domingo, 27 de outubro de 2019

5 Vilões Baseados na História ( Inspiração)



Figuras históricas são muito comuns para a inspiração de Livros, Filmes e Series, pois trazem para estes uma ideia de realismo e de fácil acesso a mente das pessoas que assistem ou fazem a leitura destes, então com estas mesmas vantagens podemos introduzir a inspiração para vilões em nossos RPG.


Nota: Estas figuras em alguns casos serão também retratadas como o mito que elas criaram e como algumas lendas ao redor delas se fizeram.



Genhis Khan

Este guerreiro da Mongólia causou o terror na Asia e na Europa por muito tempo, o mundo que vemos hoje em dia é com certeza afetado pela trilha de destruição que ele causou no "mundo civilizado" daquela época. 

Para transformar este lendário para um RPG temos que entender o motivo que as pessoas o enxergavam com tanto medo e um pouco da sua origem, de forma resumida, primeiro os guerreiro montados da Mongólia eram um estilo que eles adotaram por muitas gerações, mas ficavam mais tempo lutando entre eles do que atacando outras pessoas, e quando o faziam eram pequenos clãs que podiam ser combatidos com certa facilidade, até este ponto a Europa sabia da existência de tais guerreiros mas a grande massa nunca tinha os visto ou até mesmo não sabiam da existência de tais.

Genhis Khan conseguiu unir a maioria e depois todas as tribos de sua região em uma única bandeira, com essa união e sem batalhas entre eles o resto do mundo os conheceria em breve.

Todos temos os nossos medos, mas algo que é praticamente universal é o medo do desconhecido e este é um grande fator na conquista e destruição quando ele aparece no Leste Europeu com suas tropas de alta mobilidade e crueldade foi um grande impacto para todos.

A grande lição a ser tirada, para adaptar Genhis Khan para seu RPG é uma força exterior ou escondida no mundo que surge no momento mais inoportuno possível, possivelmente enquanto acontece alguma guerra que divide todas as raças e reinos do seu jogo e agora esta ameça tem grande chances de destruir muito antes de ser cuidado. Lembre-se de fazer está força externa totalmente diferente do que estão acostumados, com diferentes tipos de tropas, uma "raça" diferentes, técnicas nunca vistas antes e também uma filosofia diferente do mundo, em resumo faça tudo estranho para os jogadores e para o mundo, assim o impacto é ainda maior.



Erzsebet Báthory ou Elizabeth Bathory A Condessa de Sangue

Esta é uma figura histórica que o mito / lenda e os fatos algumas vezes se confundem, o que as duas versões tem em comum que ela era uma Condessa da Romênia que tinha o habito de matar moças jovens dentro de seus domínios e pelo seu  Status de nobreza não poderia ser presa ou até mesmo acusada pelos seus servos.

A lenda diz que ela banhava-se no sangue destas jovens após torturar elas das mais variadas formas possíveis, algo que passa um pouco fora do conhecimento geral é que ela não estava sozinhas em seus atos vilanescos, seu marido e alguns servos também estavam dentro do complexo de morte e tortura.

O que temos que entender sobre ela é que mesmo sendo uma mulher na época ela pode causar muito Caos com suas ações e algumas vezes até mesmo escondida de outros membros da nobreza que não acreditavam nos rumores dos plebeus ou apenas ignoravam tudo o que acontecia naquela pedaço do mundo. E que este nível de absurdo talvez fosse muito para aquela sociedade.

Para adaptar esta personagem para um RPG temos que introduzir ou já ter um sistema de nobreza ou de poder politico que fique acima da sociedade, assim este vilão fica mais difícil de ser acusado e também os jogadores não podem simplesmente entrar no Castelo e matar a todos dentro, já que isso teria consequências mortais.  Pode também colocar um tom de mistério, rumores estranhos sob pessoas desaparecendo, e esta família da nobreza sem ligar para nada, deixar a personagem fora da suspeita, até mesmo fazer com que ela fosse amiga do grupo para desfazer das suspeitas e parecer preocupada com tais atos em suas terras. Isso pode dar inicio a uma grande investigação e mistério para todos.

A ideia que ela seja uma vampira perfeita também é altamente plausível, com todas vantagens pode ser feito, ainda melhor seria a fazer uma Sucubus, sem problemas para sair durante o dia e não ter as características de um vampiro, para não ficar muito obvio, ao mesmo tempo que fazer com que ela tenha grande vontades extra conjugais.

Ela funciona para muitos tipos, mistério, Low Fantasy e até mesmo sendo uma total vampira, uma personagem extremamente interessante e cheia de potencial para antagonizar seu grupo.




Gregorio Yefimovich Rasputin

Este Ocultista, da era quase moderna é mais um caso onde a lenda e história se confundem, para alguns que são familiares com o lado mais sombrio da Marvel conhece a base da personagem por ser um dos grandes vilões do Hellboy, que seria uma versão exagerada da personagem o que funciona perfeitamente para aquele cenário e também pode funcionar para o seu.

O que as duas versões tem em comum é que Rasputin era um tipo de Guru religioso, ocultista ou se quiser interpretar como um cara muito inteligente que usava da fé das pessoas como ferramenta para ganhar uma vida fácil com dinheiro e proteção. Por causa desta fama foi convidado para ser parte da Corte da Nobreza Russa onde ganhou todos estes privilégios e alguns outros. As histórias de seu grade vigor é algo que muitas das pessoas lembrar tanto para seus casos com diversas mulheres e também para sobreviver os mais elaborados e também diretos métodos que tentaram acabar com a vida deste Mago.

Nos dias de hoje o mago da corte ser alguém que tenta manipular a todos e ser maligno já ficou um pouco taxado e talvez chato de ser usado, e de novo com um pouco de manipulação e disfarce tudo pode ser surpreendente e divertido.

Temos que pensar de que alguma forma ele era persuasivo, inteligente e carismático, com isso ele pode sempre estar por perto do grupo, um aliado que usa a todos de maneiras que as pessoas nunca percebam ou quando o fazem já é tarde mais. Se quiser ir um passo a mais pode o fazer um feiticeiro muito poderoso, seria muito interessante se deixa-se os seus poderes temáticos com a sua personalidade, magias de ilusão, restringir, resistir dano e comandar outras personagens, além de ter um conceito muito diferente também faz a batalha ganhar um elemento tático que não pode ser negado pelos jogadores, ou terão muito trabalho ou a derrota.




Jack the Ripper

Existe uma grande diferença entre ser protegido por poderes políticos e outro nunca ser pego pois seus planos eram muito bons e sempre escapar, este é um dos criminosos mais famosos de todos os tempo e que até hoje é investigado, na maior parte das vezes de forma particular, e se procurar encontrara algumas pessoas com várias hipóteses muito conviventes sob qual seria a identidade de tal monstro.

As mortes que ele causou se tornaram cada vez mais brutais por isso foi e ainda é um total choque para todos, e com este nível de crueldade e de caos sendo jogado no mundo é um vilão perfeito que pode ligar com muitas coisas.

Ainda que esteja em um mundo que a magia é alta e falar com mortos e espíritos entre outras magias que conseguem burlar o sistema para encontrar vários tipos de mistérios e barreiras, também tem que colocar o seu Jack no mesmo nível, afinal no nosso mundo ele seria apenas um humano como qualquer outro ( de certa forma ), e a sociedade como um todo não conseguiu o capturar, então se o colocar em um mundo mágico tem que colocar qualidades iguais aqueles ao seu mundo, então ter proteção mágica, ser capaz de mudar de forma ou até mesmo estar a serviço de alguma força maior que o proteja.



Hassan Sabbah

Neste Post já falamos sob Assassinos, Misticos e pessoas poderosas no poder que ficam acima da sociedade e ameças estranhas de outras partes do mundo, de certa forma, e o que Hassan Sabbah tem a oferecer, que tal tudo?

Hassan Sabbah foi um dono de terras que fazia o uso de assassinos para continuar no poder ao ameaçar os seus inimigos, a sua ordem de homens o viam como uma figura divina, isso devido ao modo que trava as suas tropas, nota histórica foi por causa dele que o termo assassino nasceu. Com o seu poder religioso e de influência forçada pelo medo concentrou grande poder em seu tempo.

Se hoje em dia temos a ideia dos homens de turbantes com espadas curvas com um tema religioso e servindo a um nobre é graças ao grande poder que ele exerceu sob a Asia e também na Europa, seu nome era temido, ainda mais as suas forças especiais que poderiam atacar qualquer um, e apenas com uma morte, geralmente de um nobre ou figura importante, parar seus inimigos. Ao mesmo tempo que os Europeus não entendiam como estes agentes agiam e ficavam sob domínio de tal homem era algo nunca visto antes.





Gostaria de ajudar o Blogg e seu criador?

Olá a todos, Assim como escrevo para o Blogg também sou escritor de obrar originais, e este é o meu primeiro livro. Por enquanto está disponível apenas em PDF por apenas 7,50 ao fazer a compra eu te envio o livro pelo Email de Cadastro por isso é importante fazer o Cadastro. 
https://legacystore.minestore.com.br/produtos


Obrigado e boa leitura







Gostaria de Criar seu Mundo? Veja meus vídeos sobre Criação de Mundo