sábado, 5 de agosto de 2023

Vampiro: A Máscara - Lilith a Primeira Vampira? (Lore)


 Olá a todos, Douglas aqui e hoje para continuar a série sobre Lore de “Vampiro: a Máscara”, e como o primeiro vídeo sendo sobre a teoricamente oficial e também mais aceita da origem dos vampiros por Caim temos hoje uma outra possibilidade, e também um outro ser mitológico com ligações bíblicas.





 Lilith ou Lilit, chamarei dos dois meios pelo vídeo, é uma figura controversa desde a sua concepção, no vídeo de Caim tirei muito da Bíblia de Gênesis 4, já aqui Lilith vem de outros lugares para depois ir até o Livro Sagrado, só que nas versões e traduções modernas, e algumas vezes nem tanto, o nome Lilith nem mesmo é encontrado, isso pois existem divergências de tradução e de ideologias em tais versões.


Não me aprofundar nesses assuntos de tradução ou ideologia dentro deste mundo, pois não é algo que é pertinente ao vídeo, apenas deixei aqui citado, assim como citarei coisas ao decorrer do vídeo que são apenas para informação geral e cultural, só que não são uma ligação direta a Lore.


Então, qual o motivo de deixar e não se aprofundar? A resposta é bem simples, é parte da ideia de Lilith de tudo que ela representa, só que se aprofundar nisso não daria um vídeo de Lore muito coeso.



Lilith tem sua primeira aparição como um demônio babilonico que fazia tempestades e que seduzia homens para ter filhos demônios, o que é um grande papel dela na Lore do Mundo das Trevas.


Já na Bíblia ela seria a primeira esposa de Adão, só que suas passagens foram apagadas, removidas ou por engano. A primeira hipótese que temos é que a primeira mulher criada e somente depois vem a nominada como Eva e que a primeira “mulher” seria Lilith e a segunda hipótese é que toda a parte que fala e descreve sobre ela fora retirada de um livro chamado Alphabet of Ben Sira.


Esses são pontos que voltaremos com o tempo e o Mundo das Trevas pois essas são coisas que não somente inspiraram a Lilith de lá, como temos trechos muito parecidos, a mesma coisa com Caim e sendo ele Bíblico.



O primeiro personagem que temos que começar a prestar muito mais atenção aqui é Deus ou aqui chamado de Jehova, mencionado aqui também como o mais antigo, e aparentemente com o poder de dobrar a realidade em sua totalidade, isso é importante pois Adão e Lilith nascem ao mesmo tempo, Adão do barro e Lilith da própria terra, que é um detalhe que dá grande importância a ela, pois em muitas mitologias a deusa da terra ou natureza é a deusa principal e essas são sociedades bem diferentes das com estrutura patriarcal o que é um bom indicativo dos cultos de Lilith depois.


Jehova da o cargo para ela da fertilidade e da intuição, de imediato já existia algum tipo de desentendimento entre as duas entidades principalmente quando falamos do Fruto Proibido / Fruto da Vida ou Fruto do Conhecimento.




Ela não tirou o fruto da árvore e sim o consumiu quando um deles caiu no chão, o que tecnicamente não quebrava as regras pelo visto, ela acordou de certa forma, ganhou conhecimento só que ainda sem nenhum dos grandes poderes.


Adão então começou a ter relações com algumas das feras no Jardim e então por conselho de Jehova tentou se deitar com Lilith, mas por ter visto e aprendido com as bestas quis que ele deitasse por cima dela, o que não a agradou pois se pensava como o seu igual, foi nesse momento que ele cometeu um crime contra ela, ele se forçou sob ela então Lilith chama pelo verdadeiro nome de Deus que a tira do Jardim e leva para os céus.


Esse é o primeiro trauma de Lilith, e não será o último, comparado com Caim a vida inicial de Lilith é um desastre atrás do outro, com alguns poucos momentos de luxúria entre eles, o que é talvez a sua origem mitologia vindo a tona tanto na Lore quanto nos outros meios.


Existem alguns momentos que temos que apenas aceitar algumas coisas, ainda que na maioria das vezes pessoas coloquem Deus como algo abstrato e além neste caso ele chama Lilith e tem um relacionamento, se é que me entendem, com ela durante sete dias e sete noites e Deus a manda embora pois ela queria que ele dividisse os seus segredos, principalmente como fazer os frutos das duas árvores que são a peça central e também possivelmente sobre como despertar, ela não saberia que estava pedindo por isso. Só que Jehova não divide seus segredos e a expulsa do paraíso e do Jardim.



Lilith carrega com ela o filho de Jehova, caminhava durante as noites e se enterrava durante as noites, com isso aprendeu a sentir e expandir os seus sentidos, chegando ao Mar sem Fim ela se deita com as bestas assim como as caçava e deste local ela aprendeu como se tornar como ele, ela tinha despertado e estava mais próxima dos Brilhantes, ela criou seu Jardim e se desfez do fruto em seu ventre.


Novamente temos então a nossa protagonista sendo utilizada e jogada quando tentava se demonstrar como um igual, agora ela tem os poderes que precisa para tentar lutar contra algumas coisas e tem aprendido um pouco. 


Criaturas femininas, como Lilith e a Medusa / Gorgona foram meios de fazer a figura da mulher ser perigosa nos tempos antigos, só que nos tempos atuais sofreu um 180 e agora são vistas como um símbolo de força e resistência.


Ela visitou outros Jardins de outros seres fantásticos, só que nenhum deles, nem mesmo o dela é tão majestoso como o de Jehova e para lá que ela se dirige. Sabendo ou tremendo das intenções de Lilith, Jehova coloca Lúcifer para proteger o seu Jardim, e ainda que avisado ele cai devido a beleza dela e vendo a sua sinceridade da a ela o manto da noite para que ela possa pegar estrelas, de alguma forma, e planta-las, o que sacia a vontade de Lilith de buscar pelos frutos.


Com o novo item em mãos tentou novamente fazer um Jardim ela o chamou do Jardim da Noite, já que estes ficariam fora dos olhos de Jehova, e colocou até os frutos que sempre  carregou em si dos frutos originais, e ainda assim, com todo o seu trabalho, novos poderes e itens especiais seu Jardim foi uma falha, pois nada crescia.


Lilith usando o manto da noite e seus poderes se infiltrou no Jardim do Éden como a Serpente de asas e enquanto examinava as árvores e se encontrou com a nova esposa de Adão a Eva e Lilith teve dó da ignorância dela e deu o fruto para ela comer, então todos foram amaldiçoados, Adão, Eva, Lilith e Lúcifer.




Essa é a primeira vez que ela será punida por uma figura depois de ter sido ativa na situação e não responsiva, ainda que possa se dizer que foi uma resposta a ao seu passado ou algum tipo de vingança, todos estes aspectos podem ser apoiados se vermos as lendas dela.


Jehova a amaldiçoa com a vida eterna, nunca ser amada, nem mesmo por suas crianças, nunca poder andar pelo dia e sua pele esfarelar com o contato com o Sol, chamou os Elohim para confirmar suas maldições e a chama de uma Brilhante ou Shining One. Os Brilhantes parecem ser espíritos maiores enquanto Lilith encarna um destes, possivelmente referente ao seu despertar e os Elohim uma casta de anjos que serve diretamente a Deus.


Essa parte é onde se dá a maior sustentação para um argumento que Lilith seria a verdadeira primeira Geração, Deus a amaldiçoou, só que temos duas diferenças na situação a primeira é que ela foi diretamente por Deus e Caim por anjos a mando dele, e como disse no vídeo anterior, quando falamos de vampiro a máscara a proximidade do primeiro é sempre algo de extrema importância, a ordem também é basicamente a mesma, primeiro o despertar e depois o teórico vampirismo. Se formos seguir essa teoria, Caim seria a segunda geração.


Uma outra passagem curta é quando ela atravessa o deserto para o Mar Sem Fim, ela consegue se manter ao beber o seu próprio sangue.


Deste ponto ela se encontra com Caim, que não repetirei tudo o que foi dito no outro vídeo, se quiser saber mais sobre a jornada de Caim tenho um vídeo sobre ele, aqui falarei apenas das informações extras ou que não dizem respeito a Caim diretamente. O tempo de Caim no Jardim parece ter sido algum tipo de treino no qual ele sangrava no Jardim e Lilith o nutria com o sangue dela, não fica explícito que ele se torna um mago, mas algo maior, pois conforme este relato Caim nega aos anjos pois fora fortalecido pelo seu Jardim, ou seja pelo seu treinamento e também seu sangue.



Lilith diz para Caim que ele fez um bom trabalho no Jardim, deixando implícito para ele que ela já não podia mais ensinar nada a ele e com ódio Caim a deixou. E novamente temos uma mudança no que Lilith faz, ela passa de passiva a agir e agora a tomar grandes decisões, apesar de ter grandes proteções ela possivelmente não quer outra ligação com seu antigo amante.


O Jardim de Lilith cresceu em tamanho assim como a família dela, com Lúcifer ela teve alguns filhos, só que esse esplendor não duraria, ela tinha expulsado o primeiro assassino de seu Jardim e um dia ele retornou, agora com seus netos a terceira geração e aqueles que seriam conhecidos como os antediluvianos e quando Lúcifer estava longe, Caim e suas crias terminaram com a vida dos filhos e filhas de Lilith.



Lilith apesar de suas maldições e seus encontros com outros seres e sofrimento nas mãos dos mesmo, tem uma aparente raiva cega para com Caim, ela o amou como se fosse um filho, ou sentiu a mesma piedade que sentiu por Eva, ou finalmente viu algum homem que pudesse ser maior e ainda assim este o desafiou, existem várias outras interpretações, essas são apenas as minhas favoritas.


Ela diferentemente de Caim não tem as suas crias feitas através do sangue e da maldição dele e sim pelos meios convencionais, o que dá um pouco menos de crédito a teoria que ela fosse a primeira vampira.


Vamos então a um pouco de especulação, ela sofre muitas das maldições que Caim sofreu, mas talvez por ser mais forte do que ele, em seu estado original pelo menos, conseguiu não ser afetada como ele, lembrando que ele quando foi amaldiçoado era apenas um humano, depois da expulsão do Éden, enquanto ela era um dos dois originais antes da primeira maldição, além de ter comido do fruto proibido e estar quase desperta no momento das primeiras maldições.




Caim ser o primeiro vampiro ainda com Lilith é dentro da lógica dos Cainitas, pois Lilith, apesar de dar o seu sangue, e ter grandes ligações com o sangue, isso não parece ser um rumo comum para ela fazer suas crias e ela mesma tem raiva dos filhos de Caim.


Ainda assim ela pode ser um tipo de vampiro, com toda essa ligação com a intimidade e também voltando aos pontos iniciais não seria muito difícil de fazer ligações com as succubus, ou pelo menos a visão moderna delas, já que o Vampiro a Máscara lida, basicamente com a visão moderna dos vampiros, assumirei que lidamos também com a visão moderna das succubus, que são mulheres demônios ou alguma subcategoria de vampiro que drena as energias durante o ato.


Colocando em pauta a visão mais demoníaca que ela tinha antes e depois da sua inserção na Bíblia e que essas criaturas tem grande ligação com demônios e vampiros ela talvez seja mais para essa linha.


Tenho crias da forma mais “normal”, ela ainda tem ligações com vampiros que ela supostamente seria a mãe de Enoia e de Churka, antediluvianos do Gangrel e Ravnos, e até mesmo mãe ou criadora da primeira Lamia.


E por fim temos os cultos a Lilith que são chamados Bahari, que negam a sua herança de Caim e se portam como os filhos, de alguma forma mais espiritual de Lilith. 


Existem outras ligações com Lilith entre os Verbenas, um grupo de magos e outros espíritos que se consideram descendentes dela. A explicação é bem mais complicada.


Lilith é uma personagem que tem grande importância apesar das suas aparências serem muito mais no passado e / ou quando falamos de figuras muito míticas e isso até que é bom, afinal é parte da lenda e do mitos como um todo  faz tudo mais misterioso e às vezes as informações não batem ou se contradizem e essa é uma das grandes belezas para um jogo de terror a incerteza.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário