Valkyrie Profile é um jogo de Playstation Um que usa a Mitologia Nórdica como base, sendo mais uma ideia secundaria em muitos pontos, e cria um jogo único pelo seu estilo, combate e história diferente ao mesmo tempo sendo familiar para a maioria dos jogadores o que faz a experiência nova e na zona de conforto, ainda assim é um grande jogo, que infelizmente nunca teve uma sequência que merecia, de qualquer forma aqui estão 5 Ideias de Valkyrie Profile para seu RPG:
Einherjar
Esses são os guerreiros e guerreiras de Odin, pessoas escolhidas por suas grandes habilidades em batalha, esses são os escolhidos do Deus dos Deuses para enfrentar a batalha final no Ragnarök junto com os outros deuses e criaturas, e tal obrigação é muito grande pois é uma batalha entre as criaturas mais poderosas em todo o universo, pelo menos aqueles contidos na mitologia nórdica.
E isso traz muito a mesa, em todos os sentidos, pois a quantidade de tempo entre a "arrecadação" da alma e da batalha final, então seus jogadores podem pensar nos mais variados tipos de personagens e os coloca juntos não é um problema, pois todos já morreram e agora são servos de Odin, podemos ter um soldado da grande guerra, um samurai e um viking no mesmo grupo, e todos falam a mesma língua e tem um objeto em comum.
Ainda pode permitir seres de mundos de fantasia e do futuro sem nenhum problema, pois temos a ideia do multiverso na mitologia, além de abrir o leque para qualquer tipo de personagens temos uma trama que unia todos, ainda que de primeira a trama pareça muito simples existem meios de a fazer mais interessante, mais sobre isso em outro tópico.
Isso se pararmos para pensar pode ser um pouco restrito, pois apenas aqueles escolhidos por Odin podem entrar para tal grupo, mas sempre podemos colocar a trama que Loki, que por algum motivo, conseguiu colocar um traidor entre os guerreiros divinos.
Também cuidando da ideia de muitos jogadores de fazerem a sua história de serem grandes guerreiros e ainda estão no nível um, pode dizer que os Einherjar são escolhidos pelo seu espírito de batalha, mas seus corpos e mentes são afetados por causa do processo de ser retirado do corpo, então não importa o quanto a personagem diz que foi poderosa durante a vida, agora sua alma está fora de seu corpo e precisa aprender novamente todos os golpes e recuperar a força de seus músculos.
Usei bastante a palavra guerreiro, mas não foque apenas naqueles que usam armas para combater seus inimigos, magos e outras classes que usam magias também são bem vistas em uma guerra, não podemos negar mais pessoas para combater seus inimigos.
E se não gostar da mitologia nórdica ou tiver problemas em ficar em sintonia com tal, sempre pode mudar de mitologia ou criar um panteão de deuses que quiser, nunca se prenda aos detalhes, mude o que precisar, afinal RPGs podem ser modificados para agradar cada grupo.
Limite de Tempo
O jogo Valkyrie Profile começa com Odin dizendo que todos os sinais para o Ragnarök estão acontecendo e agora estão juntando todas as forças para tentar deter o inimigo, e a sua missão é trazer guerreiros para a guerra, mas com o fins dos tempos batendo na sua porta não tem como enrolar por muito tempo.
O jogo se divide em períodos e capítulos, cada capítulo tem um certo número de períodos, e muitas coisas que faz no mapa gasta um período, como se concentrar para achar novos guerreiros, Dungeons, que precisa limpar para que a guerra fique mais fácil , encontrar Super Dungeons, chamadas de Caves of Oblivion, que são bem difíceis e que te recompensa com mais XP e talvez algumas armas, descansar para recuperar as energias também gasta energia, assim com explorar as cidades, o que é útil para pegar itens únicos.
Com todas as essas ideias e tanto a se fazer um sistema de períodos é uma grande ideia, pois em um jogo eletrônico, temos todo o tempo do mundo se quisermos refazer tudo basta reiniciar o nosso Save e agora temos a vantagem de saber o que fazer e o que não fazer, mas em um RPG comum ter tamanha escolha e saber que tudo o que faz tem o potencial de te deixar melhor ou acabar sem nada em mãos, isso dá uma pressão grande e rápida que decisões, ainda que podendo ser muito bem pensadas e demoradas precisam ser tomadas e quando tomadas aquele tempo ou período se foi.
O "segredo" para fazer isso realmente funcionar em seu mundo precisa oferecer aos jogadores muitas opções e cada opção dar abertura para mais de um caminho, isso toda vez que escolherem ir para uma Dungeon ou visitar uma cidade, assim sempre tem que pensarem sobre o que fazer e quais são as melhores coisas a se conquistarem e quais não valem o tempo deles.
Esse tipo de jogo, digamos mais extremo, pode acabar em um final ruim para seus jogadores, e a culpa pode ir para os dois lados na mente deles, o que também te abre uma oportunidade para fazer outro jogo que siga a história depois do Ragnarök, no qual eles podem ver tudo o que fizeram de bom tomar algum fruto e o que ignoraram se tornar macabro.
Claro que se tiver jogadores com foco e bom poder de decisão pode ter um jogo um tanto fácil ou médio o que pode ser bom pois, tem a ideia de recompensa por ser um bom jogador, que fica acima de ser alguém que entra na personagem e sim um jogador que conseguiu desvendar todos os mistérios e segredos do jogo.
As Aparências Enganam
Quando falamos em mitologia Nórdica ou na maioria das outras mitologias e cenários famosos a maioria das vezes nos já temos uma boa ideia de quem será o nosso vilão, já esperamos que alguns nomes e criaturas aparecem e quando o fizerem sabemos que causaram problemas e que aquele possivelmente será o vilão se não o Boss final.
A ideia aqui não é retirar tais personalidades de seus materiais e sim fazer algo a mais com eles e transmutar a história por de trás dos "bonzinhos" para algo diferente e mais intrigante no geral.
Na história do Valkyrie Odin consegue ser o mais forte por possuir um corpo diferente dos outros deuses, a história que conhecemos da mitologia é citada, mas é modificada de tal modo que fica na mesma linha ao mesmo tempo que diferente, esse é um exemplo que podemos tirar a linha que Odin ou qualquer outro Deus ou ser é do exato modo que aparecem em suas lendas originais, outro é o modo que fazem no jogo God of War, eles distorcem as mitologias para servir uma narrativa, e isso funciona muito bem, pois nos traz algo que somos familiares ao mesmo tempo que algo novo e único.
Desviando o comportamento e o passado desses seres faz com que seus jogadores fiquem intrigados e imersos no mundo e comecem a pensar o que mais é diferente em seu mundo e como podem tirar vantagens dessas mudanças, no jogo a Valkyrie consegue um novo corpo assim como Odin e isso a deixa em um nível de poder que ninguém pode compreender, algo muito maior do que todos esperavam.
Ainda que não mudem muito sobre a ideia do Loki eles mostram que qualquer mudança feita naquele ponto seria bem vista, nos dois exemplos tais mudanças servem para dar recursos e riqueza para o mundo do jogo, pois é colocado na nossa frente para dar uma desculpa, mas em um RPG de mesa essas mudanças não precisam ser apenas para servir a história o que não precisamos fazer, a ideia é de plantar algumas ou muitas sementes dentro do nosso mundo, se os jogadores seguirão tais coisas ou não é com eles, e com isso podem explorar diversas histórias e campanhas diferentes.
Muitos Lugares e Culturas
Não é anormal em JRPGs que tenhamos acesso as mais variadas localidades e culturas, parece que os desenvolvedores da época tinham algum tipo de regra de ter que colocar um estilo medieval europeu e outro oriental, talvez para agradar os seus dois públicos extremamente diferentes ou algum outros motivo que realmente não consigo entender e Valkyrie Profile não é uma exceção, a diferença aqui é que podemos ter uma grande desculpa para isso e muito mais.
Com a desculpa que os guerreiros podem vir dos mais diversos tempos e culturas diferentes os inimigos e localizações também podem seguir o mesmo design e ainda termos algo ainda maior.
Mesmo que utilizemos o tempo limitado ainda podemos ter viagens temporais entre tais lugares e muitos outros, fazer com que os inimigos e acontecimentos não estejam apenas focado no presente e sim também no passado os grupo teria que voltar no tempo para os localidades mais diferentes possíveis para conseguir derrotar os inimigos e ainda tendo espaço para desenvolver a história daqueles que vem de lugares e tempos diferentes.
E sim não quiser a ideia de viagem no tempo pode explorar o conceito de diferentes realidades e mundos, o que também fica muito mais no cânone do mundo nórdico, e nessas dimensões diferentes podem ter níveis de tecnologia diferente, sociedades que funcionam como da era das cavernas, outras que são totalmente dependente de magia ou da robótica, quando usamos um conceito tão poderoso quanto multiverso nos prender a pequenas variações do nosso mundo ou lugares onde a história aconteceu de modo diferente é praticamente um crime, melhor dizendo ter apenas esses tipos de dimensões diferentes é quase um crime, mas explorar um pouco mais o fantástico em cenários que nos permitem faz muito bem para narradores e jogadores.
A Morte não Precisa ser o Final
Em um jogo que o grupo serve diretamente um Deus ou Deuses e já não são mais feitos de carne e osso o conceito de morte final também não é algo comum, mas também não podemos dar carta branca para todos os jogadores cometerem suicídio o tempo todo para conseguir algum objetivo.
Para entender melhor essa ideia também quero explicar o sistema monetário do jogo, também existe pouco motivo para almas carregarem dinheiro, pois os itens mundanos já também não úteis e outras coisas que o dinheiro poderia comprar também são algo que as personagens não precisam se preocupar. Com isso as armas mais poderosas e itens de cura precisam ser comprados com Pontos de Divinação, que consegue ao agradar Odin ou sugar a energia de uma arma mágica.
E esses pontos em nossos RPGs poderia ser usado para comprar o "reviver" da personagem, desse modo não precisaria se preocupar com materiais e magias em um dia, apenas o preparo do grupo ou do indivíduo para ter pontos o suficiente para conseguir voltar a lutar.
Uma coisa que precisamos nos atentar é que na maioria das vezes conforme o preço dos itens que os jogadores precisam e que a guerra anda, possivelmente ele terá cada vez mais pontos de divinação o preço toda vez que compra uma ressurreição sobre, isso também cria a ideia que colocar de volta o espírito do guerreiro custa cada vez mais.
Essa é uma ideia que pode trazer uma grande liberdade para seus jogadores que precisam se preocupar com seus pontos ao mesmo tempo que os gastar para conseguir ficar mais poderosos para nunca ter que gastar tais pontos. Também não precisam se preocupar com alguém roubar o dinheiro deles, ou pelo menos alguém comum roubando tais pontos.
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