domingo, 4 de dezembro de 2016

Afinal o que Conta ou Não como RPG?


  RPG do inglês Role Playing Game - Jogo de Interpretação. Essa é a definição mais básica do que temos como RPG se usarmos apenas este conceito qualquer jogo em que você tenha que  desempenhar um papel que não seja você é considerado um RPG, até mesmo nos jogos nos quais não tem um único final ou tudo é opcional.


  Mas é claro que não é este o conceito, a ideia de RPG como conhecemos hoje vem do D&D - não o primeiro e sim o mais popular.

  Neste conceito você montaria seu personagem em todos os aspectos, história, aparência e principalmente habilidades e fraquezas, o que hoje chamamos de Status como força, Hp e Mana.

  O mais importante é que você não é seu personagem e nem vice versa, esta criação só existe naquele mundo de fantasia ( ou talvez em algum universo paralelo), e caberia a você decidir toda e qualquer ação da personagem.

  Só que neste mundo, assim como no nosso existem regras e "limites" a personagem não pode simplesmente levantar uma montanha e passar, por isso foi inventado um sistema numeral que dita o quão forte, veloz e inteligente a personagem é no momento. E a cada período de tempo a personagem fica melhor , sobe de nível, ganhando novas habilidades e mais pontos.

  Junto com isso uma história era desenvolvida esta é uma troca entre o Narrador e os Jogadores, e conforme o desempenho de cada jogador ele também ganha recompensas únicas - poderes especiais, algum item lendário assim por diante.

  Agora quando trata-se de RPGs "Eletrônicos" boa parte desta liberdade já citada simplesmente desaparece, principalmente nos primeiros e mais populares RPGs, como Final Fantasy I, neste jogo você escolhe a classe e o nome, mas não a história , sem spoiler você é obrigado a jogar como um Guerreiro da Luz ( Warrior of Light), ainda mais você não controla apenas um e sim uma equipe.

  Na questão dos números tudo continua igual, existem limites, e existem coisas para quebrar estes limites. Neste tipo de jogo não tem um Narrador que conhece seu estilo de jogo ou algo do tipo, todo e qualquer item já existe no jogo - Mods são um caso bem a parte de tudo isso.

  Só que esse estilo de RPG é ou era chamado de J RPG, (Japão) e temos o W RPG ( West) "America e Europa", que já tem um conceito diferente um bom exemplo é a serie Elder Scrolls, no qual não existe uma equipe e sim você, cria a personagem escolhe uma classe, e ainda mesmo assim ainda existem limites, o jogo de"mundo aberto" ainda tem muitas barreiras.

  O J e W RPG tem em comum "os números" ambos tem um nível de progresso e uma história, linear ou não. Chegando a este conceito ainda temos um grande leque de jogos que podemos considerar RPGs. Nota : os números não precisam ser visíveis (Zelda)

  Usarei o exemplo de God of War, você tem que entrar no papel de Kratos, igual aos J RPGs que não pode escolher seu personagem, tem uma grande variedade de armas e secrets, o que incentiva a explorar o mapa, ganha Orbs para melhorar suas armas, como se fosse dinheiro para comprar armas melhores ou até mesmo os jogos que tem melhoria de arma como escolha. Isso faz de God of War um RPG?

  A resposta simples não. God of War  oferece um pacote básico para um RPG, caso fossem trabalhados outros aspectos do jogo.

  E mesmo um jogo com Side Quests como GTA não se qualificaria para um RPG, mesmo sendo um jogo que oferece uma imensa liberdade.

  Então o que realmente define um RPG? Já que de certas formas muitas coisas tem bases ou toques de RPG.

  A resposta está fora do quadro básico de atributos do RPG.


  RPG é a inteligência superando a técnica  mais todos os conceitos básicos.

  Por exemplo CS em um confronto direto um jogador bom contra um jogador ruim as chances são que o jogador bom ganhe todas as partidas independentemente das armas escolhidas. 

  Deve estar pensando, mas o jogador ruim pode treinar até ficar bom, pode mesmo? Pessoas são diferentes tem habilidades diferentes, para ser bom em um jogo como CS são necessários reflexos e destreza. Coisas que não são simples assim de serem treinadas. 

  Estes mesmos jogadores em um jogo de xadrez, casual, não importa o quanto o outro jogador seja rápido se ele não tiver uma analise profunda de posicionamento e de movimento, ele não terá sucesso.

  Voltando para o RPG , Final Fantasy I, não importa o quão rápido você aperte os botões, se não tiver uma estrategia bem pensada, um bom grinding ( ficar upando) e boas armas não tem como derrotar a OMEGA (Boss opcional da versão de GBA, PSP e Nintendo DS). Isso vale para todos os RPGs, sua velocidade não é tão importante, até mesmo em jogos que tem a liberdade de movimento, se tiver uma boa armadura, ter furtividade alta ou magia de invisibilidade pronto sem problemas para passar de uma certa Dungeon.

  Resumindo o pensamento, RPG é um jogo de interpretação, com história, progresso, exploração e estratégia. 



  
Pagina No Facebook do (Ideias de Jogador)


Meu Canal de teorias sobre o mundo nerd ( Cosmic Nerd Theory)

Canal de Game Play de Games antigos ( Jogos e Pc´s Antigos) - 



Canal Parceiro de Games ( Virtual Old Gamer 3.0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário