Final Fantasy é com certeza uma das series mais influentes dentro dos RPGs eletrônicos, o primeiro jogo tomou muita inspiração de Dungeon and Dragons, mas com o tempo desenvolveu características únicas que outros sistemas copiam, afinal nada se cria tudo se copia, e por isso veremos 5 Ideias de FF para seu RPG
Extremamente Importante: FF é uma franquia gigantesca e esse Post traz apenas 5 ideias, por isso é impossível de dizer tudo em um único lugar. Essa também não é uma Lista das "MELHORES" ideias e sim algumas, com o tempo faremos outras listas para mais Ideias de Final Fantasy.
Sistema de Jobs
Sei que muitos Sistemas de RPG usam esse conceito, a grande diferença aqui é como são feitos em algumas entradas da série e também a diversidade de classes com habilidades diferentes e a relativa liberdade que tem com a troca de classes.
Antes temos que falar das diferenças quase óbvias que existem entre a aplicação desse sistema dentro do seu RPG de mesa, quando temos um jogo como FF tempo não é um problema, podemos parar e continuar quando quisermos, se um chefe ou parte é difícil pode parar e treinar a vontade que o mundo geralmente fica estático, assim conseguir vários níveis em classes diferentes não é um problema, quando temos um de mesa tempo e experiência se torna um pequeno problema, ainda que tenhamos algumas ferramentas para conseguir maior desempenho, como a comunicação online, que facilita nossas vidas em muitos fatores, então experiência se torna uma moeda não ilimitada, mas isso pode ser visto com bons olhos por criar uma dificuldade e urgência de escolha da parte dos jogadores.
Para essa ideia usarei os sistemas de Final Fantasy Tatics e V, o que esses dois têm em comum é que subir de nível como personagem não é tão poderosos assim e sim ganhar especialidades e pontos no seus Jobs fazem toda a diferença em combate. Geralmente pode ganhar pontos apenas depois de um combate, o que pode ser retirado colocando os personagens para treinarem durante o tempo entre as missões, só não os deixem exagerar, para isso sempre coloque algo urgente em jogo. Assim eles ganham pontos em certas profissões e podem gastar tais pontos para comprar habilidades. Um ponto interessante é de retirar totalmente o sistema de Level Up normal e deixar apenas os sistemas de classes.
Para nomes e tipos de habilidades sinta-se livre para ver as listas de habilidades de FF de todos os tipos não somente dos que citei e tirei inspiração.
Para o estilo sem nenhum nível uma ideia é que toda vez que comprarem uma habilidade em um classe eles também ganhem alguns benefícios conforme o tipo de Job, como por exemplo se comprar uma habilidade de guerreiro ganharam um pouco de HP e talvez Força ou Constituição, de Mago um pouco de MP e Espírito.
Esse sistema é longe de perfeito em RPGs de mesa pois existem situações de equipamentos que não fazem o menor sentido, como ser um guerreiro em uma missão e na próxima como rogue não conseguir usar armadura pesada, o que pode explicar de algumas formas, como o peso não o deixa fazer as manobras e apenas ao comprar a habilidade passiva para usar armadura consegue fazer de modo eficaz.
Summons / Aeons
Independente de como as chame ou qual nome é utilizado naquele jogo de FF a ideia básica continua a mesma, nesse post usarei o nome Summons por ser o nome que mais sou familiar. O princípio por detrás de tais é que são criaturas, geralmente de origem espiritual, que podem ser invocadas para ajudar o grupo em alguma situação complicada.
Na maioria dos jogos tem um poder pequeno se pensarmos na dificuldade e escala das criaturas, mas novamente, nada nos impede de dar mais poder ao mesmo tempo que colocar certas dificuldades em conseguir tais benefícios e maior carga para conseguir chamar tais criaturas a nosso mundo.
Uma grande ideia de como começar a fazer tal é como nos é apresentado em Strongholds and Followers ( Por Matthew Colville) que para ter direito a chamar a ajuda de uma entidade de tamanho poder precisa estar em uma situação agradável com tal, então se quiser invocar Bahamut para um grande ataque precisa obedecer, fazer oferendas, rezar ou seja lá qual for a ideia que tiver para agradar tal divindade, e somente se ela achar que pode te emprestar um pouco do poder dela o fará.
Em um ciclo contrário podemos ter a ideia que pode fazer a invocação de a qualquer momento, mas para depois do ato a entidade cobrar tal dívida, e o preço a se pagar pode ser dos mais variados, pode pedir para eliminar inimigos, recuperar algum artefato ou até mesmo fazer sacrifícios para tal.
Nas duas situações os jogadores precisam gastar tempo para agradar as divindades para ter acesso a tais poderes, isso faz o seu jogo mais imersivo pois "força" a eles terem que fazer missões secundárias para conseguir mais poder e uma coisa pode levar a outra e ter que fazer missões secundárias dentro de missões secundárias para conseguir outros benefícios.
Assim como acontece em FF as Summons podem ter uma escala de poder, algumas podem ser iniciais e assim terem menos requerimentos para serem invocadas e as mais poderosas precisarem de muito mais recursos. Isso também é uma grande ideia pois faz o nível de poder entre as personagens um pouco mais equilibrado pois agora não precisa ser um clérigo, paladino ou warlock para conseguir os favores de um ser poderoso.
A forma de invocação também pode ser mista, algumas Summons podem vir apenas para um grande ataque contra um grupo ou inimigo em específico ou realmente ficar no campo de batalha por algumas rodadas para ajudar o grupo contra grande números de inimigos, assim podem ser usadas em diversas formas e libera a criatividade dos jogadores, o que também propõe que cada um dos estilos tenha requisitos diferentes, se quiser que Shiva venha apenas para um ataque precisa fazer um favor menor, agora se quiser um avatar dela tem que fazer algo maior para a divindade, também podendo modificar a força dos avatares conforme os recursos e tempo gasto com cada um.
Olá, se está gostando do Post de uma força para a página e dê um like no Face, obrigado.
https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark

Materia
Juntando as duas ideias em uma ao mesmo tempo que colocando outras coisas em jogo são as ideias das Materias de FF VII, a ideia em si permite que tenha um sistema de classes mais comum dos outros sistemas, ou até mesmo algo mais parecido com gurps e outros sistemas de habilidades que não tem classes, e ao mesmo tempo que deixar qualquer personagem ter acessos a magias e buffs físicos pela simples ideia de colocar as Materias em suas armas e armaduras.
Precisamos lembrar que no mundo de FFVII a magia pode ser feita apenas por meio dessas esferas e que isso é apenas possível pois a corporação Shinra extrai a alma viva do planeta para criar energia e esses equipamentos de poder, o que automaticamente já cria um ponto muito bom de história, pois se as Materias são criações de algo ruim, mas o grupo uso para o bem, uma coisa justifica a outra? É uma questão um tanto complexa dependendo do estilo do seu jogo e da maturidade de sua mesa, mas é sempre bom se perguntar essas questões e também pensar se cabem em seu jogo.
Outra coisa a se pensar é como tais Materias se tornam mais poderosas, se elas são parte natural do planeta acho que a coisa mais natural seria ter que de algum modo colocar ainda mais energia dentro da esfera, isso no jogo é demonstrado quando derrota um monstro ganha alguns APs para melhorar suas Materias, sempre pensei / imaginei que era a essência de energia que ao invés de voltar para o planeta por inteira parte se torna parte da Materia a tornando ainda mais poderosa, talvez tenha outros métodos que possa imaginar, podem ser um pouco mais escuros e sujos...
Comprar, obter e achar essas coisas também são um grande ponto de pensamento, pois ajustar a quantidade de Materias em seu mundo ajusta também o nível de poder que seu grupo tem acesso, podendo tornar o mundo de Low para High Magic, se as Materias forem raras e ou extremamente caras o grupo realmente precisa pensar no que compra e se quando tem alguma que parece "inútil" no momento, mas podem vender tal ou usar como moeda de troca.
As magias não os únicos tipos de Materias que pode encontrar, existem também as que concedem habilidades extras, as de utilidade, como respirar debaixo d'água, as Summons e as de comando que para um RPG comum também seria uma habilidade.
Não se esqueça que onde coloca as Materias tem reflexão em seus Status, então se colocar Fire na armadura fica mais resistente a fogo, mas se colocar em sua arma tem maior dano com a magia, ou pode trocar essas ideias e colocar ideias diferentes para cada tipo de equipamento, e também pode colocar custos e tempo para retirar a materia de um equipamento para colocar em outro, fazendo todas as escolhas serem pensadas antes.
