domingo, 11 de agosto de 2019

Segredos para Criar uma Ótima Campanha


A história e a narração são os pilares fundamentais para um mestre criar a sua campanha e fazer com que os jogadores tenham nada além de suas palavras para as próximas horas, mas criar uma boa história de RPG assim como a narrativa pode ser um problema então aqui estão alguns segredos para tal.




Os Jogadores São os Atores Principais



Antes de começar a pensar em quais tramas seriam boas para seu jogo tem que pensar primeiro no lado dos jogadores, eles são a verdadeira chave para o sucesso ou falha do seu cenário, assim como você os jogadores de RPG gostam de criar histórias para seus personagens e incluir eles em algo maior do simplesmente uma desculpa para participar de um jogo.

Incluir a história das personagens dentro da engrenagem do jogo é uma das chaves para um grande jogo, escute com atenção a história de todos e tome notas, pense em como pode encaixar tais trajetórias no grande esquema de tudo.

Não precisa deixar de lado toda a sua história de lado e sim precisa saber como os jogadores vão interagir com tal e ainda mais ficar engajados com o seu material.




Começo Simples

Pense agora em todas as grandes sagas que já leu ou viu tem grandes chances de está ter começado com algo muito simples, pessoas comuns com problemas comuns do dia a dia, claramente que isso contradiz a ideia de um jogo épico e existe uma diferença entre um jogo, um livro e um filme.

A grande ideia é que o começo da aventura seja algo muito simples nada de grandes quests para salvar o mundo ou até mesmo um grande objetivo com vidas em jogo, o que faz um bom inicio de carreira é a motivação inicial que eles tem na histórias ou algo extremamente simples como uma busca de ingredientes, alguns monstros fazendo matança de animais, uma pequena investigação, não espere que os jogadores pulem na frente do grande vilão e se coloquem dentro das grandes tramas do mundo.

Uma vez dentro da primeira missão coloque algumas pistas sobre as tramas como algum corpo de um inimigo que não deveria estar lá, um livro sobre um antigo ritual, o importante é que isso não pode ser falado e sim achado uma informação que os jogadores concluem sempre vale mais do que algo que é dito, pois eles se sentem responsáveis e engajados se eles que descobrem algo.





A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos. - Newton

A terceira lei da Física de Newton não é apenas uma teoria, mas também pode ser usado em nossas vidas e RPGs, uso este conceito para fazer com que o mundo em volta das personagens fique com a impressão de vida além de da interpretação, todas as ações da personagens tem algum tipo de consequência. Isso faz não apenas com que seu mundo fique mais vivo, também faz com que os jogadores pensem antes de suas ações eles param de agir como completos assassinos e pensam duas vezes de tomar alguma decisão importante.

Essa ideia também pode ser usada para recompensar os jogadores por terem grandes ideias e planos, é como fazer um treino com os jogadores eles esperam que o mundo fique mais carismatico por natureza, a implementação de tal na minha opnião não pode ser gradual e sim de uma vez, fazer notas das coisas importantes e não importantes que os jogadores fazem e jogar contra ou a favor deles sempre que possivel.

Nem todas as consequencias são imediatas, pode esperar para colocar os problemas que eles criaram na frente deles, a espera faz tudo ficar melhor pois eles não esperam.




Monstros não São Idiotas

Ter um monstro mesmo que o mais básico das criaturas não pode ser apenas um saco de pontos de vida que tem retirar alguma parte dos recursos dos jogadores antes deles prosseguirem. Pensar o motivo de cada encontro o ambiente que está e quais são os objetivos de tais criaturas.

A ideia fica ainda mais forte quando lidamos com criaturas que podem pensar, até mesmo orcs e goblins possuem algum nível de personalidade ou de treinamento dentro de uma batalha. 

Pense um pouco melhor em suas criaturas elas estão tão vivas quandos os PCs e NPCs que fez com carinho, assim o seu mundo fica mais vivo.



Esconda as Cartas

Informação é muito valiosa para os jogadores e conseguir tal deve ser algo que eles realmente mercem, nunca mostre muito de uma única vez, isso também vale para a Lore de seu jogo, nunca desepeje muito em cima deles, sei que muitas das vezes a sua vontade de mostrar quais são as histórias complexas e maravilhosas que fez, toda essa história e informações são muito mais bem utilizadas quando os jogadores realmente precisam. Ao esconder tais informações e as colocando apenas no momento exato faz com que os jogadores prestem muito mais atenção no que tem a dizer e também faz com que eles usem tais infomações.

Isso cria a situação que os jogadores também discutem sobre tais coisas e ver qual a ideia deles sobre o seu mundo, mesmo que através da perspectiva das pesonagens, pois a partir dai sabe quais são as próximas informações que precisam e como esconder tais para o melhor momento.








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