sexta-feira, 14 de junho de 2019

Azathoth O Deus Idiota


Este "Deus" se assim podemos dizer é a maior divindade possível dentro do Mythos de Lovecraft e ainda tem nomes como Cego Idiota e Caos Nuclear.


Estes nomes por eles mesmos já nos diz um pouco sobre a visão que Lovecraft tinha sobre um ser todo poderoso. No meu entendimento tanto do conceito tanto dos nomes é uma criatura que tem todo o poder possível e ainda assim não tem "vontade" nenhuma simplesmente existe no núcleo do Universo.

Tenho para tal algumas ideias do motivo a primeira é que assim como a vida não tem nenhuma real razão para existir, apenas existe, faz as suas crias por um espasmo sem nenhuma razão um verdadeiro Caos.

A segunda é que por causa de tamanho poder sobre tudo e todos a existência de qualquer outra criatura fora a própria, isso pode ser interpretado como uma alusão a religião predominante na Europa e América, um Deus todo poderoso, talvez um ataque direto ao estilo desta religião de um super deus pode não ligar para nada que acontece com ninguém em todo Universo.

A terceira é que tal caos é exatamente o que quer é dito que ele dorme no centro do Universo ou que ele seja o universo em si e tal melodia que o deixa dormindo é o próprio caos, caos que nós junto com as outras entidades cósmicas criamos com a nossa existência.

Saber o real motivo de tal criatura para criaturas de tamanha insignificância para seres humanos como nós é algo praticamente impossível e ainda assim o caos é nosso estado natural das pessoas.

Seriamos apenas um sonho do Deus Idiota, um lance da grande mente dele, o real motivo do qual ele dorme ou algo além de nosso alcance é algo que ficara sem explicação. 

Mais sobre Lovecraft

Um Projeto sobre Lovecraft da editora Diário Macabro


Nenhum comentário:

Postar um comentário