Meios de Transporte
Desde o seu primeiro jogo existem muitos meios de transporte "diferentes" para se locomover pelo mapa e para conseguir passar por obstáculos que antes seriam impossíveis,servindo também como base de operações para todo o grupo, além de servir como uma boa ideia de progresso e diferença que faz no mundo, enquanto a maior parte das pessoas tem que andar ou comprar as passagens para outros meios de transporte o grupo pode ir para fora da cidade e pegar a sua nave de madeira que consegue voar.
Alguns podem ver isso como um grande facilitador para o grupo e por isso preferem por não dar tais vantagens para o grupo, fazendo com que todos tenham que andar ou comprar passagens para algum lugar, o que na superfície faz um pouco de sentido, mas como diria Tio Ben : "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades".
Para ter uma nave tão útil precisam:
* Ter recursos para poder pagar pela manutenção e pessoas que trabalham dentro dela, e se fizerem tudo por si, precisam gastar tempo. E caso algo quebre e seja raro precisam fazer missões do velho modo.
* Se preocupar com pessoas tentando roubar ou destruir a máquina deles.
*Quando como heróis ou aventureiros agora tem acesso a uma grande área e muitos perigos ao mesmo tempo e agora recebem pedidos e sabem de coisas que acontecem muito longe, tendo que escolher quais missões tem que fazer e quais pessoas deixaram sobre a influência de um vilão.
*Buscar por melhorias de seu equipamento para desfazer algumas das coisas que não podia fazer antes.
* Batalhas de veículos contra outros que também possuam a mesma tecnologia.
Essas são apenas algumas das ideias que precisa ter em mente sobre os meios de transporte, agora uma coisa que realmente faz toda a diferença é ter um desses em seu mundo para o grupo, isso os faz sentir poderosos, mesmo que com tantas coisas para se preocupar, pessoas gostam de ter coisas legais, ainda que causem grande dor de cabeça. Isso dá um senso de progresso e ser mais poderoso do que todos em vários níveis, não apenas de poder derrotar uma vila inteira, dá uma sensação de Status na sociedade e todos gostam disso.
Mistura e Variedade
Pegando carona no tópico anterior temos algo que poucos cometam sobre os jogos de FF que é a total insanidade de misturas que eles fazem, parece que ao criar de cada um dos FF eles implementam ainda mais coisas, mas por terem um visual diferente ou tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que nos acabamos por não perceber, e não isso não é uma critica negativa, pelo contrario é algo mega positivo.
Final Fantasy em seus primórdios misturava, Medieval, Steam Punk e até mesmo um pouco de Sci Fi em sua formula. Medieval é o tema geral do primeiro jogo, Steam, temos naves e outras invenções e ao final do jogo encontramos robôs antigos e arquiteturas avançadas. Muitos lembram do começo "simples" do jogo, poucos se lembram do seu desenvolver e final.
Os outros jogos da franquia usam dessas bases e as expandem, em alguns jogos temos a maior temática de tecnologia ( VIII )outros um total Medieval com outros toques ( IX ) períodos pós ou semi apocalípticos com máquinas ( X ) e assim por diante, a serie não se restringe em fazer apenas um estilo ou obedecer as regras de tais dá assas para a sua imaginação e essa é a grande lição.
Quando criar um jogo / mundo não pense muito nas regras que as outras pessoas ou outros jogos fazem, apenas coloque tudo que goste, se não der certo tente novamente analise e cresça ser um narrador ou jogador não significa começar muito bem e sim aprender com o tempo e ir em frente.
Veja também 5 Ideias de vilões de FFs
Gosta de Vampiro a Máscara? Veja nossos Vídeos sobre o Assunto, estamos falando do V5 em todos os seus Aspectos, clique na imagem para ver os Vídeos
https://www.facebook.com/pg/ideiasdejogador/videos/?ref=page_internal


Todos os Posts do Blog Sob Monstros
Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.

Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG
Gostaria de ajudar o Blogg e seu criador?
Olá a todos, Assim como escrevo para o Blogg também sou escritor de obrar originais, e este é o meu primeiro livro. Por enquanto está disponível apenas em PDF por apenas 7,50 ao fazer a compra eu te envio o livro pelo Email de Cadastro por isso é importante fazer o Cadastro.
https://legacystore.minestore.com.br/produtos
Obrigado e boa leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário