas mais poderosas e icônicas de Supernatural, sendo parte essencial de muitas das tramas e finalizando o enredo inicial com o Azazel e conforme o andar da série sempre foi vista com grande ar de mistério e de reverência por todos.


Com o final da série e também do seu spin off um dos grandes mistérios de todos ainda continua um tanto sem resposta,ainda que muitos tenham as suas teses e pensamentos que às vezes dão certeza do assunto já digo que isso é um pouco mais difícil do que se pode pensar.


No vídeo de hoje falarei a história do Colt, a sua munição especial, aquele que o fez o Samuel e também sobre o dilema das 5 coisas.



Samuel






Temos aqui duas coisas muito interessantes: a primeira, que Samuel é uma das muitas figuras históricas citadas e de algumas que aparecem no seriado e igualmente um caso do monstro de Frankenstein, onde a criatura acaba se tornando mais importante do que o criador.


Em Supernatural Samuel foi o inventor das armas Colt, assim como em nosso mundo, já não fica claro se todos os aspectos da história seriam totalmente aplicados, uma vez que ele seria dono de uma grande empresa com patente e possivelmente alguém com muitos recursos, o que a série não diz ou não explora.


O certo é que o revólver que ele faz a patente é de um modelo similar do que seria um dia da sua arma mais famosa e poderosa no universo de supernatural, arma da qual tem muitas coisas nunca respondidas ou cercadas por mistérios, uma delas é como.


De que modo que uma arma feita por um mortal seria capaz de finalizar a maioria das criaturas sobrenaturais deste mundo, conseguindo dar conta de seres como o vampiro Alpha e deuses antigos, sendo capaz de machucar até mesmo criaturas como arcanjos.


A primeira coisa que precisamos saber é que Samuel era um homem inteligente, ele foi capaz de revolucionar todo o mundo com a sua criação, e também parece fazer planos não somente para ele, mas que durariam para todo o sempre, vendo como outro exemplo o fechamento do Portão do Inferno ( Devil’s Gate) que dura por anos e que deve ter salvo milhares de centenas de pessoas.




Se tomarmos a nossa história como verdade na série, ele seria rico ou pelo menos com muitos recursos e muitos amigos em vários lugares, já que suas armas seriam usadas e vendidas nos dois lados do conflito da guerra civil americana. 


Com esses dois parâmetros não seria insanidade pensar que ele teria os materiais, tanto de dinheiro quanto de buscar o conhecimento para fazer tal empreitada, o mundo de Supernatural ainda que tenha as diferenças com o nosso, alguém com muitos recursos ainda pode passar por cima de muitos dos problemas do mundo.



 E é claro que temos a lenda que um cometa teria passado ao mesmo tempo que muitos homens do Alamos morriam, o que dá todo um ar de destino e que o próprio universo estaria se torcendo para que a arma fosse feita, já que eventos como meteoros, podem ser ligados com o divino e o sacrifico com algum tipo de bruxaria dando para a arma poderes dos dois lados da moeda.


Claro que esses dois eventos podem ser totalmente sem relação com a criação da arma, o importante é que ele possivelmente foi um dos caçadores mais importantes antes dos Winchesters.





Samuel e sua Criação





De uma forma ou de outra a arma lendária é criada, feita baseada no modelo Colt Paterson 1836 com modificações, No barril da arma inscrito  Psalm XXIII:4, "non timebo mala" que seria em tradução livre Eu não temerei nenhum Mal, e no cabo um pentagrama.


Se existia alguma mágica no ritual da criação, nos materiais ou em outras inscrições isso nunca foi analisado ou nunca foi dito em série ou em documentação oficial.


Porém a arma é somente metade da equação, a outra metade é a munição, pois não basta colocar qualquer pedaço de metal e rezar para ter o mesmo efeito, originalmente O Colt tinha apenas 13 balas originais, o segredo para a manufatura para mais foi descoberto muitos anos depois por Bob e Ruby.


O processo é feito quando se tem balas de prata e as unta com Óleo Sagrado, a planta Saliva de Mirra, com isso as palavras em latim “Signum est imitandum. Signum est imitandum.” que significa " Imite este “símbolo”, que deve ser algo para imitar a outra parte da arma, como se fosse a outra metade do processo.


Samuel termina todo o processo em 1835 e desde então fica em posse desta arma, pelos registros que temos acesso, possivelmente foi depois deste que ele cria o Devil Gate e faz da arma a sua chave, que seria um modo de apenas ele ter acesso ao real poder e se uma criatura sobrenatural estiver com a arma, algum humano poderia ter uma chance de terminar com tal.


Até o ano de 1861, que seria um ano antes dele morrer conforme a história do nosso mundo, ele teria gasto apenas 5 balas das originais, enquanto a 6 e 7 seria por ele mesmo logo no começo do episódio para finalizar dois demônios e a oitava por Dean para acabar com a Fênix.





Isso demonstra o grande alcance da arma, Samuel possivelmente não tinha em mente estas criaturas mais exóticas ao projetar o Colt, pois ainda que tivesse conhecimento duvido que ele tivesse total abrangência, principalmente em criaturas nativas de outros continentes.


Ao meu ver a arma consegue cortar ou neutralizar toda a energia sobrenatural que uma criatura tenha e bala faz o seu trabalho como qualquer uma faria em um corpo, pois todas morrem de uma forma similar, só que as criaturas mais poderosas acabam não sofrendo deste mal, seria quase como se a energia deles fosse muito forte.


O legado de Samuel e de suas criações ficam para todo o sempre como marca para os caçadores de todo o mundo, as histórias passando de geração em geração até o ponto de se tornarem uma lenda, um mito que dá esperança para todos aqueles que se arriscam caçando as coisas que se escondem nas sombras.



Colocando em cheque a lógica até o momento





A primeira coisa que acho que originalmente não seriam feitas apenas as 13 originais e sim muito mais, vemos com grande facilidade que Samuel usa a munição, afinal de contas ele tinha acesso a criação de mais e não acho que ele ficaria contando quantas ele já teria usado.


Principalmente pelo fato dele ter sido um caçador, alguém que lidava com os monstros de forma direta, ele teria um trabalho muito mais curto utilizando alguns recursos, coisa que pelo visto ele coloca em grande escala quando precisava.


Foi dito que ele teria criado a arma para um caçador, possivelmente um outro, mas este nunca foi mostrado e nem mesmo especulado quando Dean encontra com Samuel no passado, talvez já tivesse morrido e por isso ele via sua criação como uma maldição, algo que todos que usavam acabavam de forma trágica.


Existe até mesmo uma especulação do criador da série Eric Kripke de criar uma série no estilo bang bang com Samuel como personagem principal, possivelmente um dos primeiros spin off pensados, só que nunca colocados no papel.


Uma outra questão seria sobre a possibilidade de fazermos uma outra arma como está, ou até mesmo produção em massa, sabemos que nosso mundo foi o próprio Cot que foi um dos pioneiros a fazer a super produção para armas, mas enquanto a sua especial nunca foi tentada.


E aqui para mim está o grande problema, nunca tivemos um grande esforço de replicar a arma, tivemos sim sobre as balas, mas nunca ninguém mostrou grande interesse em colocar arma sobre análise e saber o que realmente aconteceu.



Neste mundo a magia funciona um tanto como a ciência, podemos analisar as magias e feitiços e os reproduz, como se fosse uma fórmula, ter os materiais corretos e os ritos certos tudo pode ser refeito e um bando caçadores com réplicas disso seria um mundo livre, afinal os humanos já seriam finalizados por armas comuns que não dariam uma vantagem para o outro lado.



A arma depois que saí da Posse de Samuel





 Quando Samuel encontra Dean no passado ele se refere a sua arma como algum tipo de maldição, comos se fosse um fardo que ele teria que carregar com ele, algo que todas as criaturas sobrenaturais temiam e queriam destruir, mas ele não conseguia se livrar nem deixar a sua obra ir embora, isso é o que eu entendi disso.


Quando Dean precisa da arma para finalizar A Fênix, ao terminar o duelo ele deixa a arma cair, isso bem próximo a um bar ou Saloon, que o dono é chamado de Mr Elkins o que deixa a entender que tem este sobrenome, o mesmo que de Daniel Elkins que é quem tem posse da arma por algum tempo.


Se essa família se torna algum tipo de protetora desta arma durante mais de trezentos anos ou se existe alguma outra história por de trás de tudo isso ficamos apenas na pura especulação, mas ainda assim acho que podemos pensar em uma linha mais lógica dos fatos.


O Elkins do passado deve ter ficado com arma e passado está para outros da sua família, nunca a utilizando, possivelmente por medo de acabar com a munição original ou por chamar a atenção de outras criaturas sobrenaturais, já que é um dos grandes problemas de Samuel com sua arma e quem sabe até mesmo sob aviso do criador sob a tal maldição da arma.


Durante muitas gerações eles devem ter guardado essa relíquia da caça com eles e sem ser utilizada e pesquisada explica o motivo de ter se tornado uma lenda entre todos no mundo, seriam três séculos sem nenhum uso confirmado, mas com a pequena possibilidade de existir por Samuel ser real, assim como a sua Devil’s Gate.


E por grande ironia é exatamente isso que acaba por fazer a arma ser roubada o fardo da caça e da relíquia, Daniel é caçado por vampiros que também roubam o Colt para o líder deles, exatamente como teria possivelmente acontecido com o seu criador, muito velho para conseguir lidar com todas as ameaças ainda com tamanho poder de seu lado.



Viagem no tempo





Viagem no tempo é algo muito complexo e também até o momento não possível pela nossa tecnologia, por isso não temos como colocar um ponto definitivo no que poderia ou não acontecer neste caso e ainda que pudéssemos temos que colocar ainda na balança a questão do místico deste mundo que tudo fica completamente insano.


Dito isso o Colt seria deixado por Samuel e pego por Elking apenas se Dean tivesse voltado ao passado para caçar a Fênix o que desencadeia toda a ideia desta família guardando o Colt por tanto tempo.


E acredito que de forma similar os Winchesters usam da informação do paradeira da arma no passado para conseguir caçar Azazel, só que de alguma forma eles teriam soltado a informação naquela época de que de uma forma ou de outra teria criado o conhecimento para ser buscado por John alguns anos depois, afinal Dean manda a arma de volta.


Isso tudo demonstra que podemos ver que de aqui temos uma linha do tempo que é fixa onde os acontecimentos ainda que estranhos podem acontecer ainda que as pessoas que afetariam a linha do tempo ainda nem estivessem vivos.


Um loop total que é bem interessante tendo em vista toda a ligação dos Winchesters com o Colt e Samuel, já que ambos são nomes de armas americanas e que existe uma ligação de nome entre Sam e Samuel, este também sendo o nome do avô dos irmãos, o caçador patriarca dos Campbell.



Primeiras Temporadas





O Colt é uma parte fundamental da série principalmente em seus momentos iniciais, durantes as primeiras temporadas originais seria a peça que resolveria todos os problemas com o sobrenatural para todo o sempre, se não fosse algumas das coisas no caminho deles.


Eu não falarei todas as aparições da arma e como ela foi utilizada e que cor de jaqueta Dean estava usando naquele momento, isso pois existe muita informação pouco agregaria para a Lenda e qual a real importância do item.


Na primeira temporada é que descobrimos que o Elkins tem a arma quando um grupo de vampiros exerce vingança sobre ele e arma acaba com um líder de ninho de vampiros chamado de Luthor, este vampiro acaba vítima deste objeto sendo John Winchester o primeiro humano a utilizar a arma e confirmando parcialmente e lenda, já que vampiros teriam que ter suas cabeças cortadas.


A próxima vítima seria um demônio chamado de Tom que até aquele momento tinha quase nenhuma importância para toda a trama, mas se analisarmos é o primeiro demônio morto na série, não na linha do tempo, isto é que nos tínhamos informações na época.


A arma então é utilizada para atirar contra John um que pega na perna o que dá toda a trama para que ele perdesse a vida em um trato com Azazel mesmo acordo que faz com que ele desse a arma para o demônio, o que seria o grande acerto e erro dele.


Azazel precisava do Colt não apenas por segurança, por ser uma das poucas coisas que poderia acabar com ele, mas também que ele este seria o objeto capaz de abrir o portão do inferno fechado por Samuel a muitos anos atrás, tudo isso como parte do grande plano de Lúcifer. 


Em um confronto final com o Cavaleiro do Inferno John como espírito consegue segurar e distrair Azazel enquanto Dean utilizava da última das treze balas originais para finalizar com Azazel e finalmente vingar toda a sua família, ou era o que ele pensava na época.


E creio que isso mostre o grande potencial que falei quando disse que deixar a chave como algo capaz de acabar com a maioria das criaturas sobrenaturais isso não seria possível sem o Colt naquele lugar.





Uma das grandes fraquezas do Colt seria demonstrada por um demônio chamado de Astaroth que consegue parar uma das balas com a sua mente, mostrando que o tiro em si não seria nada de especial e sim a bala dentro do ser, sendo utilizada a arma, só que caminho precisa estar livre.


Nesta época, durante a posse inicial dos irmãos a arma foi utilizada de vários modos, tanto para ameaçar quanto como objeto de desejo por outros seres, em suma esse seria uma ótima vantagem de se ter quando se trata das ameaças sobrenaturais.


Este momento acaba totalmente quando a arma é roubada por Bela que trabalha por seus motivos, ela disse que teria entregue a arma para Lilith o que era mentira, pois ela teria entregado para alguém na época ainda desconhecido, Crowley.


Ele entrega a arma para irmãos por acreditar que esta seria capaz de finalizar Lúcifer e por isso estaria se fazendo um favor, por temer por sua própria existência em algum momento devido as insanidades do pai dos demônios.


O Fim de uma Era e o Dilema de 5 nasce





Na quinta temporada, após terem recuperado o Colt de Crowley que também demonstra que precisa ser atingido e ser mais rápido que o atirador, não que a bala os irmãos montaram uma missão com grande risco de dar errado, a missão de caçar o maior mal de todos, Lucifer.


Dean acerta Lúcifer na cabeça o que consegue machucar ele e até deixar ele inconsciente por alguns segundos, porém ele logo se recupera se regenerando do ferimento em forma de pentagrama na sua testa e falando que existiam apenas cinco seres neste mundo que O Colt a não mataria.


Tudo sobre estes assuntos é extremamente importante, mas voltarei nele depois que terminar os momentos importantes, desde momento em diante a arma some totalmente de vista, e não deixa nenhum rastro, o que não faz sentido sumir e nem os dois não procurarem, ainda assim é o que acontece.


Sabemos hoje que Crowley recuperou a arma e logo depois dos acontecimentos com Lúcifer da arma mais a lança de Michael para Ramiel um dos Príncipes dos Inferno que seriam ofertas para Ramiel se tornar o próximo governante do Inferno o que ele recusa deixando Crowley em seu lugar.



Muitas temporadas depois…





Na temporada 12 a arma ressurge com Marry Winchester em uma missão para recuperar a arma de Ramiel, o que ela consegue, na época ela estava trabalhando diretamente para The Man of Letters da Inglaterra ou The British Man of Letters.


A arma então é utilizada para finalizar o Alpha de todos os vampiros, no mesmo episódio que aprendemos sobre a criação de mais munição para o Colt que aparentemente teria o mesmo poder que as originais, tendo em vista a magnitude de criatura que consegue caçar.

Outro ser muito forte terminado pela arma seria o deus Moloch que nunca sabemos a fraqueza normal, pois os irmãos nunca fazem a pesquisa separada, como Dean fala, trabalhe de forma inteligente e não árdua. 


O que demonstra o potencial total da arma, estes deuses menores são criações do Deus para fazer parte de seu trabalho, possivelmente um dos seres mais poderosos deste mundo, e o Colt é capaz de finalizar sem problemas e passando por cima da necessidade de saber o como se caça algo, isso será importante, acredite em mim.


