quinta-feira, 11 de abril de 2019

O Preconceito em H.P Lovecraft


H.P Lovecraft foi um escritor americano nascido em 1890 e falecido em 1937. Um autor que mesmo em seu tempo criou um tanto de controvérsia, e nos últimos anos tem criado um outro tipo de problema o preconceito escrito nas páginas.


Este assunto é extremamente complicado e controverso, por isso a leitura completa é importante. E por ser um tema delicado quero dividir em dois tópicos diferentes: 1 Sobre o preconceito na escrita. 2 Qual a importância dentro da narrativa.  


Sobre o Preconceito na Escrita

De uma forma simples e direta, mas sem responder a questão geral, é que sim existe descrição de tom preconceituoso na obra de Lovecraft. Para aqueles já leram qualquer coisas do autor sabe que ele tem descrições incomuns, também pelo fato que descrevia em muitas das vezes deuses antigos que fogem da compreensão humana e por essas descrições que percebemos um tom de desdém e pejorativo sobre as etnias que não são a dele quando são descritas.


Só que antes de tirar qualquer conclusão sobre o preconceito na obra, precisamos passar por outros tópicos, primeiro que para podermos analisar qualquer contexto literário precisamos saber qual época. Na década que ele nasceu acontecia a Guerra Hispano-Americana, que foi um conflito entre Cuba e Estados Unidos, e isso pode influenciar o pensamento de qualquer pessoa no país. IMPORTANTE: não quero justificar preconceito, é só um ponto que quero chamar a atenção para os próximos tópicos.


Uma parte que nunca vi sendo levada em consideração é que os livros de Lovecraft são escritos em primeira pessoa, ou seja a história é sempre contada pela visão de um personagem fictício, uma representação. Claro que podem argumentar que por ser um tema repetido na obra poderia ser a visão do autor, só que assumir isso tem que assumir também que tudo que os outros autores falam de modo repetido também é algo que eles acreditam e nunca uma critica social. Se algo está escrito as vezes não é uma opinião direta é sim uma critica. Pois ele via este comportamento por causa da Guerra recente.


Lovecraft não era ou foi reconhecido pela critica social em sua obra, mas a existência de diferentes criaturas e híbridos entre humanos e criaturas é algo que me faz refletir sobre a importância destes comentários.


Sobre a Importância dentro da Obra


O segundo ponto importante é qual a real importância disso dentro da obra, para isso falarei sobre a estrutura da obra de Lovecraft como um todo, para os fãs isso vai parecer bem genérico e em algumas histórias não é realmente verdade, gostaria apenas de apresentar um conceito genérico para fazer um ponto de importância.  A base é a seguinte, Homem que tem contato por algum motivo com algo que não pode explicar com os meios naturais, acaba por pesquisar sobre tais acontecimentos ou lugares e acaba por ficar insano ou altamente marcado pela situação. Duas coisas que nunca faltam é a natureza bizarra das criaturas e como elas estão além da compreensão humana e a insanidade da qual o ser humano após o contato com tais coisas ou a morte.


 Com esta estrutura em mente o preconceito fica em segundo plano, a estrutura básica o fundamento da obra está voltado para outras coisas como deuses antigos, insanidade, a insignificância do ser humano e de nosso planeta.


Pense agora sobre os dois pontos que evidenciei sobre a obra de Lovecraft. Ainda acha que isso é um grande problema? Lembre-se para a obra dele, todos ocupavam o mesmo espaço insignificante na obra maior do universo. 



Um comentário:

  1. De novo esse assunto??? Na boa, o que vai mudar a obra única dele a discussão disso??? Vão carpir uma roça lendo algum "empoderador de minorias" então...

    ResponderExcluir