segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Jogadores e Narradores Extremistas com Sistemas Uma crítica Construtiva… Espero


Olá a todos, para quem já acompanha a página, blog e agora os vídeos sabe, ou pelo menos espero, que a maioria dos materiais que crio são voltados para a criatividade de narradores e jogadores, o nome da página é Ideias de Jogador, ainda que hoje em dia esteja muito mais voltada para narradores, a base é a IDEIA.

Venho de uma época que a internet não era tão popular para jogar e as mídias sociais também não agrupavam tantos jogadores, mas com uma explosão de jogadores e da internet para RPG comecei a ter contato com outros jogadores e narradores e o que pensei que fosse impossível aconteceu, pessoas envolvidas no mundo com a mente extremamente fechada, e não digo novatos que estão ainda descobrindo o jogo e tem aquele primeiro amor com o sistema que o introduziu para o RPG, e sim pessoas com grande experiência e conhecimento que batem o pé sobre coisas que me parecem apenas erradas.

Antes de começar quero dizer que esse Post é extremamente opinativo e não sou o dono da verdade e também não quero forçar nada na mente de ninguém e sim explorar um tipo de pensamento que tem se espalhado e que merece ser analisado. Ainda que ao final do Post a sua opinião é que estou totalmente errado, não tem nenhum problema, desejo o melhor para todos, não quero nenhum tipo de mega discussão sobre o que está errado ou certo no mundo do RPG, apenas mostrar meus pensamentos sobre alguns assuntos.


A Regra de Ouro e House Rules
 (Regras criadas por uma mesa e geralmente vão contra alguma coisa dentro do Sistema )

A maioria senão todos os sistemas de RPG tem algum tipo de esclarecimento sobre a Regra de Ouro, para mim isso é uma abertura e uma permissão dos criadores para criar o que quiser dentro do sistema para melhorar a minha experiência.

Um dos meus posts citou tal tópico e para minha surpresa algumas pessoas “acusaram” tal ponto como um sinal de fraqueza do sistema, que escritores e produtores fazem isso apenas para disfarçar as falhas do sistema.

A regra de ouro serve para adaptar qualquer coisa que não goste ou mudar regras que o narrador e jogadores como um grupo decidem mudar para que todos tenham uma experiência melhor.

Sem contar que RPG nasceu desses tipos de aberturas de regras, os criadores modificaram as regras de antigos jogos de guerra para serem pessoas aos invés de tropas, assim uma coisa levou a outra até termos um sistema, uma coisa levou a outra e outros sistemas foram criados e tenho certeza que durante a criação do sistema muitas regras foram quebradas e revisadas até chegarem em um ponto de equilíbrio. 

Ainda mais quando pensamos que muitos sistemas têm mais de uma edição, essas nascendo de ideias e revisões feitas pela comunidade, além de termos erratas e coisas simplesmente retiradas dos livros por conveniência ou por serem complicadas ou contra intuitivas a tal ponto que ninguém estava usando.

Com o tempo temos também materiais de apoio, que trazem outras regras e algumas vezes removendo outras.

O ponto é que RPG é a tentativa de criar um acumulado de regras para que um grupo de pessoas consigam introduzir as suas ideias e histórias em um mundo fantástico, regras não são leis e sim guias.


O Modo Correto de se Jogar

Respeitar as regras têm as suas vantagens, desde que não sejam levadas ao extremo, o que infelizmente não acontece com esse tópico.

Por algum motivo pessoas colocam em sua mente que cada Sistema tem apenas uma funcionalidade e tem apenas um meio de ser jogado, e que qualquer coisa fora do que eles interpretam como tal modo está completamente errado.

Isso vejo como uma falta de empatia de tais pessoas, quero sublinhar alguns exemplos que são recorrentes. DeD é apenas para aventureiros e derrotar monstros, Vampiro deve ser sempre sozinho e com medo de tudo, 3DeT para jogar algum anime.

Uma coisa não posso discutir, que os sistemas que disse e dei os exemplos, quem sabe não o 3DeT, são feitos com esse tipo de jogo em mente, os criadores de tais sistemas colocaram muito trabalho para fazer tais coisas funcionarem dentro de seus mundos, só que isso não significa que esse é o único modo de jogar tal sistema.

Nada nos impede de olhar para tais sistemas e ver uma oportunidade de fazer alguma modificações e transformar a ideia geral do jogo, ainda que levemente, um exemplo que vejo ser muito feito é com o vampiro a máscara, que as pessoas ficam realmente furiosas quando algum narrador diz que está tendo problemas para colocar o grupo junto ou fazer com que todos trabalhem em unidade, e vejo outros narradores e jogadores arremessando pedras em tais pessoas dizendo que estão jogando o RPG de modo errado e que deveriam mudar totalmente o que estão fazendo para ficar nos conformes do livro.

Esses narradores podem até ser experientes, mas podem estar tentando algo novo, pode estar lidando com jogadores novatos acostumados com outros sistemas, quer fazer uma nova experiência de jogo que não poderia com a base do jogo, cada jogo de RPG é único assim como as ideias e temas retratados neles.

Não é somente por estar certo faz as outras pessoas estarem erradas, os seres humanos não são uma ciência exata e não devem ser tratados como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário