terça-feira, 30 de abril de 2019

Lovecraft - A Insanidade da Consciência

Resultado de imagem para call of cthulhu 
Não é de hoje que existe uma relação entre o Consciência/Conhecimento e Insanidade dentro da obra de H.P Lovecraft e devido a vida incomum do autor muito se diz entre a relação dele com sua obra, uma relação que transpassava as linhas escritas e o ar que ele respirava, seria um purgatório entre estas duas realidades.

E tal tendência desta relação pode ser analisada com um pouco mais de profundidade se vista do ponto psicológico.

Na maioria das grandes histórias escritas por Lovecraft o protagonista tem pistas sobre algum grande mistério do qual ninguém jamais ouviu falar ou conseguiu desvendar, e por curiosidade ou pré insanidade busca tal mistério e por conta disso acaba por encontrar a resposta final, que os seres humanos são apenas poeira no Universo e que são totalmente impotentes diante dos grandes antigos, além de ficarem insanos por tal revelação, pela visão do antigos, autorrealização etc.

Claro que Insanidade é um termo um tanto aberto, podemos interpretar qualquer doença mental como um tipo de Insanidade.

O que gostaria de chamar atenção aqui é que existe uma ligação real entre estes tópicos Lovecraftianos.

Nos estudos de Daniel Goleman é feito uma relação entre pessoas com grande inteligência e a alienação do indivíduo com a sociedade, um grande entendimento das coisas naturais e científicas e do raciocínio lógico causam um afastamento das demais pessoas, e com o tempo estes tendem a desenvolver um nível de depressão e exclusão daqueles a sua volta, algumas vezes tanto conhecimento faz com que algumas pessoas acabem por julgar os intelectuais como insanos.

Um outro peso deste mesmo "problema" é uma angustia de não poder controlar os acontecimentos na sociedade e a sua volta, sentem-se incapazes como se a sua própria existência não fosse válida.

E este é um dos grande temas da obra de Lovecraft a total falta de controle dos seres humanos quando deparados com os Grandes Antigos, para a obra somos vermes ( até mesmo menos) para tais criaturas. Apenas a presença e visão de tal criatura faz com que qualquer um fique insano, até em sonhos pode perturbar a mente de alguém.

Então a ligação entre o conhecimento e a Insanidade se fazem ainda mais reais quando pensamos nas bases de Daniel Goleman e também de outros estudiosos como Sigmund Freud e sua filha Anna Freud que ligam a alta inteligência com o principio da depressão. Não que Lovecraft fosse totalmente depressivo, mas a sua obra nos diz muito sobre como a mente dele funcionava.

A insanidade e conhecimento estão ligados na obra de Lovecraft assim como no mundo real, sempre me surpreendeu como autores conseguem transmitir muito mais conhecimento para as suas paginas do que eles realmente poderiam saber, a capacidade de sentir o mundo a sua volta de modo "estranho" também os faz entender coisas que muitos nunca saberão.

Mais sobre Lovecraft

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário