domingo, 11 de dezembro de 2016

O Que faz um Bom RPG?

  
  Depois de ter escrito o que se qualifica ou não como um RPG me fez pensar, o que separa um RPG "comum" de um grande RPG.



   Para aqueles que não leram o post sobre o que qualifica ou não para ser um RPG aqui esta o Link

  Vamos então aos Pontos:



  Uma ótima história : quando jogamos qualquer outro estilo de jogo uma história convincente, personagens bem construídos e uma trama bem elaborada não é algo que tenha um peso tão grande, já  em um RPG é algo que não pode faltar.

  Alguns dos clássicos do gênero ficam taxados como clichês e com pouco criatividade, e alguns outros tem histórias que até hoje em dia não conseguem ser vencidas.

  Ter uma boa virada de mesa e pequenos detalhes na trama é algo que nos deixa empolgados para continuar, aqueles detalhes que mostram quem é realmente o vilão ou até mesmo uma simpatia por todos os personagens é algo difícil de alcançar.

  E para sentir algo pelas personagens não é necessário um jogo cheio de gráficos com expressões faciais de última qualidade, muitas vezes a sutileza é o melhor caminho. 

  Isso também vale para a construção do mundo, não precisa parecer verdade ou realista e sim ter uma explicação interessante para as coisas.




  Sistema : Muitos podem discordar neste ponto e alguns vão perceber a verdade. 

  Quanto tempo você passa olhando para a tela de Menus do seu jogo?

  Como disse em meu artigo anterior um RPG tem números, com poucas exceções, saber o quanto cada personagem tem de cada atributo é muito importante.

  Só que mais importante o quanto este sistema é "novo" ou inovador em alguma forma, quais são as peculiaridades deste jogo. Matar monstros e ganhar Xp é o dia a dia do RPG, mas como é executado é muito importante. 

  Todos os grandes títulos de RPG tem algo de diferente dos demais algo que lhe da uma identidade, algo que faça o jogador pensar muito antes de jogar novamente, agora que já sabe as regras daquele mundo.




  Dificuldade possível de ser superada com uma boa estrategia : todo jogo tem a sua dificuldade só que o RPG não se define por aquele salto que não fez no momento correto ou aquele botão que não apertou no segundo preciso.

  Toda e qualquer dificuldade de um bom RPG pode ser passada se uma boa estratégia for usada, e também um bom grinding e equipamentos.



  E profundidade este é um ponto que tem um toque de todos os outros, ter um mundo bem construído, com NPCs e lore, um sistema bom e uma boa estratégia, mas tem um ponto extra que seria o quanto tudo isso é interessante, qual a profundidade dos diálogos, como a arquitetura é construída, tudo tem que contar uma história ter um motivo.

  Ponto Extra

  Satisfação: todo e qualquer tipo de satisfação, conseguir uma arma lendária, derrotar um Boss muito difícil, acabar o game e sentir que todo aquele tempo valeu.

  Em resumo fazer um bom RPG é muito mais do que tudo que citei separado e sim fazer tudo junto de um modo que tudo faça algum sentido, pense em qualquer RPG que tenha jogado e analise estes pontos, a conclusão é sempre satisfatória.   





Pagina No Facebook do (Ideias de Jogador)

Meu Canal de teorias sobre o mundo nerd ( Cosmic Nerd Theory)

Canal de Game Play de Games antigos ( Jogos e Pc´s Antigos) - 

Canal Parceiro de Games ( Virtual Old Gamer 3.0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário