quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

5 Criaturas da Mitologia Japonesa para seu RPG


A Mitologia Japonesa é um ponto muito interessante, pois tem grande influência em alguns meios e alguns outros grupos esquecem de sua existência, talvez por preconceito ou por não aguentar mais aqueles amigos fãs da cultura japonesa que podem ser um tanto irritantes as vezes, ainda assim é uma cultura muito rica com uma Mitologia um tanto insana e por isso que quero apresentar 5 Ideias de Criaturas da Mitologia Japonesa para seu RPG:




Yamata no Orochi

O nome Yamata no Orochi era um " Grande Dragão de Oito Cabeças", e antes de querer argumentar que isso não é um dragão pelos mais variados motivos, temos que lembrar que dragões são criaturas mitológicas e que cada mito é diferente em muitos formatos e isso era considerado um dragão para mitologia da época.

O mito é que Yamata no Orochi foi criado pelos deuses como um instrumento de guerra ou uma consequência de uma guerra entre os deuses, que por algum motivo causava o desequilíbrio no mundo e por isso criava as mais variadas das criaturas no mundo. A serpente era gigantesca conseguindo cobrir vales e colinas com seu tamanho, e para ficar em paz a criatura exigia o sacrifício de oito virgens todos os anos.

Isso já nos dá grandes ideias sobre o comportamento e mentalidade da Serpente, temos um monstro que maligno de certa forma, pelo motivo de exigir sacrifícios todos os anos, ao mesmo tempo que tem desejos de controle sobre regiões, e nada nos impede de pensar que por causa desses tributos a serpente mantinha inimigos fora do território de uma ou mais vilas e poderia servir como a lei dentro desses lugares.

Então, podemos ter uma aventura que o grupo tem que derrotar o Dragão e ao fazer causam um verdadeiro caos em uma região, pois agora a lei está morta e invasores que ficavam longe por causa de seu protetor lançam ataques contra o território a procura de servir como o novo comandante do lugar.

Tal cenário é um dilema moral para todos na mesa, ainda que não de imediato, mas ao longo termo, pois ainda que uma criatura maligna deixava tudo em paz, de certa forma, e sem a presença de tal o mundo fica em caos, podendo causar conflitos e guerras entre todos.

Mas, a morte de Yamata no Orochi não deve ser sem as suas recompensas, na mitologia em sua morte o deus Susanoo achou a espada Kusanagi que tinha o poder de controlar o vento até certo ponto, o que pode ser uma variável dos poderes do Dragão também, o que também nos faz pensar que matar uma criatura e pegar o Loot é uma coisa que existe há muito mais tempo do que nos pensamos.


Se quiser ver mais sobre a espada Kusanagi e outras armas lendárias veja o Post que fiz sobre o assunto:






Gashadokuro

Mortos vivos são um tema comum em todos os lugares do mundo, a morte é algo que a humanidade sempre temeu e por isso cria alegorias para tal, ao mesmo tempo que religiões acalmam totalmente esse medo só que com isso se criam também lendas e histórias sobre tais criaturas.

O Gashadokuro é uma criatura que tem um conceito um tanto diferente, mesmo tendo muitas coisas que vemos em outras histórias, primeiro isso é criado quando pessoas famintas que morrem e são abandonadas ou seja não são dadas os ritos funerários necessários, isso faz com que a energia negativa da fome e do abandono tomem conta dos corpos e os erga como esqueletos gigantes.

Esse tipo de lenda é um ponto comum em toda a mitologia japonesa, enquanto no Ocidente temos maldições e "doenças" que passam de gerações ou fazem outros humanos se tornarem tais coisas, como vampiros ,lobisomens, e bruxas fazendo magias entre outras coisas que estamos acostumados, o Oriente, especialmente Japão a energia do mundo e como as pessoas e objetos são tratados podem ser as causas de muitos dos monstros.

Então quando temos corpos deixados sem nenhum cuidado a energia negativa, fome e ódio pela humanidade os faz transformar em um Gashadokuro, um esqueleto que é cinco vezes maior do que um humano comum e vaga pelo mundo durante a noite, o que faz durante o dia não é muito exato, mas se dermos características de fantasma para ele, mesmo não sendo incorpóreo, que durante o dia "não" existe.

Durante a noite a criatura busca por humanos, ele os mata e devora a sua carne, e seus ossos são armazenados na criatura, possivelmente a fazendo mais poderosa, ou pelo menos assim seria como faria se a colocasse no jogo, pois assim temos uma criatura que fica mais forte com o tempo, assim conforme os jogadores "enrolam" para chegar ao monstro eles podem esperar por uma grande surpresa.

A ideia também que quanto maior a quantidade de pessoas mortas sem serem enterradas maior seria a entidade, a lenda diz que eles não podem ser mortos e o que tem que ser feito é esperar que toda a energia negativa saia da criatura, mas, o que faria seria que os jogadores tivessem algum modo de retirar a energia negativa.

Sendo por armas especiais, técnicas que tem que aprender para lutar tais tipos de criaturas e em uma situação extrema fazer um ritual para drenar toda a energia negativa enquanto tem que enfrentar a criatura, ou seja sobreviver por um combate impossível de ser vencido.

Agora o que farão com toda a energia negativa armazenada ou se conseguem realmente se livrar dela, é uma história para outra missão.




Jorōgumo

Nem todos os inimigos são criaturas que causam destruição e caos por uma grande área, ainda que essa com as adaptações corretas podem fazer isso e ainda muito mais, a Jorōgumo é uma criatura que pode tanto ser muito poderosa quanto ficar escondida no meio de uma população para se alimentar com facilidade.

A Jorōgumo começa a sua vida como uma aranha chamada de Nephila, que é um tipo comum de aranha no Oriente, essa aranha ao chegar a idade de mais de quatrocentos anos tem que mudar de dieta, pequenos insetos já não são mais suficiente, agora precisa consumir carne humana para sobreviver, tal mudança podemos pensar que vem com o tempo e conforme a criatura cresce precisa consumir animais maiores e maiores e conforme escala a cadeia alimentar desenvolve seu corpo e seus poderes.

Pois, por algum motivo essa aranha desenvolve podere mágicos e metamórficos para chegar em seu objetivo final, novamente temos uma grande diferença de ideia que o Oriente nos oferece, pois como um mito nasce e a sua lenda está ligada a sua origem, país, cidade e cultura, por isso que muitas das lendas de outros países Orientais são insanas e estranhas, mas isso faz nossos jogos ficarem mais vivos e nos ajuda a retirar os estereótipos que esperamos de muitos jogos, ao mesmo tempo aprendemos mais e conhecimento é sempre bom.

De qualquer forma a Jorōgumo cresce de tamanho e consegue se transformar do torso para cima em uma bela mulher, o que podemos mudar para o corpo inteiro e dar a ela algumas formas diferentes, como de uma aranha comum para ficar fora da vista, de uma bela mulher para caçar, de uma aranha gigante e de uma forma híbrida que serve como forma de combate.

E a forma de uma bela mulher serve para que ela consiga se alimentar, pois a sua refeição favorita são homens jovens a busca de amor carnal. O método dela é seduzir homens e depois os prender com suas teias que são muito resistentes e injeta neles seu veneno que consome ossos e outros tecidos mais duros para que os consiga consumir com facilidade. Mas, nada a impede de consumir outros seres humanos com outros métodos se a necessidade surgir.

De quanto em quanto tempo ela precisa se alimentar também não é dito, mas é algo que podemos imaginar como um ser humano.

Outro poder é que ela pode controlar outras aranhas e fazer aranhas que cospem fogo para queimar a casa daqueles que se aproximam de descobrir o seu segredo.

Logo temos uma criatura que pode se esconder em uma cidade, tem grandes capacidade de combate, uma aparência inofensiva e um apetite voraz.




Amanozako

O Panteão Japonês é possivelmente o maior de todos, ainda que nem todos tenham nome ou realmente tenham alguma história existem como grandes forças que controlam ou têm domínio sobre algo, tenho que dizer isso pois Amanozako é um Deus que nasceu de outro e é dito em sua lenda que a sua raiva não poderia ser parada nem mesmo por todos os oito mil deuses no palácios dos céus, o que nos diz duas coisas, a primeira que é um deus muito capaz e que temos muito mais deuses que precisamos, o bom disso que podemos inventar quase qualquer coisa em nossas histórias, temos mais oito mil fichas em branco para inventar.

É um entidade maligna ou pelo menos com uma grande prazer em se intrometer nos assuntos dos humanos, é dito que ela frequentemente possui o coração dos humanos assim os fazendo agir de forma tola, gananciosa e orgulhosa, o que é perfeito para se fazer com um alguém da família real ou com grande influência para os humano, mas temos que prestar atenção que é dito que ela possui o coração da sua vítima, ela não toma controle total de um ser humano e sim transformá ou influência a personalidade dos seres humanos, então a possessão fica um pouco menos aparente e sim parece com uma mudança de personalidade, que pode ser causada por outros motivos.

A sua origem também é das mais estranhas, o deus Susanoo deixou a sua raiva e ferocidade se libertar dentro dele e aos poucos se concretizou em algo que ele não conseguia entender ou controlar, até o ponto que ele vomitou uma esfera de energia negativa, e tal se tornou Amanozako.

E por ser parte desse deus Guerreiro as suas habilidades de combate também são muito grandes, conseguindo quebrar a melhor das espadas com seus dentes e por ser um contrário de Susanoo  é capaz de controlar o ar, a tal ponto que se enfurecida conseguiria varrer mais de mil vilas com seus ventos poderosos.

Importante lembrar que ela é uma deusa fácil de se irritar, e sabendo o que pode acontecer quando isso fica brava é uma situação muito delicada, e por sua tendência de se envolver com mortais para tentar controlar a eles também sempre a deixa um passo de uma explosão de raiva, afinal, os humanos ainda que tentem muito dificilmente conseguiriam entender o que os deuses querem e quais são seus objetivos.

No final ela é um grande inimigo para tentar controlar grandes pessoas, aos poucos envenenando seus corações para tentar fazer as tramas, que nem sempre fazem sentido para humanos e por isso sua raiva será alta e rápida, e talvez tenham muitos tentando fazer com que ela se acalme para uma região ou Império ter paz.



Nekomata

O animal que a Internet mais gosta de ver e de compartilhar pode ser também um dos mais perigosos youkais nesta lista, tendo uma ideia similar com a Jorōgumo o Nekomata também é o fruto de um animal viver por muito tempo ou ficar preso por muito tempo.

Nessa situação temos duas possibilidades um Bakeneko e um Nekomata, o segundo caso o rabo do gato é muito mais longo e também o gato é muito maior no geral, a diferença entre os dois tipos é que a segunda variante é muito mais poderosa tendo controle sobre a necromancia, controle sobre o fogo e manipulação de humanos para causar caos.

O Nekomata também continua a crescer ou pode aumentar o seu tamanho para combater inimigos mais de perto, de certo que os seus dois rabos já são grandes pistas que aquele é um Nekomata.

Consigo ver esse monstro sendo usado com a sua variação menor dos Bakeneko para fazer um grupo malicioso que afeta uma cidade, também daria um poder que eles pudessem se disfarçar com maior facilidade entre os humanos, podendo tomar quase qualquer forma que quiser, a lenda nos dá apenas as formas de outros grandes felinos.

O que também não é ruim, podendo ser usado para encontros aleatórios mais poderoso do que o normal, o habitat que escolhe depende do tipo de felino que se transmuta.

Mas, se for pela ideia de uma grande cidade ter poderes se transformar em um humano e um gato comum é muito útil, e em uma grande cidade o que não falta são corpos para seus poderes de necromancia e fogo é sempre eficaz.

Também pode ser usado como o foco de uma investigação, um gato caseiro de alguém que está fora de qualquer suspeita, é na verdade o verdadeiro culpado de uma série de crimes, o que pode vir como uma grande surpresa ou uma total insanidade de sua parte, a diferença entre os dois são as pistas que dá para os seus jogadores.

A Mitologia Japonesa é um grade tópico que com certeza farei algum outro Post no futuro, então se não quiser perder esse e outros Posts de um like no facebook, todas as quartas e sábados temos materiais de RPG e aos Domingos Vídeos do Vampiro V5


https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark




Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos

https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal





Todos os Posts do Blog Sob Monstros

Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.




Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG










Nenhum comentário:

Postar um comentário