sábado, 14 de dezembro de 2019

5 Dragões Mitológicos para seu RPG


Poucas criaturas inflamam a imaginação das pessoas mais do que os Dragões, prova disso é a existência de tais criaturas, de alguma forma ou de outra em muitas civilizações ao redor do mundo, sendo presente em todos os continentes, cada um com suas ideias e representações de tais criaturas, muitos jogos tomaram inspiração desses para criar seus Dragões, mas quando vemos uma inspiração alguma coisa se perde no meio do caminho, por isso é sempre bom dar uma olhada nos "originais" para termos ideias diferentes e representações únicas de tais seres, então aqui estão 5 Dragões Mitológicos para seu RPG.

Extremamente Importante: Essa não é uma lista dos melhores, mais famosos, mais poderosos ou qualquer coisa assim, é uma lista de ideias e com um tema tão grande e apenas 5 tópicos é impossível de cobrir tudo, então dado tempo farei outras listas para cobrir ainda mais desses, caso tenha alguma sugestão deixe nos comentários, obrigado e boa leitura.



Segundo Aviso:  Dragões da Mitologia não obedecem necessariamente a regra que as pessoas "impõem" para dragões que seria o tipo Europeu Ocidental, todos são de culturas antigas e são de categoria pela história e pelos seus, afinal a Palavra Dragão vem da do Grego / Latim Serpente gigante.


Quetzalcoatl



Quetzalcoatl é um Dragão divindade das culturas mesoamericanas, nessas culturas ele é extremamente importante pois tem grande benevolência para com os humanos, em tais é o patrono de do amanhecer, dos comerciantes, das artes, artesanato e conhecimento, e seus presentes para a humanidades são, a invenção dos livros e do calendário, o doador de milho, milho parece algo estranho, mas temos que lembrar que tais culturas eram "dependentes" do cereal para pode se alimentar, assim como no japão o arroz é tão importante.

Com tudo isso podemos ver que é um ser de extrema inteligência e grande coração para com os humanos, mas temos que lembrar que se é bom para uma raça , talvez, somente talvez não goste das outras raças existem e com tamanha inteligência pode ser um perigo para os outros, afinal o inimigo da raça que ama sempre é um problema.

Em sua base é o Deus dos ventos, que novamente é uma habilidade que muitos ignoram pensando que ventos são fracos, pensamos isso por não prestarmos atenção a muita coisa a nossa volta. Os ventos são responsáveis por trazer e levar das chuvas, e uma civilização sem chuva tem grandes problemas, furacões e tornados são forças da natureza que quando acontecem são totalmente devastadoras.

Nas Mitologias ele não tem controle direto sobre as chuvas e outros efeitos climáticos esses são divididos entre os seus irmãos, ainda assim nada te impede de modificar qualquer coisa para a sua campanha e o dar o comando direto dos outros efeitos para ele, o tornando uma força ainda maior do que já era.

Tem em sua possessão uma joia conhecida como Ehecaicozcatl que poderia ser um artefato em seu jogo para ter um pequeno controle sobre os ventos e talvez dos outros efeitos climáticos, podendo também ser usada por NPCs para causar grandes estragos e Quetzalcoatl estar realmente nervoso com toda a situação e quando os jogadores colocarem suas mãos no artefato agora tem uma grande escolha para ser feita.

Mesmo sendo um dragão em essência pelas artes antigas do ser podemos pensar que ele tem o poder de se transformar em outras criaturas, mas sempre mantendo alguma relação com a sua forma draconiana, esse podendo ser apenas avatares de sua forma verdadeira e sua verdadeira forma sendo a do grande dragão voa pelas estrelas, não pelos céus e sim acima disso nunca podendo ser visto a olhos nus.



Bahamut

Para aqueles mais familiares com Final Fantasy, Dungeon and Dragons e outras mídias mais modernas o nome é com certeza mais familiar, mas o nome e o ser que pensamos não casam perfeitamente.

O nome Bahamut vem da mitologia árabe onde ele é um grande grande peixe que tem em cima dele um grande touro que suportam a terra, ainda que na forma de um grande peixe é um ser muito importante para toda essa mitologia.

A figura que nos conhecemos como Bahamut é causada por anos e anos de interpretações e modificações em seu mito e também em sua aparência, o que é extremamente interessante e um ponto a ser levado em consideração para nossos RPGs e para a criação de mundos para aqueles que gostam de criar histórias e ficções, esse ponto é que um mito é algo mutável, ainda que tenha a sua forma escrita e estabelecida em uma religião o tempo, traduções e imaginação faz com que as coisas mudem, palavras perdem o seu sentido original e se tornam ideias completamente diferentes.

Levar esse tipo de ideia para seus mundos é algo muito bom, dá um nível de descoberta em camadas, as pessoas sempre se questionam se o que estão ouvindo e lendo é a realidade ou apenas uma interpretação de uma pessoa ou povo.

De qualquer forma o Bahamut atual é conhecido como o Rei dos dragões e um ser bondoso e justo, tendo o status de divindade o seu poder é gigantesco, e mesmo sendo um dragão não tem um elemento diretamente ligado a ele, pois é o que a maioria pensa quando falamos de tais criaturas é o seu elemento. Ele geralmente tem um ataque não elemental o que o tira da ideia que pode o atacar com o elemento contrário para maior dano.

Mas, nada impede de pegarmos inspiração do Dark Bahamut, para o fazer o oposto do que é o tornando um deus maligno e injusto, trocando também seus poderes não elementais para Dark, e agora o Rei dos Dragões é um inimigo a ser derrotado ou pelo menos não o deixar entrar no mundo dos mortais.


Olá, se está gostando do Post de uma força para a página e dê um like no Face, obrigado.




https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark




Zirnitra

A imagem e nome não ligam, mas isso é devido a falta de informação e imagens que podemos encontrar sobre tal Dragão, vindo da mitologia eslava Zirnitra é um que começa a obedecer a "regra" que estamos acostumados, primeiro é uma entidade maligna naturalmente, não precisamos corromper o mito para conseguir um vilão, tem armas a arma de bafo de fogo, é capaz de fazer magias, ainda que na mitologia em geral magia não é vista como pensamos hoje em dia, o que estaria mais ligado ao efeito de D&D 5e que quando um monstro tem seu lar em algum lugar a atmosfera é diferente e pode causar problemas para todos em volta, onde fica diferente, com certeza para o melhor é a quantidade de cabeças, pois Dragões Eslavos têm a ideia de ter várias cabeças, como uma Hidra, que basicamente é uma variação de dragão.


Ainda que de origem Eslava o nome é baseado em outra língua, isso mostra a guerra entre os eslavos e esse outro reino e o quanto isso foi importante para toda a sociedade a tal ponto de criar o mito de um grande monstro para simbolizar todas aquelas pessoas que eles não gostavam, esse é um processo simbólico que em um mundo de RPG se torna literal, imagine uma guerra que acontece por tanto tempo que ninguém mais se lembra o motivo e de tal confronto nasce uma criatura como essa, alimentada pelo ódio e pelas mortes de milhares ou milhões de seres nasce e agora esses são as únicas coisas que sabe fazer em sua existência.

Mesmo que  em um nível de poder menor do que os outros dois dessa lista temos que imaginar tal criatura indo contra soldados do nosso mundo, sem nenhuma magia ou acesso às coisas que geralmente existem em um mundo de fantasia, se fizermos a escala de poder para passar Zirnitra para um mundo de fantasia ele se tornaria um grande oponente para qualquer grupo.



Ouroboros

Dragões são presentes em todos os continentes e cada cultura o representa de certa forma, ainda que tenham as suas similaridades é difícil de apontar um ser que foi representado em tantos lugares diferentes de forma tão similar, a tal ponto que fica maior do que a simples ideia de coincidência, chegando a ideia de um mito real que é assustador de se pensar.

Para aqueles que não conhecem a ideia, Ouroboros é a serpente que se devora por fome, e essa é uma cena inteiramente insana, O dragão representa a fome, destruição, ciclo da vida, vida, morte e renascer, infinito, entre tantas outras coisas que possa imaginar.

E por estar presente em tantas culturas e algo que pode colocar em seu mundo, que todas as culturas tenham uma ideia diferente do que tal criatura seja, mesmo que representem a mesma entidade, isso cria uma riqueza e profundidade em seu mundo, é uma ideia simples que talvez demorem para entender, e isso que cria aqueles momentos de "eureka" dos jogadores que os faz totalmente imersos no mundo.

Sendo uma criatura com tantas representações, mas com a maioria sendo voltadas para algo mais negativo, colocaria tal criatura como uma Mega Versão de um Dragão Negro, um ser que é movido apenas pela sua fome e vontade de destruir, imaginemos um Tarrasque 2.0, que quanto mais tempo fica acordado e come mais poderoso e maior fica, a tal ponto que poderia devorar a terra ou a existência, até o momento que deveria devorar a si mesmo.

Essa é uma ideia para uma campanha inteira que muitos jogadores não podem simplesmente ignorar, pois é um problema que quanto mais cresce mais as pessoas falam sobre o assunto e mais o mundo todo começa a ficar em um caos total pela presença de tal criatura.



Gong Gong

Vindo das terras chinesas para nosso último tópico é Gong Gong, um Dragão que coloca muito do que gosto em tais criaturas juntas, ele é uma divindade maligna que tem uma história de tentativa de subida ao poder e queda, o que é muito similar com uma das famosas histórias bíblicas, e por isso fácil de ser interpretada por nos Ocidentais. 

Gong Gong tentou tomar o trono dos céus e mesmo com ajuda foi derrotado, e em sua queda bateu com a cabeça contra montanha Bizhou, que seria o firmamento, e por isso criou um desbalanço na terra. O que causou maremotos, terremotos e deslocamento de terra e o movimento do terra, claro que se aplicarmos a lógica de hoje em dia isso seria um ser gigantesco para causar tamanho estrago na terra, e é isso que sempre procuro, uma lenda que se aplicada nos dias de hoje fica ainda mais impressionante e poderosa.

Isso e também interpretar as lendas para entender um pouco melhor os seus poderes, ainda que tenha feito tudo por ter batido com tamanha violência em uma montanha, nada nos impede de imaginar que seus poderes envolvem o controle de terra e de água, o fazendo capaz de criar terremotos, montanhas e grandes tsunamis com a sua força de vontade, um ser capaz de controlar a terra com o seu pensamento é altamente poderoso, o que infelizmente não vemos muito em jogos.

Em resumo, temos uma divindade cruel e gananciosa que tem controle sobre a terra e água que por sua queda quer causar o caos para tentar subir aos céus para tomar controle do mundo ou destruir tudo caso não consiga. 


Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos

https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal






Todos os Posts do Blog Sob Monstros

Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.




Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG


Pensamentos e Ideias Sobre e Para Mestres e Jogadores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário