sábado, 30 de novembro de 2019

5 Vilões de Castlevania para seu RPG


Castlevania tem suas bases antigas em um híbrido de Plataforma e ação que com o tempo ganhou uma nova cara, ganhando novos fãs e perdendo outros a cada mudança feita na franquia, mas algo que a série nunca perdeu foi um estilo Dark / Gótico que sempre amei e serviu de grande inspiração para meus jogos agora quero dividir parte dessa inspiração com todos com 5 Vilões de Castlevania para o seu RPG.




Death

Vamos começar por um clássico da franquia a / o Death, presente na maioria se não em todos os jogos é uma personagem que apresenta vários perigos de uma única vez. Vamos primeiro entender como ela é apresentada em Castlevania enquanto temos algumas ideias para usar em nossos RPGs.

Death em Castlevania serve como um "escravo" de Drácula, este um dos benefícios de ser a representação do Caos no mundo, pois o Caos no mundo de Castlevania é uma força que tem uma realidade e dá poderes para os seus campeões e a Death é um dos servos do vampiro e possivelmente uma das forças do Caos, então a morte neste caso seria mais um avatar do conceito da morte, isso explicaria o motivo de ser tão "fraco" comparando com outras do seu tipo, como no universo da DC que a Lady Death não pode ser "derrotada" pois é um conceito imortal que existe fora da compreensão de tudo e todos ao contrario do que acontece com Death de Castlevania  que pode ser derrotada, ainda que sempre retorne com certa facilidade, pode ser incapacitada por humanos.

Esse é um conceito que podemos usar em nossos jogos, ter um ser que está ligado a uma grande divindade ou força ( como a do Caos ), deste modo temos um ser que pode ter um nível de poder variável conforme a força da divindade ou força no mundo ao mesmo tempo que pode voltar com certa facilidade para tentar destruir o grupo em outro dia ou ser algo que o grupo tem que sempre se preocupar, podendo ser um espião, agente do inimigo ou inimigo mais direto.

Em questão de poderes Death sempre usa uma foice ou alguma arma que se pareça com tal, pode se teletransportar a vontade, pode usar magias de variados níveis. Um aspecto que não me lembro de ser usado, mas que seria totalmente na ideia da personagem seria ter um grande exercito de mortos ainda que apenas esqueletos seria algo para todos se preocuparem enquanto enfrentam o Boss.




Galamoth

Este monstro teve apenas algumas aparições nos jogos e com certeza a sua mais famosa foi em SoTN que era um Boss secreto nas profundezas do Castelo, para os jogadores mais experientes essa luta pode ser simples afinal existem várias estratégias para o derrotar com certa facilidade, mas tenho certeza que a sua primeira vez não foi vitoriosa, ele existe para dar um desafio para o jogo.

A história dele é que ele é um ser que deseja o poder que Drácula tem e seus níveis de poder chegam a tal ponto de ter a capacidade de desafiar o dono do Castelo para um dia ser o escolhido das forças do Caos, é importante dizer que ele o faz sem o apoio destas forças o fazendo extremamente perigoso.

Por causa de rebelião Drácula o tranca em seu verdadeiro Castelo, algo que já causou problemas para ele no passado e pode ser um grande ponto para inspiração para nossos jogos, pois com um ser destes trancado no porão do grande vilão é um monstro solto quando este é derrotado, a diferença é que agora temos uma força destrutiva no mundo que não têm tanta linha de pensamento para um grande plano e apenas destruição em seu caminho, servindo então como um aviso aos jogadores das reações de suas ações e como a derrota de um vilão cria uma lacuna de poder que pode sempre ser um problema ainda pior.

Seus poderes são todos baseados em eletricidade com a sua arma, o que o pode colocar na categoria de um Battle Mage, o seu tamanho e força física também devem ser considerados em um combate, com um chute ele é capaz de empurrar Alucard para longe o que não é pouco considerando o que tem que passar no jogo. Apesar de sua cabeça ser um ponto fraco chegar a tal altitude é algo não muito fácil de se fazer.

Olá, se está gostando do Post de uma força para a página e dê um like no Face, obrigado.

https://www.facebook.com/ideiasdejogador/?ref=bookmark






O Castelo

Quando falamos de inimigos um objeto "inanimado" é uma das últimas coisas que muitos pensam, temos outros exemplos de itens que viram inimigos por serem encantados, mas geralmente eles representam um perigo mais direto, ou seja atacam os jogadores e podem enganar a eles por serem objetos do dia a dia até pularem na frente deles tentando tirar o ar dos pulmões deles.

O que não é a ideia geral do Castelo, assim como Drácula é uma representação do Caos, podendo mudar de forma e se reconstruir totalmente em alguns anos. Um modo de olhar para o Castelo é um portal direto para a dimensão do Caos e isso é uma grande ideia, pois tendo um portal para tal dimensão que pode ter legiões de inimigos que podem ganhar números com grande facilidade e por se tratar de uma entidade com grandes poderes os tipos de criaturas podem ser as das mais variadas possíveis e também uma boa desculpa para usar todos os monstros de Castlevania que quiser.

Agora um dos grandes desafios para os jogadores é de conseguir fazer um Castelo inteiro desaparecer, pois este pode ter o poder se regenerar, muito possivelmente têm que colocar um tipo de "coração" para que eles possam destruir tudo com grande facilidade, claro que isso teria que estar escondido no lugar mais perigoso possível. Para pregar alguns truques neles dando ao Castelo um avatar que pode conversar com o grupo para dar um ponto de vista ou de se fingir de uma entidade boa para enganar a todos.

Para piorar a vida de todos o Castelo poderia crescer e se multiplicar fazendo um inimigo capaz de se espalhar pela terra, assim o fazendo uma ameaça dentro um mundo inteiro, então teria vários portais em muitos lugares. E em todas as situações chegar até o castelo também não deve ser uma tarefa fácil, como uma entidade do Caos deve ser capaz de se proteger e ter armadas dos lados de fora ao mesmo tempo que atacando as vilas e seres vivos no mundo de fora.




Toy Maker

Poucos vilões em todos os jogos de Castlevania ainda conseguem reter um pouco da sua humanidade / bondade, isso devido a ser um humano com um demônio dentro de seu corpo, mas por causa de seu bom coração o demônio nunca conseguiu tomar totalmente posse do Toy Maker. Com isso ele tem basicamente duas personalidades que podem mudar em momentos dramáticos ou quando necessários.

A grande ideia por de trás dele é que ele é capaz de forjar "brinquedos" totalmente mortais, na luta contra ele na nova franquia isso é mostrado muito bem, isso nos da a liberdade de ser capaz de fazer os mais estranhos e poderosos brinquedos totalmente capazes de enfrentarem o grupo, afinal as suas criações podem ter habilidades diferentes e serem totalmente adaptáveis para terrenos e fazer a vida de todos um verdadeiro pesadelo.

Ainda que no jogo tenha contato apenas com ele durante a luta ele é muito importante para a trama como um todo, pois podemos imaginar que ele pode olhar e ouvir pelas suas criações, o que o faz também muito bom em coletar informações. Então para termos um grande espião que pode analisar as informações e fazer a sua próxima criação de acordo com as forças e fraquezas. Agora para provocar a curiosidade de seus jogadores os monstros depois de derrotados podem ter pontos fracos escondidos ou itens dentro deles, como se fossem mensagem, essa seria a personalidade bondosa do Toy Maker fazendo sua parte para que todos no grupo fiquem vivos, isso faz um grande gancho para descobri a história dele e os trazer para o criador destes monstros e quando o encontrarem e derrotarem tem a decisão moral de deixa-lo vivo ou não.



Drácula

É extremamente complicado citar qualquer lista de vilões e personagens sem citar Drácula, ainda que tenha o citado em vários pontos do Post, agora veremos um pouco mais em profundidade o vampiro mais poderoso de todos os tempos ou pelo menos o mais famoso.

Como a maioria dos grandes vilões não teve seu início como uma máquina de destruição e violência contra o mundo e sim como um herói,  era possivelmente um cavaleiro a favor das forças de Deus que teve grande importância em força e estratégia contra os pagãos no Leste e quando volta da Cruzada descobre que a sua amada foi morta. Depois disso arma um plano extremamente complexo que envolve a Crimson Stone e seu antigo aliado e amigo Leon Belmont para se tornar um vampiro poderoso ao mesmo tempo que drena as forças da dimensão do Caos. 

Ter uma história de decadência em fúria é um bom modo de dar um pouco de humanidade para o seu grande vilão, isso causa empatia com os jogadores e tem grandes oportunidades de diálogo co e talvez uma solução diferente do que combate.

Para poderes e habilidades Drácula não deve nada para ninguém, ele já um combatente bem estabelecido antes de se tornar um vampiro, tem grandes habilidades em alquimia e magia, o que fica ainda mais poderoso quando tem acesso a dimensão do Caos para deixar suas magias mais poderosas, imagine como se fosse uma bateria que pode drenar para tirar poder mágico, como se fosse MP ou níveis de magias quase infinitos ao mesmo tempo que as deixando mais poderosas. Tem também acesso ao Castelo que serve como base e também como forte para organizar forças para um grande exército.

E não podemos nos esquecer de suas transformações, na maioria dos jogos ele pode se transformar para ganhar mais poder, e com tantas fontes de inspiração é uma questão de escolha de qual for a sua preferida ou até mesmo criar a sua. Só que para ser realmente cruel fazer várias formas que pode usar nas mais diversas das situações e ainda por cima cada uma delas ter uma "barra" de vida diferente o fazendo muito difícil de se derrotar sem um plano e também ser capaz de cansar o grupo aos poucos enquanto suas formas se recuperam, com essa mesma ideia pode ser processo inverso que os jogadores caçam o grande vampiro enquanto ele tenta sobreviver usando seus poderes.

Finalmente para o prego final no caixão a derrota e morte quase nunca são o verdadeiro final para Drácula, afinal ele tem a capacidade para retornar pela sua ligação com a dimensão do Caos, e também as consequências de seus atos são duradouros no mundo, podendo lançar maldições e deixar suas forças espalhadas no mundo entre outros males logo as mudanças que pode fazer no mundo são muito grandes ainda maiores do que a sua real presença.




Estes são apenas 5 Ideias desta grande franquia que com certeza merece mais espaço para outros vilões e monstros então fique ligado na Página Ideias de Jogador para mais uma parte deste tópico fascinante.





Todos os Posts do Blog Sob Monstros

Monstros e Vilões são parte essencial em um jogo de RPG por isso aqui estão todos os Posts do Blog sob o assunto.



Posts Sob Ideias de Mundo / Campanha e Tipos RPG


Gostaria de ajudar o Blogg e seu criador?

Olá a todos, Assim como escrevo para o Blogg também sou escritor de obrar originais, e este é o meu primeiro livro. Por enquanto está disponível apenas em PDF por apenas 7,50 ao fazer a compra eu te envio o livro pelo Email de Cadastro por isso é importante fazer o Cadastro. 
https://legacystore.minestore.com.br/produtos


Obrigado e boa leitura








2 comentários:

  1. Essa semana (aproveitando a temporada de descontos na Steam) eu descobri e comecei a jogar Castlevania Lords of Shadow e tô curtindo bastante. Realmente, dá aquela vontade de jogar RPG baseado na série!

    ResponderExcluir