Mythic Actions ( Ações Míticas) são um “novo” conceito do livro Mythic Odysseys of Theros que permite combates mais emocionantes e perigosos para os grupos de D&D, o conceito em si é, na minha opinião, uma adaptação dos games que faz com que os chefes tenham uma segunda chance para o lutar e com isso ganhem mais habilidades.
Vejo isso como um “rage mode”, que pode ser extremamente mortal e pode ser usado tanto como ferramenta de narrativa quanto de perigo para deixar seus jogadores sempre atentos e pensando taticamente em todos os momentos.
O que realmente chama a atenção nisso é que é completamente opcional e que faz com que o narrador tenha bom senso apenas de fazer / usar um monstro com tais atributos, pois tais podem mudar totalmente o ritmo de uma luta e quase sempre para pior para os jogadores.
As Ações Míticas são ativadas quando a criatura chega a zero de vida ou quando chegar em algum ponto de sua vitalidade, como uma regra opcional depende de cada narrador decidir o que fará com tais criaturas.
A primeira coisa a se pensar quando decidir em ativar tais ações ou usá-las é que elas podem ser complementares às ações lendárias ou substituir as lendárias por versões mais poderosas de tais.
A segunda é que a criatura ganha uma segunda chance, cada criatura pode ganhar um tanto de vida de volta, em um caso de um monstro muito forte volta com todo a vida e agora mais forte do que nunca.
Exemplo uma das criaturas quando entra nesse modo, na ação mítica faz dois ataques, ao invés de um. Recarrega uma habilidade automaticamente e a usa.
Então essas duas coisas juntas podem ser devastadoras para grupos que não são apropriados para o combates, agora para um grupo que gosta de desafios é uma grande oportunidade para fazer um grande encontro com duas ou mais fases.
O sistema guarda tais atributos para monstros realmente poderosos que servem para grandes encontros, mas…
Ideias e outras coisas
Nesse ponto darei algumas ideias para tal regra extra então desse ponto em diante fugirei das regras darei ideias para como usar as Ações Míticas.
Como disse gosto de pensar nessa opção como o “rage mode” do monstro então daria para tal um pouco de menos de vida do que seu normal, mas em troca colocaria um pouco mais de CA e dano, além das melhorias das suas ações.
Para dificultar um pouco mais faria que quando a criatura entrasse em sua fase Mítica ela ganharia novos ataques em seu turno comum, poderia ter mais dano normalmente, ganhar um efeito com cada ataque e ter suas ações lendárias modificadas.
Agora para realmente quebrar os jogadores e o sistema, além das modificações já feitas pode dar mais ações em cima das lendárias, algo como um grito que causa dano ou desvantagem cada vez que for acertado entre outros efeitos.
Como dito o sistema guarda tais poderes para grandes encontros, mas posso ver tais habilidades sendo usadas em outros monstros, não em todos, mas sempre que quiser causar algum tipo de impacto na luta.
No momento estou pensando em algum tipo de Warlock que quando derrotado se torna um tipo de avatar menor da divindade, isso também pode funcionar para clérigos e paladinos e essa transformação pode mudar completamente as habilidades e poderes ou apenas deixar tudo mais poderoso.
Em resumo as Ações Míticas são uma grande ferramenta para fazer aquela segunda forma de luta que já estamos acostumados em jogos eletrônicos, filmes, séries etc.
Vejo isso como um “rage mode”, que pode ser extremamente mortal e pode ser usado tanto como ferramenta de narrativa quanto de perigo para deixar seus jogadores sempre atentos e pensando taticamente em todos os momentos.
O que realmente chama a atenção nisso é que é completamente opcional e que faz com que o narrador tenha bom senso apenas de fazer / usar um monstro com tais atributos, pois tais podem mudar totalmente o ritmo de uma luta e quase sempre para pior para os jogadores.
As Ações Míticas são ativadas quando a criatura chega a zero de vida ou quando chegar em algum ponto de sua vitalidade, como uma regra opcional depende de cada narrador decidir o que fará com tais criaturas.
A primeira coisa a se pensar quando decidir em ativar tais ações ou usá-las é que elas podem ser complementares às ações lendárias ou substituir as lendárias por versões mais poderosas de tais.
A segunda é que a criatura ganha uma segunda chance, cada criatura pode ganhar um tanto de vida de volta, em um caso de um monstro muito forte volta com todo a vida e agora mais forte do que nunca.
Exemplo uma das criaturas quando entra nesse modo, na ação mítica faz dois ataques, ao invés de um. Recarrega uma habilidade automaticamente e a usa.
Então essas duas coisas juntas podem ser devastadoras para grupos que não são apropriados para o combates, agora para um grupo que gosta de desafios é uma grande oportunidade para fazer um grande encontro com duas ou mais fases.
O sistema guarda tais atributos para monstros realmente poderosos que servem para grandes encontros, mas…
Ideias e outras coisas
Nesse ponto darei algumas ideias para tal regra extra então desse ponto em diante fugirei das regras darei ideias para como usar as Ações Míticas.
Como disse gosto de pensar nessa opção como o “rage mode” do monstro então daria para tal um pouco de menos de vida do que seu normal, mas em troca colocaria um pouco mais de CA e dano, além das melhorias das suas ações.
Para dificultar um pouco mais faria que quando a criatura entrasse em sua fase Mítica ela ganharia novos ataques em seu turno comum, poderia ter mais dano normalmente, ganhar um efeito com cada ataque e ter suas ações lendárias modificadas.
Agora para realmente quebrar os jogadores e o sistema, além das modificações já feitas pode dar mais ações em cima das lendárias, algo como um grito que causa dano ou desvantagem cada vez que for acertado entre outros efeitos.
Como dito o sistema guarda tais poderes para grandes encontros, mas posso ver tais habilidades sendo usadas em outros monstros, não em todos, mas sempre que quiser causar algum tipo de impacto na luta.
No momento estou pensando em algum tipo de Warlock que quando derrotado se torna um tipo de avatar menor da divindade, isso também pode funcionar para clérigos e paladinos e essa transformação pode mudar completamente as habilidades e poderes ou apenas deixar tudo mais poderoso.
Em resumo as Ações Míticas são uma grande ferramenta para fazer aquela segunda forma de luta que já estamos acostumados em jogos eletrônicos, filmes, séries etc.
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