Agora temos a campeã de não ir para o saco com arma e também aquela que colocar um fim na festa, esta seria Dagon, ela assim como outros demônios tem o poder de teletransporte, mas ela parece ter levado o dela para outros níveis conseguindo ter um grande controle.


São feitos dois disparos contra ela e consegue esquivar de todos, e por fim ela acaba por derreter a arma e essa é a seria a última vez que vemos este Colt na série principal.



Fora da Linha do Tempo





Nos vemos Dean usar a arma no futuro possível contra o seu irmão, o disparo nunca foi feito e por isso ele não ganha a informação que não funcionaria, algo similar acontece na temporada final quando um Dean de uma realidade atira contra um outro Lúcifer, o resultado sendo o mesmo.


E então temos fora de tela e da série original a arma sendo reparada por Jack ou Sam e sendo entregue para versões alternativas de John e Mary na série The Winchesters.


Os cinco Seres





Chegamos então ao momento de começarmos a ideia sobre quais seriam estas cinco coisas que o Colt não poderia matar, e este é o momento que muitos começaram a fazer as suas listas e tenho que dizer até mesmo uma lista muito famosa está completamente errada e tenho como provar na lógica do mundo, porém gostaria de dar um passo para trás.


A Série era Outra





Originalmente a série seria apenas até a quinta temporada e por isso muitas das coisas ficariam no mistério, principalmente o que seria relacionada ao Colt, muitas das informações que temos é da sexta temporada, assim como demonstrando um pouco mais do potencial que temos da arma.


O criador possivelmente nunca realmente pensou que outras coisas seriam colocadas no mundo e por isso seria este número apenas para demonstrar que realmente seria algo muito fora do comum e com isso colocado a famosa frase.


Coisas como leviathans, alphas, e deuses de outras realidades não estavam nem perto do Eric tinham em mente quando todo o negócio foi criado, principalmente por toda a atenção que os fãs colocariam em cima disso fazendo diversas listas e ideias sobre o todo.


Ainda assim, caberia aos próximos criadores, produtores, escritores e diretores de Supernatural  ter isso em mente e fazer juz a apenas cinco das coisas que o Colt não poderia deixar dormindo no Vazio.



Julgando o Orador 





Muitas das coisas ditas por pessoas ou criaturas em séries e filmes podemos colocar em análise se é verdade ou não, podendo ser até mesmo coisas que tais realmente acreditam no que estão dizendo por serem manipuladas ou seria uma versão da verdade.


E aqui nos temos um orador que poderia ser considerado não confiável, estamos aqui com o pai das mentiras o corruptor original, aquele que faz e mata os demônios por nada, o rei das mentiras Lucifer.


Tudo isso para dizer que tudo isso poderia ter sido apenas uma fala de Lúcifer, algo para se sentir especial, mas não ser tão específico para parecer uma mentira total, isso é geralmente como ele faz as coisas com meias verdades ou algo do tipo.


Ele também não fala que não mataria arcanjos em específico ou que coisas como ele ou nada do tipo a fala seria muito específica, então temos uma grande possibilidade, tudo pode ser uma grande mentira.


Julgando a Fala





Agora terei que ser muito chato e para começar a abrir a discussão, a fala original é “there are only five things in Creation that the Colt can't kill”, isso é importante pois é fala original a tradução é uma adaptação e seria um tanto menos confiável.


A “thing“ pode se referir a ser, como criatura ou existência, coisas neste nível, então na fala original seriam seres e não categorias, então podemos colocar todos os arcanjos que tudo bem está dentro da ideia.


E claro que podemos ter a ideia que ele estava falando de categorias de seres, como vampiros, lobisomens entre outros.


A outra parte é dentro da criação, então aqui estamos falando apenas de coisas feitas ou derivadas de Deus, ou Chuck como ele prefere, então entidades como O Vazio e possivelmente a Morte estariam fora deste contexto, não que não podem ser abaladas pelo Colt e sim que não fazem parte do que Lúcifer estava falando.



O que o Colt pode Derrotar





Existem então cinco coisas que a melhor arma feita por humano não seria capaz de caçar em toda a criação de Deus, vamos então começar com o que ela pode mandar para o Vazio.


Todas as criaturas sobrenaturais comuns até mesmo seus Alphas, a morte dos primeiros dos vampiros pelo Colt, demonstra que qualquer filho de Eve estaria totalmente vulnerável a criação de Samuel.


Demônios, todas as castas de demônios, até mesmo os mais poderosos os Príncipes do Inferno a casta de Azazel, agora sob os Cavaleiros, eu realmente acho que eles poderiam ser parados pelo Colt, já que os Príncipes foram criações de Lúcifer enquanto os Cavaleiros foram de Caim que seria mais fraco do que o Arcanjos como possivelmente a criação deles.


E somente para acabar com a teoria horrível que circula no Brasil em específico, que uma das coisas que o Colt não seria capaz de matar seriam fantasmas pois o único meio de acabar com eles é salgando e queimando o corpo original, isso não faz sentido nenhum.


Primeiro, o Colt é para exatamente essa situação, pode pular a etapa de fazer o meio de acabar com a criatura, então não é porque na série se diz isso que seria deste meio, além do mais vemos fantasmas sendo mortos de outros meios até mesmo antes do Colt ser apresentado.


Segundo, foi estabelecido, ainda que mais tarde, que os Demônios seriam basicamente fantasmas com a corrupção do inferno e adivinha o que o Colt mata? DEMÔNIOS!! Então faz o menor dos sentidos essa porcaria de lista que coloca fantasma, essa lista ficou tão famosa que foi parar na Wikia do Brasil, ai complica a vida.



E finalmente deidades, como a da temporada doze e possivelmente qualquer outra.


Então o Que Sobra?





Vamos então ao que interessa se pensarmos em quatro seres podemos facilmente colocar todos os arcanjos pois possivelmente todos eles são resistentes ao material, podendo ter algum tipo de proteção contra a magia que foi feita para derrotar tudo, é como em video games como Final Fantasy o personagem tem resistência a magia Death e colocaria Eve ou os leviatãs.



Existe também a possibilidade de falarmos que a criação não é apenas de Deus e sim o universo e que Deus está em sua criação, e eu não quero criar um debate teológico sobre o assunto apenas levantar algumas hipóteses, aqui poderíamos ter Deus e Amara ( como uma categoria), Morte e seus semelhantes, O Vazio, Os deuses Cósmicos, e os arcanjos para se protegerem contra essas criaturas, que eles foram desenvolvidos para isso, para enfrentar estes seres muito mais fortes em nome de Deus.


Agora obedecendo as regras que eu me forço sendo dentro da criação de Chuck, pois acho que faça mais sentido, e que Lúcifer estivesse falando de especies meu chute seria, Arcanjos, Shedim, as criaturas que deus trancou no inferno secreto, por assim dizer, Eve e os Leviathans, que podem ou não ser da mesma espécie, e aquele que carrega a marca de Caim.


Isso pois a marca ainda que tenha este nome é na verdade o selo para a prisão de Amara, a prisão e marca fazem parte da criação, mas esta é empoderada por uma força exterior de tamanha grandeza igual a do criador a Amara, então ainda que dentro da criação recebe forças de fora.


Muitos gostam de colocar os Cavaleiros por serem treinados por Caim e possivelmente terem herdado parte dessa força dele e da imunidade ao Colt, ainda que eu não goste tanto, por serem versões mais fracas dos príncipes é uma possibilidade.  


Claro que não tenho uma resposta final absoluta, mas tenho boas ideias para conter este mistério de Supernatural, então se chegou até aqui no vídeo e viu tudo e prestou atenção gostaria de agradecer muito a sua atenção e lembrar de deixar o like, comentário, a sua inscrição e se puder ser membro do canal, se gostar de Anjos da Noite assim como eu, tenho muitos, mas muitos vídeos sobre o assunto, e um que gosto muito que falo sobre todas as criaturas em Underworld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário