Armas são símbolos de poder e por isso são cobiçadas por muitos, pelos mais diversos dos motivos, derrotar um inimigo, ganhar algum reino, ganancia, um mito, entre outros. Além disso muitas armas tem lendas por de trás delas que fazem a possessão de tais uma aventura e um ganho por si, muitas histórias épicas são centradas em tais objetos ou pelos menos tem grande importância narrativa para tais por isso aqui estão 5 Ideias de Armas Lendárias para seu RPG:
Importante: Esse post são de Ideias, não os mais poderosos ou famosos apenas Ideias para inspiração. E que armas também são um conceito de poder então tendo várias formas.
Excalibur
A lenda do Rei Arthur e da Távola Redonda é de conhecimento da maioria senão todas as pessoas, e por se tratar de uma história antiga existem muitos aspectos, digamos sombrios e também estranhos, para os nossos tempos, ainda que podemos ver alguns desses na nossa mídia atual, como o de relacionamento entre irmãos e terem filhos, a diferença é que isso entra em um ciclo de morte e de guerra por poder entre a família, a história é muito mais centrada nesse confronto.
A Excalibur em si tem duas grandes importâncias na lenda, a primeira é que aquele que conseguir retirar a espada da pedra teria o direito de comandar a Bretanha, e isso é um grande aspecto, pois nesses tempos o direito de controlar a terra era exclusivamente para alguém que tinha sangue nobre, ou que pelo menos tivesse os certificados para tal, ainda que falsos, claro que se trata de uma lenda e temos que acompanhar as ideias dessa e não pensar muito nisso, ainda assim é um símbolo de poder, imagine a situação que existe uma família real e tal arma e todos acreditam em tal lenda quais seriam as consequências disso? A realeza possivelmente esconderia ou negaria acesso a todos para chegar perto da arma.
Agora se o governo foi corrupto ou maligno de qualquer forma as pessoas forçariam tal lenda com ainda mais fervor, e tudo isso já é uma história em si. Retirar a Excalibur da rocha uma história totalmente diferente, pois se seus jogadores forem apressados tentaram invadir o castelo e tentar tirar a espada sem nenhum sucesso o que causa grandes problemas para eles.
Mas, se eles fizerem a pesquisa pode encontrar os meios para retirar a arma, e agora temos duas grandes quests para o seu jogo. O gancho para tais Questões é uma venda fácil para seu jogo, pois a arma é uma Lenda e qualquer guerreiro ou qualquer um que possa usar uma espada terá seus olhos no objeto, por ser uma grande arma e também por dar direitos de governar um reino, a ganância de nossos jogadores nunca pode ser subestimada, prometa poder e eles correram atrás de tal.
A segunda parte da lenda é que a Excalibur pode cortar pelo metal, o que é extremamente poderoso, em termos de jogo pode fazer com que toda vez que tiver uma rolagem com a arma pode diminuir a armadura para o resultado ou alguma outra coisa que seja forte, mas não quebra o jogo. Podem ficar um pouco desapontado com os resultados, se isso acontecer pode ter a lenda que a espada tem que chegar em seu potencial final por outros meios, e agora tem três missões para eles, tudo isso com apenas uma arma no mundo.
Kusanagi
De um continente para o outro temos a espada Kusanagi que tem algumas similaridades com a Excalibur, só que um toque mais divino em sua ideia, seria muito mais do que uma lenda e sim uma mistura entre a história e lendas que foi muito melhor documentada.
Só que antes de falarmos sobre a lenda e arma quero chamar atenção para o "design" da arma ( Mostrada acima) que é extremamente diferente de uma espada japonesa que todos estamos acostumadas, sendo a mais tradicional a katana, isso mostra o quão antiga essa arma é, e por isso seu mito e histórias podem ser totalmente falsas e como pode ter evoluído com o tempo.
A lenda é que o deus Susanoo prendeu a grande Serpente Dragão de oito cabeças Yamata no Orochi, ele o fez ao enganar o monstro com oito grandes potes de sake e prendendo cada cabeça em uma armadilha e então cortando uma de cada vez, ao derrotar o monstro encontrou a arma na Serpent , Loot já existia. Depois disso foi dada a outro Deus como presente como desculpa por erros antigos, esse deus seria Amaterasu.
Uma coisa a se saber que Amaterasu é a entidade principal na religião Shinto, por isso as armas foram para a família Imperial e acabou nas mãos de Yamato Takeru que descobriu que a arma tinha o poder de controlar os ventos, até certo pontos, e com seus talentos naturais com o fogo combinava os dois aspectos para fazer ataques mortais.
Nos dias de hoje tal artefato junto com os dois outros mostrados na imagem são parte do relicário Shinto / Imperial e não estão a mostra e sua exata localização é um semi segredo, pois dizem que está em um Templo que ninguém pode acessar.
Essa arma assim como as outras relíquias podem ter grandes poderes e também importância social, e temos que pensar o motivo que estão escondidas, no mundo de fantasia, são realmente perigosas, tem tantos poderes, ou será tudo uma mentira?
Afinal agora entramos na área da religião, que é muito perigosa, pois tais artefatos são acima de tudo sagrados para um povo todo, roubar ou ter tais artefatos em sua posse pode causar grandes mudanças em uma grande região, mesmo que esteja fazendo isso para o bem melhor tem agora pedaços sagrados de uma religião em suas mãos.
Olá, se está gostando do Post de uma força para a página e dê um like no Face, obrigado.
https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark
O Um Anel
Nem todas as armas cortam ou são de origem bondosa ou pelo menos divina boa, O Um Anel é a maior prova disso. Os reais poderes desse e quais são as extensões de sua utilidade fora da mão do seu Mestre, a ideia geral é que ele poderia melhorar as habilidades naturais do usurário, por isso os Hobbits conseguiam se tornar invisíveis ao colocar o anel, mesmo que no início do filme mostre um homem fazendo o mesmo, mas isso é questionável dentro dos livros.
O grande problema em discutir as verdadeiras habilidades do objeto com a maioria das pessoas é que muitos jogadores tem a ideia que qualquer item mágico tem status e efeitos bem estabelecidos, e também é um peixe fora d'água dentro do mundo de Tolkien, pois esse criou um mundo rico que tudo tem uma explicação e efeitos lógicos dentro do mundo, quase tudo, uma das exceções o Um Anel.
Isso é chamado de Soft Magic, ou mágica macia, que é um termo que descreve a mágica como algo que mesmo que praticada nunca foi ou será totalmente explicada, assim como seus efeitos, limites e parâmetros, e sobre tais regras que o Um Anel age, as regras nunca são totalmente explicadas assim como seus poderes, a única coisa que realmente podemos dizer sobre tal é que corrompe o coração de qualquer criatura, até mesmo dos Hobbits, mesmo que tome muito mais tempo para fazer tal.
E essa é a única regra que precisamos prestar atenção aqui, imagine um item que tem a capacidade corromper pessoas e as outras raças aos poucos, e todos lutam pelo controle de tal objeto, mesmo sabendo que é algo de origem maligna, a presença do Um Anel afeta a todos em uma área, novamente nunca explicada, o que é bom pois podemos ir o quão longe precisarmos ou quisermos.
Se deixado nas mãos de humanos comuns e elfos pode causar a destruição de uma sociedade se conseguir chegar às mãos de um rei / rainha / governante. Pois tal corrupção é total, a pessoa toma "parte" da personalidade de Sauron, tornando-se um governante imperialista que visa apenas a destruição de todos os povos. Ou pelo menos é assim que eu vejo.
Até mesmo Galadriel, uma das mais poderosas elfas, se não a mais, que sabe muito bem da malícia e dos planos do Inimigo quando tentada pelo Um Anel mostra uma crueldade nunca vista antes, mesmo que tenha conseguido se controlar, mostra o quão rápido e drástica pode ser a mudança no caráter de um ser perto do Um Anel.
A Foice de Cronus
Armas usadas por Deuses são um tema comum em todas as mitologias e ainda assim uma arma que é capaz de matar outros seres divinos é algo que é raro e de extremo poder, mas se estiver se perguntando quem é Cronus e de onde vem tal história vamos a um pequeno resumo.
Cronus é o filho de Uranus, Uranus sendo o céu na mitologia grega, essa representação grega do céu ou seja de tudo que está sobre as cabeças de todos, o seu filho Cronus é um Titã, mais específico do tempo, o que confunde muitas pessoas é a falta do termo "Deuses" quando falamos dessas lendas, Cronus foi o pai de todos os Deuses, mas a sua "raça" seria de Titã, mas é fácil de pensar em Castas divinas com nomes diferentes.
De qualquer forma Uranus governava a terra ( Gaia ) e os Céus sem ninguém para se opor contra ele, a sua tirania era suprema e todos filhos que tinha com Gaia era aprisionados na própria mãe, cansada da dor fez uma foice feita de diamante e a deu a Cronus que castrou o seu pai e o matou no processo. Depois da derrota dos Titãs os Deuses jogaram a arma no oceano que se tornou uma ilha.
Então temos uma arma capaz de matar deuses, com certa facilidade, que foi jogada no mundo e "tornou-se" uma ilha, podemos imaginar que está na ilha ou a energia da arma se tornou o lugar e pode existir um modo de retornar a sua forma original.
Isso também cria grande tensão entre os deuses, pois existe no mundo algo capaz de matar a eles, e geralmente aqueles que tem tamanho poder o maior medo é de perder tal, o motivo da arma ser jogada na terra pode ter sido um acidente ou uma disputa entre os Deuses para retirar tal arma da Dimensão deles e na época ainda não existiam os mortais e agora a arma mais poderosa entre eles está no alcance das criaturas menos poderosas.
Crimson Stone / Pedra Filosofal
Esses dois itens possuem a mesma ideia, mas foi a Crimson Stone que me deu a ideia original desse post então acho justo a colocar junto com o objeto que inspirou a criação de tal.
De qualquer forma esses dois itens tem a ideia de aumentar os poderes mágicos daqueles que os carregam, a Crimson Stone transformando o usuário em um vampiro e retirando toda a humanidade deste ao mesmo tempo que dando novos e grandes poderes para tal e a Pedra Filosofal amplificando os poderes mágicos já existentes.
A semelhança é que ambos precisam de grandes sacrifícios para serem terminados, e quando digo sacrifícios digo morte de uma ou mais pessoas, muitas geralmente, a Crimson Stone para ser completa precisa da "alma" ou da essência de um vampiro poderoso para ser completa, então precisamos de um mortal forte o suficiente para matar um vampiro poderoso e completar o ritual para conseguir tamanho poder.
Já a Pedra Filosofal é mais aberta para interpretação, a ideia da pedra já apareceu em outras mídias o que faz muitas pessoas, por algum motivo, achar que o que viu em um filme ou série é a verdade sobre o artefato, a ideia original é que tal objeto seria usado em alquimia e poderia transformar chumbo, ou algum outro material em ouro, a lenda ganhou grande força por causa de Nicolas Flamel que ficou muito rico e escrevia sobre alquimia, o que temos que entender que o termo alquimia era na verdade uma tentativa muito crua de ciência, era na verdade uma mistura entre a ciência e o misticismo, mas muitas das práticas e formular serviram de base para coisas mais "úteis" e reais.
Conforme o mundo ficou mais racional, ainda que não pareça, a Pedra Filosofal virou um mito, uma linda e por isso a associação com obras de fantasia, e são nesses mundos que vemos a ideia de poder ampliar os poderes mágicos das pessoas, a morte ou sacrifício das pessoas possivelmente vem do mesmo lugar da lenda, pois tais práticas poderiam ser consideradas erradas, na visão de uma certa religião, que na época considerava qualquer tipo de conhecimento uma afronta a Deus e provavelmente por isso a fama de ter que fazer sacrifícios humanos para conseguir conhecimento.
Mesmo assim sim isso coloca um grande problema moral que podemos usar facilmente em nossos jogos, a proposta de grande poder em troca de ter que sacrificar algo, não necessariamente pessoas e sim algo que amem ou até mesmo parte deles, como a humanidade no caso da Crimson Stone.
Claro que isso não é tão simples, tal escolha é melhor aplicada quando ao final de uma grande busca, ao final de algum tipo de campanha média ou de um grande arco de personagem, oferecer a ideia para que todos ou uma personagem tenha aquilo em mente, não algo que possam fazer de imediato e sim que é possível de se fazer, ter aquela tentação deixada no ar...
Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos
https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal
Todos os Posts do Blog Sob Monstros
Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.
Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG
Excalibur
A lenda do Rei Arthur e da Távola Redonda é de conhecimento da maioria senão todas as pessoas, e por se tratar de uma história antiga existem muitos aspectos, digamos sombrios e também estranhos, para os nossos tempos, ainda que podemos ver alguns desses na nossa mídia atual, como o de relacionamento entre irmãos e terem filhos, a diferença é que isso entra em um ciclo de morte e de guerra por poder entre a família, a história é muito mais centrada nesse confronto.
A Excalibur em si tem duas grandes importâncias na lenda, a primeira é que aquele que conseguir retirar a espada da pedra teria o direito de comandar a Bretanha, e isso é um grande aspecto, pois nesses tempos o direito de controlar a terra era exclusivamente para alguém que tinha sangue nobre, ou que pelo menos tivesse os certificados para tal, ainda que falsos, claro que se trata de uma lenda e temos que acompanhar as ideias dessa e não pensar muito nisso, ainda assim é um símbolo de poder, imagine a situação que existe uma família real e tal arma e todos acreditam em tal lenda quais seriam as consequências disso? A realeza possivelmente esconderia ou negaria acesso a todos para chegar perto da arma.
Agora se o governo foi corrupto ou maligno de qualquer forma as pessoas forçariam tal lenda com ainda mais fervor, e tudo isso já é uma história em si. Retirar a Excalibur da rocha uma história totalmente diferente, pois se seus jogadores forem apressados tentaram invadir o castelo e tentar tirar a espada sem nenhum sucesso o que causa grandes problemas para eles.
Mas, se eles fizerem a pesquisa pode encontrar os meios para retirar a arma, e agora temos duas grandes quests para o seu jogo. O gancho para tais Questões é uma venda fácil para seu jogo, pois a arma é uma Lenda e qualquer guerreiro ou qualquer um que possa usar uma espada terá seus olhos no objeto, por ser uma grande arma e também por dar direitos de governar um reino, a ganância de nossos jogadores nunca pode ser subestimada, prometa poder e eles correram atrás de tal.
A segunda parte da lenda é que a Excalibur pode cortar pelo metal, o que é extremamente poderoso, em termos de jogo pode fazer com que toda vez que tiver uma rolagem com a arma pode diminuir a armadura para o resultado ou alguma outra coisa que seja forte, mas não quebra o jogo. Podem ficar um pouco desapontado com os resultados, se isso acontecer pode ter a lenda que a espada tem que chegar em seu potencial final por outros meios, e agora tem três missões para eles, tudo isso com apenas uma arma no mundo.
Kusanagi
De um continente para o outro temos a espada Kusanagi que tem algumas similaridades com a Excalibur, só que um toque mais divino em sua ideia, seria muito mais do que uma lenda e sim uma mistura entre a história e lendas que foi muito melhor documentada.
Só que antes de falarmos sobre a lenda e arma quero chamar atenção para o "design" da arma ( Mostrada acima) que é extremamente diferente de uma espada japonesa que todos estamos acostumadas, sendo a mais tradicional a katana, isso mostra o quão antiga essa arma é, e por isso seu mito e histórias podem ser totalmente falsas e como pode ter evoluído com o tempo.
A lenda é que o deus Susanoo prendeu a grande Serpente Dragão de oito cabeças Yamata no Orochi, ele o fez ao enganar o monstro com oito grandes potes de sake e prendendo cada cabeça em uma armadilha e então cortando uma de cada vez, ao derrotar o monstro encontrou a arma na Serpent , Loot já existia. Depois disso foi dada a outro Deus como presente como desculpa por erros antigos, esse deus seria Amaterasu.
Uma coisa a se saber que Amaterasu é a entidade principal na religião Shinto, por isso as armas foram para a família Imperial e acabou nas mãos de Yamato Takeru que descobriu que a arma tinha o poder de controlar os ventos, até certo pontos, e com seus talentos naturais com o fogo combinava os dois aspectos para fazer ataques mortais.
Nos dias de hoje tal artefato junto com os dois outros mostrados na imagem são parte do relicário Shinto / Imperial e não estão a mostra e sua exata localização é um semi segredo, pois dizem que está em um Templo que ninguém pode acessar.
Essa arma assim como as outras relíquias podem ter grandes poderes e também importância social, e temos que pensar o motivo que estão escondidas, no mundo de fantasia, são realmente perigosas, tem tantos poderes, ou será tudo uma mentira?
Afinal agora entramos na área da religião, que é muito perigosa, pois tais artefatos são acima de tudo sagrados para um povo todo, roubar ou ter tais artefatos em sua posse pode causar grandes mudanças em uma grande região, mesmo que esteja fazendo isso para o bem melhor tem agora pedaços sagrados de uma religião em suas mãos.
Olá, se está gostando do Post de uma força para a página e dê um like no Face, obrigado.
https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark
O Um Anel
Nem todas as armas cortam ou são de origem bondosa ou pelo menos divina boa, O Um Anel é a maior prova disso. Os reais poderes desse e quais são as extensões de sua utilidade fora da mão do seu Mestre, a ideia geral é que ele poderia melhorar as habilidades naturais do usurário, por isso os Hobbits conseguiam se tornar invisíveis ao colocar o anel, mesmo que no início do filme mostre um homem fazendo o mesmo, mas isso é questionável dentro dos livros.
O grande problema em discutir as verdadeiras habilidades do objeto com a maioria das pessoas é que muitos jogadores tem a ideia que qualquer item mágico tem status e efeitos bem estabelecidos, e também é um peixe fora d'água dentro do mundo de Tolkien, pois esse criou um mundo rico que tudo tem uma explicação e efeitos lógicos dentro do mundo, quase tudo, uma das exceções o Um Anel.
Isso é chamado de Soft Magic, ou mágica macia, que é um termo que descreve a mágica como algo que mesmo que praticada nunca foi ou será totalmente explicada, assim como seus efeitos, limites e parâmetros, e sobre tais regras que o Um Anel age, as regras nunca são totalmente explicadas assim como seus poderes, a única coisa que realmente podemos dizer sobre tal é que corrompe o coração de qualquer criatura, até mesmo dos Hobbits, mesmo que tome muito mais tempo para fazer tal.
E essa é a única regra que precisamos prestar atenção aqui, imagine um item que tem a capacidade corromper pessoas e as outras raças aos poucos, e todos lutam pelo controle de tal objeto, mesmo sabendo que é algo de origem maligna, a presença do Um Anel afeta a todos em uma área, novamente nunca explicada, o que é bom pois podemos ir o quão longe precisarmos ou quisermos.
Se deixado nas mãos de humanos comuns e elfos pode causar a destruição de uma sociedade se conseguir chegar às mãos de um rei / rainha / governante. Pois tal corrupção é total, a pessoa toma "parte" da personalidade de Sauron, tornando-se um governante imperialista que visa apenas a destruição de todos os povos. Ou pelo menos é assim que eu vejo.
Até mesmo Galadriel, uma das mais poderosas elfas, se não a mais, que sabe muito bem da malícia e dos planos do Inimigo quando tentada pelo Um Anel mostra uma crueldade nunca vista antes, mesmo que tenha conseguido se controlar, mostra o quão rápido e drástica pode ser a mudança no caráter de um ser perto do Um Anel.
A Foice de Cronus
Armas usadas por Deuses são um tema comum em todas as mitologias e ainda assim uma arma que é capaz de matar outros seres divinos é algo que é raro e de extremo poder, mas se estiver se perguntando quem é Cronus e de onde vem tal história vamos a um pequeno resumo.
Cronus é o filho de Uranus, Uranus sendo o céu na mitologia grega, essa representação grega do céu ou seja de tudo que está sobre as cabeças de todos, o seu filho Cronus é um Titã, mais específico do tempo, o que confunde muitas pessoas é a falta do termo "Deuses" quando falamos dessas lendas, Cronus foi o pai de todos os Deuses, mas a sua "raça" seria de Titã, mas é fácil de pensar em Castas divinas com nomes diferentes.
De qualquer forma Uranus governava a terra ( Gaia ) e os Céus sem ninguém para se opor contra ele, a sua tirania era suprema e todos filhos que tinha com Gaia era aprisionados na própria mãe, cansada da dor fez uma foice feita de diamante e a deu a Cronus que castrou o seu pai e o matou no processo. Depois da derrota dos Titãs os Deuses jogaram a arma no oceano que se tornou uma ilha.
Então temos uma arma capaz de matar deuses, com certa facilidade, que foi jogada no mundo e "tornou-se" uma ilha, podemos imaginar que está na ilha ou a energia da arma se tornou o lugar e pode existir um modo de retornar a sua forma original.
Isso também cria grande tensão entre os deuses, pois existe no mundo algo capaz de matar a eles, e geralmente aqueles que tem tamanho poder o maior medo é de perder tal, o motivo da arma ser jogada na terra pode ter sido um acidente ou uma disputa entre os Deuses para retirar tal arma da Dimensão deles e na época ainda não existiam os mortais e agora a arma mais poderosa entre eles está no alcance das criaturas menos poderosas.
Crimson Stone / Pedra Filosofal
Esses dois itens possuem a mesma ideia, mas foi a Crimson Stone que me deu a ideia original desse post então acho justo a colocar junto com o objeto que inspirou a criação de tal.
De qualquer forma esses dois itens tem a ideia de aumentar os poderes mágicos daqueles que os carregam, a Crimson Stone transformando o usuário em um vampiro e retirando toda a humanidade deste ao mesmo tempo que dando novos e grandes poderes para tal e a Pedra Filosofal amplificando os poderes mágicos já existentes.
A semelhança é que ambos precisam de grandes sacrifícios para serem terminados, e quando digo sacrifícios digo morte de uma ou mais pessoas, muitas geralmente, a Crimson Stone para ser completa precisa da "alma" ou da essência de um vampiro poderoso para ser completa, então precisamos de um mortal forte o suficiente para matar um vampiro poderoso e completar o ritual para conseguir tamanho poder.
Já a Pedra Filosofal é mais aberta para interpretação, a ideia da pedra já apareceu em outras mídias o que faz muitas pessoas, por algum motivo, achar que o que viu em um filme ou série é a verdade sobre o artefato, a ideia original é que tal objeto seria usado em alquimia e poderia transformar chumbo, ou algum outro material em ouro, a lenda ganhou grande força por causa de Nicolas Flamel que ficou muito rico e escrevia sobre alquimia, o que temos que entender que o termo alquimia era na verdade uma tentativa muito crua de ciência, era na verdade uma mistura entre a ciência e o misticismo, mas muitas das práticas e formular serviram de base para coisas mais "úteis" e reais.
Conforme o mundo ficou mais racional, ainda que não pareça, a Pedra Filosofal virou um mito, uma linda e por isso a associação com obras de fantasia, e são nesses mundos que vemos a ideia de poder ampliar os poderes mágicos das pessoas, a morte ou sacrifício das pessoas possivelmente vem do mesmo lugar da lenda, pois tais práticas poderiam ser consideradas erradas, na visão de uma certa religião, que na época considerava qualquer tipo de conhecimento uma afronta a Deus e provavelmente por isso a fama de ter que fazer sacrifícios humanos para conseguir conhecimento.
Mesmo assim sim isso coloca um grande problema moral que podemos usar facilmente em nossos jogos, a proposta de grande poder em troca de ter que sacrificar algo, não necessariamente pessoas e sim algo que amem ou até mesmo parte deles, como a humanidade no caso da Crimson Stone.
Claro que isso não é tão simples, tal escolha é melhor aplicada quando ao final de uma grande busca, ao final de algum tipo de campanha média ou de um grande arco de personagem, oferecer a ideia para que todos ou uma personagem tenha aquilo em mente, não algo que possam fazer de imediato e sim que é possível de se fazer, ter aquela tentação deixada no ar...
Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos
https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal
Todos os Posts do Blog Sob Monstros
Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.
Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário