quarta-feira, 30 de junho de 2021

5 Ideias de American Gods para seus RPGs / Histórias

 


 American Gods é uma série americana da Amazon, baseada na obra de mesmo nome por Neil Gaiman, a série se passa na era moderna em um mundo similar ao nosso, com a diferença que os deuses antigos são reais e a humanidade “criou” os novos deuses, a história tem a premissa que os deuses são criações dos humanos devido a fé e isso pode trazer muitas propostas interessantes para nossos jogos e isso que veremos agora 5 ideias de American Gods para seus RPGs / Histórias.






1- Deuses


  O Primeiro tópico parece um pouco óbvio, mas vamos ao ponto de interesse, o que geralmente pensamos em fantasia é que os deuses existem e os humanos acabam por louvar tais pois se mostram presentes ou poderosos em nosso mundo, isso podendo ser feito de várias formas.


  A  grande diferença em American Gods é que os deuses são produções dos humanos, quando humanos acreditam em alguma coisa essas coisas começam a se tornar verdadeiras, e com isso criamos agora uma situação bem diferente, agora os deuses são dependentes dos humanos apenas para existirem e também ainda mais importante, na minha opinião, é que os deuses precisam da adoração dos humanos para continuarem a serem deuses e quanto mais melhor, sendo que se tiverem pouco podem morrer como qualquer outro humano, claro que existem outros métodos, mas esse seria o grande resumo.


  Essa ideia pode ser uma grande intriga no seu mundo, os deuses extremamente ativos, mas “covardes” o suficiente para nunca se colocar na linha de frente, podendo ser uma grande revelação e um ponto grande e oportunidade para os jogadores. 



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2 - Seus Jogadores sendo Deuses


  A palavra deuses e como pensamos neles é totalmente fora do conceito para deixar os jogadores se colocarem nessas posições, mas quando tratamos desse universo ( pelo menos na série ) é que os deuses são limitados em seus poderes, e principalmente faz com que tenham fraquezas e limitações.


  Para fazer essa ideia insana funcionar seria que os jogadores fariam parte dos antigo deuses, esses seriam os deuses que as pessoas já não acreditam mais, nesse poço podem ser usados qualquer um dos deuses da mitologia de qualquer civilização, os jogadores agora precisam se alimentar, pela fé de NPCs, assim fazendo eles terem ideias inusitadas de como fariam isso ao mesmo tempo que deixam todos no mesmo barco, eles são deuses obsoletos que precisam sobreviver.


  Esse cenário pode ser equilibrado em cenários de baixa para média magia, mas com seres que podem quebrar essas regras, mas isso sempre custa um tanto de poder que eles podem nunca recuperar.





3 - Caçando Deuses


  Sempre que existe uma força no mundo que sai do controle dos humanos, ainda que foram os próprios humanos que as criaram, a ideia de caçar um ser que pode ter muito poder ou pouco poder, mas ainda assim muito perigoso.


  O modo que vejo esse tipo de jogo é algo muito mais investigativo, podendo ser que para derrubar um deus antigo, ou seja enfraquecido e um tanto exposto, possa ser uma “aventura” que pode chegar a demorar alguns meses dentro de jogo, pois os jogadores precisam descobrir se alguém é um deus, então conhecer, qual deus, qual o método de operação de tal, como destruir, encontrar caso descubra que esteja sendo seguido, essa pode ser uma grande parte de jogos de investigação.


  Ou pode fazer a ideia muito mais orientada para ação usando sistemas de maior poder, ainda precisando seguir alguns dos passos acima poderia ser algo mais rápido, e isso pode causar nas duas situações grupos de deuses se organizarem para matar esses mortais o que pode causar um grande jogo de gatos e ratos.


  Seja usando um desses métodos ou algum outro,a ideia de estes seres existirem e uma resistência humana ser armada e informada é um grande contexto que pode gerar grandes aventuras de vários tipos.




4 - Um Humano sendo pego no meio da Insanidade


  Uma coisa que a série deixa clara é que todos os tipos de deuses são capazes de fazer planos que envolvem muitos mortais, o grande problema com isso é que o muitas das vezes os mortais que fazem parte de tais planos nem sempre sabem que estão envolvidos em tramas que poderiam ter iniciados antes mesmo deles nascerem.


  Esse tipo de trama pode ser tanto um tipo de drama ou suspense, os jogadores teriam a sensação de estarem presos, e boa parte do jogo seria eles tentando se libertar ou aceitando que são apenas parte do jogo.


  A ideia é aqui no geral seria um modo de iniciar uma campanha no meio desse mundo insano, pois uma coisa que realmente gosto como narrador é quando o jogo se passa em um mundo que se parece com o nosso, gosto de começar estes tipos de jogos com uma introdução, um abrir dos olhos os jogadores e também dos personagens para esse admirável mundo novo, isso é uma coisa que os jogadores concordam em fazer pois a experiência da entrada pode deixar uma marca para a campanha inteira, podendo ser algo que mude completamente o jogo e isso também é bom, pois causa que a campanha seja conforme o que os jogadores escolherem uma vez que expostos aos deuses.





5 - Jornada de Descoberta para Clérigos, Warlocks e Druidas


  Em jogos de RPGs existem muitos personagens que são dependentes ou tem uma grande relação com os deuses e a última ideia para este post é muito mais para criar um conflito de interesses e até mesmo fazer com que os personagens cheguem a duvidar de suas entidades.


  A ideia aqui é fazer com que os personagens que tem tal tipo de relação, de dependência ou fé descobrirem que os deuses são manifestações dos humanos e não seres perfeitos que realmente são essenciais para o Universo, essa ideia é que pode causar um grande intriga pessoal para aqueles com alguma ligação.


  E novamente temos a oportunidade de ver como os personagens reagem a tal intriga e levam a aventura para algum outro lado, um pouco forte ou insana para um jogo de alta fantasia, mas para algo de média ou baixa cabe como uma luva para um bom plot twist.



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