Guia Prático para Criar seu Personagem em RPGs
Este Guia de apenas quatro Passos lhe dará uma base para criar uma Personagem em QUALQUER RPG.
Primeiro Passo
Converse com o seu Narrador sobre qual tipo de jogo que ele tem em mente. Saber qual o tipo de jogo em qual mundo se passa pode te inspirar e guiar o seu processo inicial na criação de personagens. Existem infinitos tipos de sistemas e infinitos tipos de jogos que podem ser jogados dentro destes sistemas.
Mesmo um sistema que pareça básico inicialmente pode ter os seus truques quando inspecionados de mais perto. Um jogo de D&D que a magia é algo muito restrito, ou algumas das raças sofrem problemas para entrar nas grandes cidades, novamente as possibilidades são infinitas. Então converse com seu Narrados sobre o que tem em mente.
Uma Dica Para Iniciantes: Se estiver iniciando em RPGs e quer muito jogar, não corra em direção a primeira mesa que encontrar ou que te convidam, muitos jogadores levam muito a sério o compromisso com o jogo e por isso se iniciar em qualquer mesa pode perder interesse por causa do tema e como o mundo é demonstrado, o que também pode levar ao seu desgosto com o jogo pode muito tempo.
Segundo Passo
Existem inúmeras possibilidades para a forma inicial do seu Personagem, mas todos podem ser divididos em três classes básicas, que se misturadas formam qualquer personagens. Estes são Bruisers, Specialists e Spell Casters.
Usando o sistema de 6 pontos podemos alocar em categorias diferentes destas formas básicas para formar todos tipos de Personagens. Primeiro vamos a uma descrição deles.
Bruisers
Bruisers são aqueles que usam a força bruta e táticas de batalha para acabar com todos os seus problemas o melhor exemplo que consigo pensar de um puro Bruiser é o Conan.
Specialists são aqueles que ao invés do combate usam outras formas de resolver seus problemas, como furtividade, lábia, roubo, incriminação.
Spell Casters
Spell Casters usam suas magias e invocações para tudo em suas vidas, não confundam eles com apenas magos, existem diversas outras classes que também usam desta ideia básica.
Misturando e Experimentando
Com estes três tipos básicos é possível de se formar qualquer tipo de personagem com o sistema de 6 pontos. Pense em qualquer personagem e distribua estes seis pontos dependendo das características dele ou dela. Se pensarmos em Jedi eles seriam 4 de Bruiser e 2 de Spell Caster ( apenas um exemplo).
Agora que já sabemos qual sistema jogara e quais são os tipos básicos de personagens, tem que fazer uma pergunta para si, qual tipo de personagem você se vê jogando neste mundo. Se for jogar em um Vampire, qual dos clãs mais te atrai e qual a sua ideia dentro deste jogo. Se for um Lord of The Rings qual o papel que gostaria de ter dentro do mundo de Tolkien.
Não existe mal nenhum em ter inspiração nos seus personagens favoritos da ficção e do mundo real para jogar um RPG o que não pode acontecer é uma total cópia.
Terceiro Passo
A mentalidade Básica, ter uma ideia de como o seu Personagem se comporta e ainda mais importante como a personagem interagi e reage com o mundo a sua volta.
Para definir melhor a mentalidade da Personagem é necessário também pensar na sua classe, pois a classe dele também faz parte da sua personalidade, se seu Personagem se tornou um guerreiro pois sempre foi o mais forte entre todos da cidade da qual nasceu isso com certeza influenciaria o modo de pensar desta pessoa.
Podemos sempre nos basear nos clichês que o mago é um esnobe metido a mais inteligente do que realmente é, o bandido que quase nunca fala e apenas fica nos cantos sombrios.
Quarto Passo
A história do seu Personagem é o momento que se coloca em sintonia todos os outros tópicos de seu personagem, o mundo, a classe e a mentalidade. Como chegou ao ponto que esteja pronto para confrontar tudo a sua frente com uma consistência de pensamento.
Alguns tópicos são sempre apropriados para um herói, ele sempre passa por algum tipo de dificuldade e ou tragédia.
Um tipo de história que se deve ser evitada são aquelas que seu personagem aparentemente tem muito poder. Alguém que derrotou o necromante ou foi um grande general . Seria impossível de este personagem estar no inicio de sua aventura. O que temos que pensar é que a história deveria levar o personagem tem que estar pronto para iniciar a sua grande aventura é não já ter passado por ela.
Uma técnica que sempre uso para fazer as minhas histórias e de nunca pensar em algo muito complexo e sim sempre me foco em fazer pontos principais que contariam melhor sobre as ideias principais que gostaria no meu Personagem.
Estes são os passos básicos para Criar o seu Personagem de RPG.
Em breve mais como: Como alinhar a sua ficha e personagem e como criar grandes histórias para seu personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário