sexta-feira, 17 de maio de 2019

Cthulhu - A Percepção do Desconhecido


Monstros, criaturas e Deuses são representações dos seres humanos de algo, em todas as civilizações existe um ponto em comum de tentar explicar o mundo a nossa volta de qualquer modo possível.


Cthulhu como um dos Grandes Antigos encaixa-se nesta descrição, ele é uma das representações do desconhecido na obra de Lovecraft, com certeza o mais conhecido no popular, a sua forma grotesca híbrida entre a fantasia e seres marítimos fazem com que está noção do bizarro e do desconhecido fique literalmente em sua cara.

A presença dele em nosso mundo é algo que chama muito a atenção tanto na narrativa quanto da ideia de Lovecraft do Cosmicismo ( Se não souber o que é Cosmicismo  Clique Aqui), pois diferente de muito dos Grandes Antigos que estão perdidos no espaço ou estão espalhados, Cthulhu é uma grande força a ser reconhecida dentro da terra.

E este é algo que deveria colocar as nossas pequenas mentes para pensar sobre o que a presença dele significa, pois ele está na terra antes da nossa presença e estará depois que nos a deixarmos, e quando digo nós digo a raça dos seres humanos e com este pequeno nível de conhecimento já nos faz pensar de o que exatamente seria tal criatura e quais seriam seus objetivos na terra.

Para colocar em algo um pouco mais realista imagine aquela pessoa que sempre viveu na vizinhança que todos sabem que está lá, mas ninguém o realmente conhece e todos se lembram dele ou dela, e com o passar dos anos ainda está lá e apesar de envelhecer ainda está vivo. Imagine essa situação só que pelas incontáveis eras que a terra já passou, em algum momento este ser tem que agir.

E este é o sentimento que Cthulhu passa, alguém que sempre esteve em nosso planeta e conhecemos tão pouco, um ser te poder tão incrível que apenas o seu acordar foi capaz de influenciar a mente de muitas pessoas por um longo período de tempo e a sua aparência capaz de colocar um humano em um estado de insanidade.

 A suas reais intenções e vontades são algo que nenhum humano poderá ver e com alguma sorte nunca veremos.

Um comentário: