sexta-feira, 7 de junho de 2019

Dagon - O Real Mito das Profundezas


Dagon é aquele que comanda os Deep Ones em nome de Cthulhu, e faz faz planos para aumentar os seus números com a reprodução com os humanos que vão para água e tem uma vida eterna.


Lovecraft sempre foi alguém que foi muito criativo com os nomes dos seus nomes para a sua obra principalmente para as suas criaturas cósmicas e Dagon é um raro exemplo que isso não é uma verdade total.

O Nome Dagon antes de estar nas escritas estava na mitologia fenícia, Dagon era um deus peixe que era um dos mais altos em seu panteão e entre algumas de suas funções era o Deus da fertilidade e um ponto muito interessante.  Uma vez que na escrita de Lovecraft o seu plano envolve a reprodução com os humanos para que se tornem Deep Ones e assim continuar com seus outros planos.

 Na mitologia Fenícia Dagon era abaixo apenas um deus, o que faz uma referencia direta a obra de Lovecraft pois Dagon seria um protetor direto de Cthulhu, ou um servo direto dele. Mesmo que em Lovecraft existem divindades maiores em terra eles formam uma aliança indireta como um panteão de deuses.

No texto bíblico existe uma passagem sobre a queda do templo de Dagon ( dos Fenícios ), o que se junta com o que conhecemos do mundo de Lovecraft. 

Uma vez que Dagon não é um "deus" conhecido por todos e sim isolado em uma cidade ( Ou em várias espalhadas, mas nenhum que conhecemos ), o que mostra a isolação do culto e da longa paciência de Dagon.

Sempre esperando no oceano profundo multiplicando seus números, corrompendo a raça dos homens...


Mais sobre Lovecraft

Um Projeto sobre Lovecraft da editora Diário Macabro

Nenhum comentário:

Postar um comentário