sexta-feira, 21 de junho de 2019

Innsmouth - A cidade Que Abandou o Catolicismo


Innsmouth é uma cidade fictícia da obra do autor H.P Lovecraft que está sobre a influência de Dagon uma criatura de poderes cósmicos que tira a religião da área.


 Em um mundo que criaturas antigas e poderosas voam pelo Universo e dormem no fundo dos oceanos por toda a infinidade do tempo existe um pequeno planeta chamado Terra e neste uma boa parte dele atende uma religião que acredita que toda a criação foi feita por um Deus bondoso.

A obra de Lovecraft acontece em uma "versão" de nossa realidade  ( digo isso pois a verdade é uma questão de crença neste assunto), e é praticamente igual ao nosso em quase todos os quesitos até a nossa religião.

A cidade de Innsmouth fica em uma região costeira, e boa parte desta cidade abandonou a religião predominante no pais que vivem para não somente abandonar a religião e também virar totalmente contra as crenças de tais. Pois incrível que pareça Dagon ( Com um M no final) aparece na bíblia como um "inimigo" direto da entidade Católica. 

A cidade chega ao ponto de reproduzir com tais criaturas para melhorar seus números algo seria totalmente insano do ponto de vista religioso.

Não acredito que este seja um ataque direto a religião em questão, mas uma coisa que não podemos negar é que o autor era alguém um tanto por fora da sociedade e não impressionaria ninguém se ele não atendesse a todas as missas de domingo.


  Este é um ponto importante a se pensar pois dispensar estes "falsos deuses" é muito importante para tal religião, então mesmo com os seres cósmicos em jogo ( sendo uma verdade no mundo de Lovecraft)  a ideia que eles deveriam negar tais coisas para ter o verdadeiro paraíso pós vida. Uma verdadeira armadilha.

Com tudo isso em mente podemos concluir que Innsmouth realmente é uma cidade peculiar que caiu nos planos de Dagon talvez não seja a única e que trocou o Deus único pelos monstros Cósmicos. 

Mais sobre Lovecraft

Um Projeto sobre Lovecraft da editora Diário Macabro

Nenhum comentário:

Postar um comentário